Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/222 |
Resumo: | Esse estudo enfoca a publicação, no Brasil, de livros que se originaram a partir de obras da ficção televisiva nacional. Detemo-nos em publicações posteriores ao ano 2000 vinculadas a produções da Rede Globo de Televisão. Pelo nosso levantamento verificamos que os livros advindos da ficção televisiva publicados atualmente podem ser englobados em três grandes perfis editoriais: 1) adaptações romanceadas; 2) informativos: grupo amplo de publicações atreladas a informações históricas, geográficas ou turísticas de algum fato ou lugar referido em obras teledramatúrgicas; 3) roteiros e registros das gravações. Nosso intuito é discutir os significados culturais e educativos desses livros. |
id |
ESPM-3_a97413b173cca69cd1e400084ee744ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/222 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileiraLivrosTelevisãoTransmídiaBrasilEsse estudo enfoca a publicação, no Brasil, de livros que se originaram a partir de obras da ficção televisiva nacional. Detemo-nos em publicações posteriores ao ano 2000 vinculadas a produções da Rede Globo de Televisão. Pelo nosso levantamento verificamos que os livros advindos da ficção televisiva publicados atualmente podem ser englobados em três grandes perfis editoriais: 1) adaptações romanceadas; 2) informativos: grupo amplo de publicações atreladas a informações históricas, geográficas ou turísticas de algum fato ou lugar referido em obras teledramatúrgicas; 3) roteiros e registros das gravações. Nosso intuito é discutir os significados culturais e educativos desses livros.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/22210.18568/cmc.v8i22.222Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 22 (2011): Comunicação e literatura; 99-115Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 22 (2011): Comunicação e literatura; 99-115Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 22 (2011): Comunicação e literatura; 99-1151983-707010.18568/cmc.v8i22reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/222/219Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessReimão, Sandra2012-04-11T20:20:10Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/222Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T20:20:10Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira |
title |
Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira |
spellingShingle |
Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira Reimão, Sandra Livros Televisão Transmídia Brasil |
title_short |
Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira |
title_full |
Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira |
title_fullStr |
Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira |
title_full_unstemmed |
Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira |
title_sort |
Da TV ao livro: desdobramentos da ficção televisiva brasileira |
author |
Reimão, Sandra |
author_facet |
Reimão, Sandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reimão, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros Televisão Transmídia Brasil |
topic |
Livros Televisão Transmídia Brasil |
description |
Esse estudo enfoca a publicação, no Brasil, de livros que se originaram a partir de obras da ficção televisiva nacional. Detemo-nos em publicações posteriores ao ano 2000 vinculadas a produções da Rede Globo de Televisão. Pelo nosso levantamento verificamos que os livros advindos da ficção televisiva publicados atualmente podem ser englobados em três grandes perfis editoriais: 1) adaptações romanceadas; 2) informativos: grupo amplo de publicações atreladas a informações históricas, geográficas ou turísticas de algum fato ou lugar referido em obras teledramatúrgicas; 3) roteiros e registros das gravações. Nosso intuito é discutir os significados culturais e educativos desses livros. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/222 10.18568/cmc.v8i22.222 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/222 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v8i22.222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/222/219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 22 (2011): Comunicação e literatura; 99-115 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 22 (2011): Comunicação e literatura; 99-115 Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 22 (2011): Comunicação e literatura; 99-115 1983-7070 10.18568/cmc.v8i22 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299489026048 |