Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milanez, Nilton
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/107
Resumo: Este trabalho discute a posição do sujeito diante das práticas médicas contemporâneas, observadas e analisadas por meio da seleção de alguns enunciados da revista de divulgação científica Superinteressante, sob a luz da análise do discurso desenvolvida no Brasil, fundamentada nos postulados de Michel Foucault. O sujeito, o corpo e a clínica serão, portanto, os três eixos que se evidenciarão na compreensão dos mecanismos de construção da verdade no discurso midiático. Ou seja, uma história cotidiana e seu porvir. Palavras-chave: Sujeito; corpo; clínica; mídia; discurso. ABSTRACT This paper discusses the position of the subject when facing contemporary medical practices. The analysis focuses on a selection of articles from popular-science magazine Superinteressante, based on the principles of discourse analysis developed in Brazil, and supported by the postulates of Michel Foucault. The subject, the body and the clinic, therefore, will be the three axes we could highlight in order to understand the truth building mechanisms within media discourse. In other words, we intend to present a quotidian history and its future. Keywords: Subject; body; clinic; media; discourse.
id ESPM-3_c6bc24947f4d01fbf994b18fb783645d
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/107
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídiaEste trabalho discute a posição do sujeito diante das práticas médicas contemporâneas, observadas e analisadas por meio da seleção de alguns enunciados da revista de divulgação científica Superinteressante, sob a luz da análise do discurso desenvolvida no Brasil, fundamentada nos postulados de Michel Foucault. O sujeito, o corpo e a clínica serão, portanto, os três eixos que se evidenciarão na compreensão dos mecanismos de construção da verdade no discurso midiático. Ou seja, uma história cotidiana e seu porvir. Palavras-chave: Sujeito; corpo; clínica; mídia; discurso. ABSTRACT This paper discusses the position of the subject when facing contemporary medical practices. The analysis focuses on a selection of articles from popular-science magazine Superinteressante, based on the principles of discourse analysis developed in Brazil, and supported by the postulates of Michel Foucault. The subject, the body and the clinic, therefore, will be the three axes we could highlight in order to understand the truth building mechanisms within media discourse. In other words, we intend to present a quotidian history and its future. Keywords: Subject; body; clinic; media; discourse.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10710.18568/cmc.v4i11.107Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 49-64Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 49-64Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 49-641983-707010.18568/cmc.v4i11reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/107/108Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilanez, Nilton2012-04-11T19:52:39Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/107Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:52:39Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia
title Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia
spellingShingle Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia
Milanez, Nilton
title_short Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia
title_full Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia
title_fullStr Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia
title_full_unstemmed Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia
title_sort Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia
author Milanez, Nilton
author_facet Milanez, Nilton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milanez, Nilton
description Este trabalho discute a posição do sujeito diante das práticas médicas contemporâneas, observadas e analisadas por meio da seleção de alguns enunciados da revista de divulgação científica Superinteressante, sob a luz da análise do discurso desenvolvida no Brasil, fundamentada nos postulados de Michel Foucault. O sujeito, o corpo e a clínica serão, portanto, os três eixos que se evidenciarão na compreensão dos mecanismos de construção da verdade no discurso midiático. Ou seja, uma história cotidiana e seu porvir. Palavras-chave: Sujeito; corpo; clínica; mídia; discurso. ABSTRACT This paper discusses the position of the subject when facing contemporary medical practices. The analysis focuses on a selection of articles from popular-science magazine Superinteressante, based on the principles of discourse analysis developed in Brazil, and supported by the postulates of Michel Foucault. The subject, the body and the clinic, therefore, will be the three axes we could highlight in order to understand the truth building mechanisms within media discourse. In other words, we intend to present a quotidian history and its future. Keywords: Subject; body; clinic; media; discourse.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/107
10.18568/cmc.v4i11.107
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/107
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v4i11.107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/107/108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 49-64
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 49-64
Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 49-64
1983-7070
10.18568/cmc.v4i11
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298985709568