Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular

Bibliographic Details
Main Author: Puhl, Paula Regina
Publication Date: 2011
Other Authors: Lopes, Poliana
Format: Article
Language: por
Source: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Download full: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/220
Summary: O artigo discute a apropriação da literatura pelas telenovelas brasileiras, tendo como objeto a obra televisiva Cordel Encantado. São abordadas as aproximações e as diferenças entre a linguagem ficcional televisiva e literária, a abrangência da televisão e a importância sociocultural das telenovelas, bem como é feita uma breve incursão sobre a literatura de cordel. Baseada no primeiro capítulo da telenovela, a análise identifica aproximações entre os conteúdos e destaca a sintonia e o respeito entre os gêneros, ação que qualifica os produtos televisivos de massa e gera maior visibilidade para as manifestações populares.
id ESPM-3_adb61f54461ad40d25d79c405a30809c
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/220
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popularTelenovelaLiteratura de cordelCordel EncantadoO artigo discute a apropriação da literatura pelas telenovelas brasileiras, tendo como objeto a obra televisiva Cordel Encantado. São abordadas as aproximações e as diferenças entre a linguagem ficcional televisiva e literária, a abrangência da televisão e a importância sociocultural das telenovelas, bem como é feita uma breve incursão sobre a literatura de cordel. Baseada no primeiro capítulo da telenovela, a análise identifica aproximações entre os conteúdos e destaca a sintonia e o respeito entre os gêneros, ação que qualifica os produtos televisivos de massa e gera maior visibilidade para as manifestações populares.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/22010.18568/cmc.v8i22.220Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 22 (2011): Comunicação e literatura; 35-63Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 22 (2011): Comunicação e literatura; 35-63Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 22 (2011): Comunicação e literatura; 35-631983-707010.18568/cmc.v8i22reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/220/217Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPuhl, Paula ReginaLopes, Poliana2012-04-11T20:20:09Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/220Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T20:20:09Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular
title Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular
spellingShingle Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular
Puhl, Paula Regina
Telenovela
Literatura de cordel
Cordel Encantado
title_short Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular
title_full Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular
title_fullStr Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular
title_full_unstemmed Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular
title_sort Cordel Encantado: a telenovela encantada com a literatura popular
author Puhl, Paula Regina
author_facet Puhl, Paula Regina
Lopes, Poliana
author_role author
author2 Lopes, Poliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puhl, Paula Regina
Lopes, Poliana
dc.subject.por.fl_str_mv Telenovela
Literatura de cordel
Cordel Encantado
topic Telenovela
Literatura de cordel
Cordel Encantado
description O artigo discute a apropriação da literatura pelas telenovelas brasileiras, tendo como objeto a obra televisiva Cordel Encantado. São abordadas as aproximações e as diferenças entre a linguagem ficcional televisiva e literária, a abrangência da televisão e a importância sociocultural das telenovelas, bem como é feita uma breve incursão sobre a literatura de cordel. Baseada no primeiro capítulo da telenovela, a análise identifica aproximações entre os conteúdos e destaca a sintonia e o respeito entre os gêneros, ação que qualifica os produtos televisivos de massa e gera maior visibilidade para as manifestações populares.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/220
10.18568/cmc.v8i22.220
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/220
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v8i22.220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/220/217
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 22 (2011): Comunicação e literatura; 35-63
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 22 (2011): Comunicação e literatura; 35-63
Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 22 (2011): Comunicação e literatura; 35-63
1983-7070
10.18568/cmc.v8i22
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299484831744