Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
DOI: | 10.18568/cmc.v8i22.220 |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/220 |
Resumo: | O artigo discute a apropriação da literatura pelas telenovelas brasileiras, tendo como objeto a obra televisiva Cordel Encantado. São abordadas as aproximações e as diferenças entre a linguagem ficcional televisiva e literária, a abrangência da televisão e a importância sociocultural das telenovelas, bem como é feita uma breve incursão sobre a literatura de cordel. Baseada no primeiro capítulo da telenovela, a análise identifica aproximações entre os conteúdos e destaca a sintonia e o respeito entre os gêneros, ação que qualifica os produtos televisivos de massa e gera maior visibilidade para as manifestações populares. |
id |
ESPM-3_adb61f54461ad40d25d79c405a30809c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/220 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
spelling |
Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popularTelenovelaLiteratura de cordelCordel EncantadoO artigo discute a apropriação da literatura pelas telenovelas brasileiras, tendo como objeto a obra televisiva Cordel Encantado. São abordadas as aproximações e as diferenças entre a linguagem ficcional televisiva e literária, a abrangência da televisão e a importância sociocultural das telenovelas, bem como é feita uma breve incursão sobre a literatura de cordel. Baseada no primeiro capítulo da telenovela, a análise identifica aproximações entre os conteúdos e destaca a sintonia e o respeito entre os gêneros, ação que qualifica os produtos televisivos de massa e gera maior visibilidade para as manifestações populares.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/22010.18568/cmc.v8i22.220Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 22 (2011): Comunicação e literatura; 35-63Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 22 (2011): Comunicação e literatura; 35-63Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 22 (2011): Comunicação e literatura; 35-631983-707010.18568/cmc.v8i22reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/220/217Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPuhl, Paula ReginaLopes, Poliana2012-04-11T20:20:09Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/220Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T20:20:09Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular |
title |
Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular |
spellingShingle |
Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular Puhl, Paula Regina Telenovela Literatura de cordel Cordel Encantado Puhl, Paula Regina Telenovela Literatura de cordel Cordel Encantado |
title_short |
Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular |
title_full |
Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular |
title_fullStr |
Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular |
title_full_unstemmed |
Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular |
title_sort |
Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular |
author |
Puhl, Paula Regina |
author_facet |
Puhl, Paula Regina Puhl, Paula Regina Lopes, Poliana Lopes, Poliana |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Poliana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Puhl, Paula Regina Lopes, Poliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telenovela Literatura de cordel Cordel Encantado |
topic |
Telenovela Literatura de cordel Cordel Encantado |
description |
O artigo discute a apropriação da literatura pelas telenovelas brasileiras, tendo como objeto a obra televisiva Cordel Encantado. São abordadas as aproximações e as diferenças entre a linguagem ficcional televisiva e literária, a abrangência da televisão e a importância sociocultural das telenovelas, bem como é feita uma breve incursão sobre a literatura de cordel. Baseada no primeiro capítulo da telenovela, a análise identifica aproximações entre os conteúdos e destaca a sintonia e o respeito entre os gêneros, ação que qualifica os produtos televisivos de massa e gera maior visibilidade para as manifestações populares. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/220 10.18568/cmc.v8i22.220 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/220 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v8i22.220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/220/217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 22 (2011): Comunicação e literatura; 35-63 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 22 (2011): Comunicação e literatura; 35-63 Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 22 (2011): Comunicação e literatura; 35-63 1983-7070 10.18568/cmc.v8i22 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1822179460920639489 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18568/cmc.v8i22.220 |