Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reimão, Sandra
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/222
Resumo: Esse estudo enfoca a publicação, no Brasil, de livros que se originaram a partir de obras da ficção televisiva nacional. Detemo-nos em publicações posteriores ao ano 2000 vinculadas a produções da Rede Globo de Televisão. Pelo nosso levantamento verificamos que os livros advindos da ficção televisiva publicados atualmente podem ser englobados em três grandes perfis editoriais: 1) adaptações romanceadas; 2) informativos: grupo amplo de publicações atreladas a informações históricas, geográficas ou turísticas de algum fato ou lugar referido em obras teledramatúrgicas; 3) roteiros e registros das gravações. Nosso intuito é discutir os significados culturais e educativos desses livros.
id ESPM-3_a97413b173cca69cd1e400084ee744ad
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/222
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileiraLivrosTelevisãoTransmídiaBrasilEsse estudo enfoca a publicação, no Brasil, de livros que se originaram a partir de obras da ficção televisiva nacional. Detemo-nos em publicações posteriores ao ano 2000 vinculadas a produções da Rede Globo de Televisão. Pelo nosso levantamento verificamos que os livros advindos da ficção televisiva publicados atualmente podem ser englobados em três grandes perfis editoriais: 1) adaptações romanceadas; 2) informativos: grupo amplo de publicações atreladas a informações históricas, geográficas ou turísticas de algum fato ou lugar referido em obras teledramatúrgicas; 3) roteiros e registros das gravações. Nosso intuito é discutir os significados culturais e educativos desses livros.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/22210.18568/cmc.v8i22.222Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 22 (2011): Comunicação e literatura; 99-115Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 22 (2011): Comunicação e literatura; 99-115Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 22 (2011): Comunicação e literatura; 99-1151983-707010.18568/cmc.v8i22reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/222/219Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReimão, Sandra2012-04-11T20:20:10Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/222Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T20:20:10Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira
title Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira
spellingShingle Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira
Reimão, Sandra
Livros
Televisão
Transmídia
Brasil
title_short Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira
title_full Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira
title_fullStr Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira
title_full_unstemmed Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira
title_sort Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira
author Reimão, Sandra
author_facet Reimão, Sandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reimão, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Livros
Televisão
Transmídia
Brasil
topic Livros
Televisão
Transmídia
Brasil
description Esse estudo enfoca a publicação, no Brasil, de livros que se originaram a partir de obras da ficção televisiva nacional. Detemo-nos em publicações posteriores ao ano 2000 vinculadas a produções da Rede Globo de Televisão. Pelo nosso levantamento verificamos que os livros advindos da ficção televisiva publicados atualmente podem ser englobados em três grandes perfis editoriais: 1) adaptações romanceadas; 2) informativos: grupo amplo de publicações atreladas a informações históricas, geográficas ou turísticas de algum fato ou lugar referido em obras teledramatúrgicas; 3) roteiros e registros das gravações. Nosso intuito é discutir os significados culturais e educativos desses livros.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/222
10.18568/cmc.v8i22.222
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/222
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v8i22.222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/222/219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 22 (2011): Comunicação e literatura; 99-115
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 22 (2011): Comunicação e literatura; 99-115
Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 22 (2011): Comunicação e literatura; 99-115
1983-7070
10.18568/cmc.v8i22
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299489026048