Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Jeder
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/69
Resumo: Este artigo parte do pressuposto de que a análise midiática da música popular massiva é uma contribuição importante para a compreensão do papel que as canções ocupam na cultura e comunicação contemporâneas. Nesse sentido, acredita-se que as dimensões plásticas e materiais da música massiva, como a performance, a voz, o corpo e o ritmo, estão diretamente ligadas às definições de canção popular massiva e gêneros musicais, bem como às estratégias de produção de sentido desses formatos. Desse modo, a canção é considerada ponto de partida para a abordagem dos aspectos sociais e culturais inscritos nas condições de consumo da música popular massiva como fenômeno comunicacional. Palavras-chave: Música popular massiva; gêneros musicais; canção popular massiva. ABSTRACT This article presents the idea that analytical methods developed within the notion of popular music within mass culture are an important contribution for the comprehension of the role that popular music pays in our dayly lives. The proposed methodology seeks to valorize plastic aspects of popular music, as well its media aspects. Our work will draw upon notions of performance, voice, body and rhythm and their links with the notions of popular music and musical genres. Then, popular music is a starting point for the comprehension of social and cultural aspects present in the realms of production and consumption of popular music. Keywords: Popular music within mass culture; musical genres; popular song within mass culture.
id ESPM-3_998a03b42bab192735cbcb065692dd5a
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/69
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídiaEste artigo parte do pressuposto de que a análise midiática da música popular massiva é uma contribuição importante para a compreensão do papel que as canções ocupam na cultura e comunicação contemporâneas. Nesse sentido, acredita-se que as dimensões plásticas e materiais da música massiva, como a performance, a voz, o corpo e o ritmo, estão diretamente ligadas às definições de canção popular massiva e gêneros musicais, bem como às estratégias de produção de sentido desses formatos. Desse modo, a canção é considerada ponto de partida para a abordagem dos aspectos sociais e culturais inscritos nas condições de consumo da música popular massiva como fenômeno comunicacional. Palavras-chave: Música popular massiva; gêneros musicais; canção popular massiva. ABSTRACT This article presents the idea that analytical methods developed within the notion of popular music within mass culture are an important contribution for the comprehension of the role that popular music pays in our dayly lives. The proposed methodology seeks to valorize plastic aspects of popular music, as well its media aspects. Our work will draw upon notions of performance, voice, body and rhythm and their links with the notions of popular music and musical genres. Then, popular music is a starting point for the comprehension of social and cultural aspects present in the realms of production and consumption of popular music. Keywords: Popular music within mass culture; musical genres; popular song within mass culture.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/6910.18568/cmc.v3i7.69Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 7 (2006): Consumo e culturas; 31-47Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 7 (2006): Consumo e culturas; 31-47Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 7 (2006): Consumo e culturas; 31-471983-707010.18568/cmc.v3i7reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/69/70Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Jeder2012-04-11T19:50:49Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/69Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:50:49Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia
title Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia
spellingShingle Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia
Junior, Jeder
title_short Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia
title_full Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia
title_fullStr Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia
title_full_unstemmed Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia
title_sort Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia
author Junior, Jeder
author_facet Junior, Jeder
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Jeder
description Este artigo parte do pressuposto de que a análise midiática da música popular massiva é uma contribuição importante para a compreensão do papel que as canções ocupam na cultura e comunicação contemporâneas. Nesse sentido, acredita-se que as dimensões plásticas e materiais da música massiva, como a performance, a voz, o corpo e o ritmo, estão diretamente ligadas às definições de canção popular massiva e gêneros musicais, bem como às estratégias de produção de sentido desses formatos. Desse modo, a canção é considerada ponto de partida para a abordagem dos aspectos sociais e culturais inscritos nas condições de consumo da música popular massiva como fenômeno comunicacional. Palavras-chave: Música popular massiva; gêneros musicais; canção popular massiva. ABSTRACT This article presents the idea that analytical methods developed within the notion of popular music within mass culture are an important contribution for the comprehension of the role that popular music pays in our dayly lives. The proposed methodology seeks to valorize plastic aspects of popular music, as well its media aspects. Our work will draw upon notions of performance, voice, body and rhythm and their links with the notions of popular music and musical genres. Then, popular music is a starting point for the comprehension of social and cultural aspects present in the realms of production and consumption of popular music. Keywords: Popular music within mass culture; musical genres; popular song within mass culture.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/69
10.18568/cmc.v3i7.69
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/69
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v3i7.69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/69/70
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 7 (2006): Consumo e culturas; 31-47
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 7 (2006): Consumo e culturas; 31-47
Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 7 (2006): Consumo e culturas; 31-47
1983-7070
10.18568/cmc.v3i7
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298661699584