Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutfreind, Cristiane Freitas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/149
Resumo: Resumo Este texto tem o objetivo de compreender, a partir das ideias de Kracauer, como as relações entre a teoria fílmica e a abordagem histórica, no cinema, possibilitam a consciência daquilo que as particularizam na conjuntura contemporânea. Para isso, utilizaremos como ilustração filmes recentes com vocação histórica que abordam a ditadura militar brasileira, o que possibilita uma reflexão sobre a representação estética e os discursos críticos oriundos dessa temática e que determinam uma função salvadora do cinema. Palavras-chave: Kracauer; cinema; comunicação histórica. Resumen El objetivo de este texto es comprender, a partir de las ideas de Kracauer, cómo las relaciones entre teoría fílmica y abordaje histórico en el cine, posibilitan la conciencia de aquello que las particulariza en la coyuntura contemporánea. Para ello, utilizaremos como ilustración películas recientes con vocación histórica que son relacionadas con la dictadura militar brasileña, lo que posibilita una reflexión sobre la representación estética y los discursos críticos oriundos de esa temática y que determinan una función salvadora del cine. Palabras-clave: Kracauer; cine; comunicación histórica. Abstract The purpose of this paper is to understand, from Kracauer’s point of view, how the relationship between film theory and historical approach enables awareness of what makes them particular in the contemporary cinema. For that purpose, historical movies that focus on the Brazilian military dictatorship will be analyzed. This strategy favors our reflection on aesthetic representations and critical discourses that determine their roles as savior of the cinema. Keywords: Kracauer; cinema; historical communication.
id ESPM-3_9becf0105babcec28253106af1f34f95
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/149
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiroResumo Este texto tem o objetivo de compreender, a partir das ideias de Kracauer, como as relações entre a teoria fílmica e a abordagem histórica, no cinema, possibilitam a consciência daquilo que as particularizam na conjuntura contemporânea. Para isso, utilizaremos como ilustração filmes recentes com vocação histórica que abordam a ditadura militar brasileira, o que possibilita uma reflexão sobre a representação estética e os discursos críticos oriundos dessa temática e que determinam uma função salvadora do cinema. Palavras-chave: Kracauer; cinema; comunicação histórica. Resumen El objetivo de este texto es comprender, a partir de las ideas de Kracauer, cómo las relaciones entre teoría fílmica y abordaje histórico en el cine, posibilitan la conciencia de aquello que las particulariza en la coyuntura contemporánea. Para ello, utilizaremos como ilustración películas recientes con vocación histórica que son relacionadas con la dictadura militar brasileña, lo que posibilita una reflexión sobre la representación estética y los discursos críticos oriundos de esa temática y que determinan una función salvadora del cine. Palabras-clave: Kracauer; cine; comunicación histórica. Abstract The purpose of this paper is to understand, from Kracauer’s point of view, how the relationship between film theory and historical approach enables awareness of what makes them particular in the contemporary cinema. For that purpose, historical movies that focus on the Brazilian military dictatorship will be analyzed. This strategy favors our reflection on aesthetic representations and critical discourses that determine their roles as savior of the cinema. Keywords: Kracauer; cinema; historical communication.Escola Superior de Propaganda e Marketing2009-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/14910.18568/cmc.v6i15.149Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 129-144Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 129-144Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 129-1441983-707010.18568/cmc.v6i15reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/149/149Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGutfreind, Cristiane Freitas2012-04-11T19:53:33Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/149Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:53:33Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiro
title Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiro
spellingShingle Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiro
Gutfreind, Cristiane Freitas
title_short Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiro
title_full Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiro
title_fullStr Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiro
title_full_unstemmed Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiro
title_sort Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiro
author Gutfreind, Cristiane Freitas
author_facet Gutfreind, Cristiane Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutfreind, Cristiane Freitas
description Resumo Este texto tem o objetivo de compreender, a partir das ideias de Kracauer, como as relações entre a teoria fílmica e a abordagem histórica, no cinema, possibilitam a consciência daquilo que as particularizam na conjuntura contemporânea. Para isso, utilizaremos como ilustração filmes recentes com vocação histórica que abordam a ditadura militar brasileira, o que possibilita uma reflexão sobre a representação estética e os discursos críticos oriundos dessa temática e que determinam uma função salvadora do cinema. Palavras-chave: Kracauer; cinema; comunicação histórica. Resumen El objetivo de este texto es comprender, a partir de las ideas de Kracauer, cómo las relaciones entre teoría fílmica y abordaje histórico en el cine, posibilitan la conciencia de aquello que las particulariza en la coyuntura contemporánea. Para ello, utilizaremos como ilustración películas recientes con vocación histórica que son relacionadas con la dictadura militar brasileña, lo que posibilita una reflexión sobre la representación estética y los discursos críticos oriundos de esa temática y que determinan una función salvadora del cine. Palabras-clave: Kracauer; cine; comunicación histórica. Abstract The purpose of this paper is to understand, from Kracauer’s point of view, how the relationship between film theory and historical approach enables awareness of what makes them particular in the contemporary cinema. For that purpose, historical movies that focus on the Brazilian military dictatorship will be analyzed. This strategy favors our reflection on aesthetic representations and critical discourses that determine their roles as savior of the cinema. Keywords: Kracauer; cinema; historical communication.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/149
10.18568/cmc.v6i15.149
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/149
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v6i15.149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/149/149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 129-144
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 129-144
Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 129-144
1983-7070
10.18568/cmc.v6i15
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299057012736