O signo visual em oposição à proposição de valor do produto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/215 |
Resumo: | Entre os vários recursos utilizados pela publicidade para estimular a venda de produtos e serviços, existe aquele que apresenta situações ou consequências negativas advindas da não utilização do produto ou serviço por parte do consumidor. Esses signos visuais são o foco do presente artigo, que objetiva discutir, sob a iluminação da semiótica peirciana e da teoria da gestalt, a gama de possibilidades interpretativas, às vezes não aliadas à mensagem objetivada. O exemplo utilizado refere-se ao anúncio impresso da televisão digital da Telefônica, premiado pelo Clube de Criação de São Paulo. |
id |
ESPM-3_b95306e1962cffb3bf9a04d0a973b2cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/215 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O signo visual em oposição à proposição de valor do produtoEntre os vários recursos utilizados pela publicidade para estimular a venda de produtos e serviços, existe aquele que apresenta situações ou consequências negativas advindas da não utilização do produto ou serviço por parte do consumidor. Esses signos visuais são o foco do presente artigo, que objetiva discutir, sob a iluminação da semiótica peirciana e da teoria da gestalt, a gama de possibilidades interpretativas, às vezes não aliadas à mensagem objetivada. O exemplo utilizado refere-se ao anúncio impresso da televisão digital da Telefônica, premiado pelo Clube de Criação de São Paulo.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/21510.18568/cmc.v8i21.215Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 21 (2011): Comunicação e esporte; 163-180Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 21 (2011): Comunicação e esporte; 163-180Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 21 (2011): Comunicação e esporte; 163-1801983-707010.18568/cmc.v8i21reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/215/212Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessParisi, Eliana Teresinha BlessaCardoso, João Batista Freitas2012-04-11T20:19:51Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/215Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T20:19:51Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O signo visual em oposição à proposição de valor do produto |
title |
O signo visual em oposição à proposição de valor do produto |
spellingShingle |
O signo visual em oposição à proposição de valor do produto Parisi, Eliana Teresinha Blessa |
title_short |
O signo visual em oposição à proposição de valor do produto |
title_full |
O signo visual em oposição à proposição de valor do produto |
title_fullStr |
O signo visual em oposição à proposição de valor do produto |
title_full_unstemmed |
O signo visual em oposição à proposição de valor do produto |
title_sort |
O signo visual em oposição à proposição de valor do produto |
author |
Parisi, Eliana Teresinha Blessa |
author_facet |
Parisi, Eliana Teresinha Blessa Cardoso, João Batista Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, João Batista Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parisi, Eliana Teresinha Blessa Cardoso, João Batista Freitas |
description |
Entre os vários recursos utilizados pela publicidade para estimular a venda de produtos e serviços, existe aquele que apresenta situações ou consequências negativas advindas da não utilização do produto ou serviço por parte do consumidor. Esses signos visuais são o foco do presente artigo, que objetiva discutir, sob a iluminação da semiótica peirciana e da teoria da gestalt, a gama de possibilidades interpretativas, às vezes não aliadas à mensagem objetivada. O exemplo utilizado refere-se ao anúncio impresso da televisão digital da Telefônica, premiado pelo Clube de Criação de São Paulo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/215 10.18568/cmc.v8i21.215 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/215 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v8i21.215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/215/212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 21 (2011): Comunicação e esporte; 163-180 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 21 (2011): Comunicação e esporte; 163-180 Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 21 (2011): Comunicação e esporte; 163-180 1983-7070 10.18568/cmc.v8i21 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299127267328 |