Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/149 |
Resumo: | Resumo Este texto tem o objetivo de compreender, a partir das ideias de Kracauer, como as relações entre a teoria fílmica e a abordagem histórica, no cinema, possibilitam a consciência daquilo que as particularizam na conjuntura contemporânea. Para isso, utilizaremos como ilustração filmes recentes com vocação histórica que abordam a ditadura militar brasileira, o que possibilita uma reflexão sobre a representação estética e os discursos críticos oriundos dessa temática e que determinam uma função salvadora do cinema. Palavras-chave: Kracauer; cinema; comunicação histórica. Resumen El objetivo de este texto es comprender, a partir de las ideas de Kracauer, cómo las relaciones entre teoría fílmica y abordaje histórico en el cine, posibilitan la conciencia de aquello que las particulariza en la coyuntura contemporánea. Para ello, utilizaremos como ilustración películas recientes con vocación histórica que son relacionadas con la dictadura militar brasileña, lo que posibilita una reflexión sobre la representación estética y los discursos críticos oriundos de esa temática y que determinan una función salvadora del cine. Palabras-clave: Kracauer; cine; comunicación histórica. Abstract The purpose of this paper is to understand, from Kracauer’s point of view, how the relationship between film theory and historical approach enables awareness of what makes them particular in the contemporary cinema. For that purpose, historical movies that focus on the Brazilian military dictatorship will be analyzed. This strategy favors our reflection on aesthetic representations and critical discourses that determine their roles as savior of the cinema. Keywords: Kracauer; cinema; historical communication. |
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Kracauer e os fantasmas da história: reflexões sobre o cinema brasileiroResumo Este texto tem o objetivo de compreender, a partir das ideias de Kracauer, como as relações entre a teoria fílmica e a abordagem histórica, no cinema, possibilitam a consciência daquilo que as particularizam na conjuntura contemporânea. Para isso, utilizaremos como ilustração filmes recentes com vocação histórica que abordam a ditadura militar brasileira, o que possibilita uma reflexão sobre a representação estética e os discursos críticos oriundos dessa temática e que determinam uma função salvadora do cinema. Palavras-chave: Kracauer; cinema; comunicação histórica. Resumen El objetivo de este texto es comprender, a partir de las ideas de Kracauer, cómo las relaciones entre teoría fílmica y abordaje histórico en el cine, posibilitan la conciencia de aquello que las particulariza en la coyuntura contemporánea. Para ello, utilizaremos como ilustración películas recientes con vocación histórica que son relacionadas con la dictadura militar brasileña, lo que posibilita una reflexión sobre la representación estética y los discursos críticos oriundos de esa temática y que determinan una función salvadora del cine. Palabras-clave: Kracauer; cine; comunicación histórica. Abstract The purpose of this paper is to understand, from Kracauer’s point of view, how the relationship between film theory and historical approach enables awareness of what makes them particular in the contemporary cinema. For that purpose, historical movies that focus on the Brazilian military dictatorship will be analyzed. This strategy favors our reflection on aesthetic representations and critical discourses that determine their roles as savior of the cinema. Keywords: Kracauer; cinema; historical communication.Escola Superior de Propaganda e Marketing2009-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/14910.18568/cmc.v6i15.149Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 129-144Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 129-144Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 129-1441983-707010.18568/cmc.v6i15reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/149/149Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGutfreind, Cristiane Freitas2012-04-11T19:53:33Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/149Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:53:33Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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