O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Silvia Pimenta Veloso
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/28
Resumo: Este artigo pretende analisar a sociedade de consumo como ruptura com a tradição. Uma sociedade tradicional deixa muito pouca coisa à escolha de seus membros; a modernidade, ao contrário, nos oferece todas as escolhas, mas, libertando o homem das instituições que determinavam seu lugar, impõe ao indivíduo a tarefa de criar a si mesmo. O consumo surge como o lugar por excelência desta construção: é aderindo a determinados estilos de vida comportamentos, valores e hábitos de consumo que o homem moderno constrói uma identidade. Palavras-chave: Consumo; modernidade; sujeito; identidade; estilo de vida. ABSTRACT A traditional society leaves litlle choice to its members, since it’s institutions define a priori their identity. Modernity, on the contrary, offers us every choice but as it releases man from the institutions wich stablished his place, it imposes him the task to create his identity. The act of consuming appears as the locus of such a construction: by adopting certain “life styles attitudes, values and consumption habits modern man creates his identity. Keywords: Consumer society; modernity; subject; identity; life style.
id ESPM-3_cb075ce4c692b626ef03cf56c0a1c87b
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/28
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade culturalEste artigo pretende analisar a sociedade de consumo como ruptura com a tradição. Uma sociedade tradicional deixa muito pouca coisa à escolha de seus membros; a modernidade, ao contrário, nos oferece todas as escolhas, mas, libertando o homem das instituições que determinavam seu lugar, impõe ao indivíduo a tarefa de criar a si mesmo. O consumo surge como o lugar por excelência desta construção: é aderindo a determinados estilos de vida comportamentos, valores e hábitos de consumo que o homem moderno constrói uma identidade. Palavras-chave: Consumo; modernidade; sujeito; identidade; estilo de vida. ABSTRACT A traditional society leaves litlle choice to its members, since it’s institutions define a priori their identity. Modernity, on the contrary, offers us every choice but as it releases man from the institutions wich stablished his place, it imposes him the task to create his identity. The act of consuming appears as the locus of such a construction: by adopting certain “life styles attitudes, values and consumption habits modern man creates his identity. Keywords: Consumer society; modernity; subject; identity; life style.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2810.18568/cmc.v2i3.28Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 3 (2005): Comunicação Política; 111-122Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 3 (2005): Comunicação Política; 111-122Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 3 (2005): Comunicação Política; 111-1221983-707010.18568/cmc.v2i3reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/28/28Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Silvia Pimenta Veloso2012-04-11T19:49:07Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/28Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:07Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade cultural
title O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade cultural
spellingShingle O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade cultural
Rocha, Silvia Pimenta Veloso
title_short O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade cultural
title_full O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade cultural
title_fullStr O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade cultural
title_full_unstemmed O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade cultural
title_sort O homem sem qualidades: modernidade, consumo e identidade cultural
author Rocha, Silvia Pimenta Veloso
author_facet Rocha, Silvia Pimenta Veloso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Silvia Pimenta Veloso
description Este artigo pretende analisar a sociedade de consumo como ruptura com a tradição. Uma sociedade tradicional deixa muito pouca coisa à escolha de seus membros; a modernidade, ao contrário, nos oferece todas as escolhas, mas, libertando o homem das instituições que determinavam seu lugar, impõe ao indivíduo a tarefa de criar a si mesmo. O consumo surge como o lugar por excelência desta construção: é aderindo a determinados estilos de vida comportamentos, valores e hábitos de consumo que o homem moderno constrói uma identidade. Palavras-chave: Consumo; modernidade; sujeito; identidade; estilo de vida. ABSTRACT A traditional society leaves litlle choice to its members, since it’s institutions define a priori their identity. Modernity, on the contrary, offers us every choice but as it releases man from the institutions wich stablished his place, it imposes him the task to create his identity. The act of consuming appears as the locus of such a construction: by adopting certain “life styles attitudes, values and consumption habits modern man creates his identity. Keywords: Consumer society; modernity; subject; identity; life style.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/28
10.18568/cmc.v2i3.28
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/28
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v2i3.28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/28/28
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 3 (2005): Comunicação Política; 111-122
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 3 (2005): Comunicação Política; 111-122
Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 3 (2005): Comunicação Política; 111-122
1983-7070
10.18568/cmc.v2i3
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298607173632