Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/107 |
Resumo: | Este trabalho discute a posição do sujeito diante das práticas médicas contemporâneas, observadas e analisadas por meio da seleção de alguns enunciados da revista de divulgação científica Superinteressante, sob a luz da análise do discurso desenvolvida no Brasil, fundamentada nos postulados de Michel Foucault. O sujeito, o corpo e a clínica serão, portanto, os três eixos que se evidenciarão na compreensão dos mecanismos de construção da verdade no discurso midiático. Ou seja, uma história cotidiana e seu porvir. Palavras-chave: Sujeito; corpo; clínica; mídia; discurso. ABSTRACT This paper discusses the position of the subject when facing contemporary medical practices. The analysis focuses on a selection of articles from popular-science magazine Superinteressante, based on the principles of discourse analysis developed in Brazil, and supported by the postulates of Michel Foucault. The subject, the body and the clinic, therefore, will be the three axes we could highlight in order to understand the truth building mechanisms within media discourse. In other words, we intend to present a quotidian history and its future. Keywords: Subject; body; clinic; media; discourse. |
id |
ESPM-3_c6bc24947f4d01fbf994b18fb783645d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/107 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídiaEste trabalho discute a posição do sujeito diante das práticas médicas contemporâneas, observadas e analisadas por meio da seleção de alguns enunciados da revista de divulgação científica Superinteressante, sob a luz da análise do discurso desenvolvida no Brasil, fundamentada nos postulados de Michel Foucault. O sujeito, o corpo e a clínica serão, portanto, os três eixos que se evidenciarão na compreensão dos mecanismos de construção da verdade no discurso midiático. Ou seja, uma história cotidiana e seu porvir. Palavras-chave: Sujeito; corpo; clínica; mídia; discurso. ABSTRACT This paper discusses the position of the subject when facing contemporary medical practices. The analysis focuses on a selection of articles from popular-science magazine Superinteressante, based on the principles of discourse analysis developed in Brazil, and supported by the postulates of Michel Foucault. The subject, the body and the clinic, therefore, will be the three axes we could highlight in order to understand the truth building mechanisms within media discourse. In other words, we intend to present a quotidian history and its future. Keywords: Subject; body; clinic; media; discourse.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10710.18568/cmc.v4i11.107Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 49-64Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 49-64Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 49-641983-707010.18568/cmc.v4i11reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/107/108Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMilanez, Nilton2012-04-11T19:52:39Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/107Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:52:39Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia |
title |
Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia |
spellingShingle |
Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia Milanez, Nilton |
title_short |
Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia |
title_full |
Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia |
title_fullStr |
Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia |
title_full_unstemmed |
Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia |
title_sort |
Os sintomas do discurso: sujeito, corpo e clínica na mídia |
author |
Milanez, Nilton |
author_facet |
Milanez, Nilton |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milanez, Nilton |
description |
Este trabalho discute a posição do sujeito diante das práticas médicas contemporâneas, observadas e analisadas por meio da seleção de alguns enunciados da revista de divulgação científica Superinteressante, sob a luz da análise do discurso desenvolvida no Brasil, fundamentada nos postulados de Michel Foucault. O sujeito, o corpo e a clínica serão, portanto, os três eixos que se evidenciarão na compreensão dos mecanismos de construção da verdade no discurso midiático. Ou seja, uma história cotidiana e seu porvir. Palavras-chave: Sujeito; corpo; clínica; mídia; discurso. ABSTRACT This paper discusses the position of the subject when facing contemporary medical practices. The analysis focuses on a selection of articles from popular-science magazine Superinteressante, based on the principles of discourse analysis developed in Brazil, and supported by the postulates of Michel Foucault. The subject, the body and the clinic, therefore, will be the three axes we could highlight in order to understand the truth building mechanisms within media discourse. In other words, we intend to present a quotidian history and its future. Keywords: Subject; body; clinic; media; discourse. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/107 10.18568/cmc.v4i11.107 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/107 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v4i11.107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/107/108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 49-64 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 49-64 Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 49-64 1983-7070 10.18568/cmc.v4i11 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298985709568 |