Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
DOI: | 10.18568/cmc.v9i25.312 |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312 |
Resumo: | O artigo apresenta uma reflexão sobre a trajetória de constituição do campo da comunicação e educação no Brasil. Sem a pretensão de se caracterizar como uma leitura exaustiva sobre o tema, o artigo busca identificar os principais aportes teóricos que fundamentam o campo lançando um olhar retrospectivo sobre algumas das principais práticas realizadas no Brasil e quais as influências que provocaram em outros países da América Latina. O texto reserva uma especial atenção aos novos paradigmas nas teorias da comunicação-educação que apontam para uma outra compreensão dos usos educacionais e culturais das mídias e de iniciativas de produção midiática com as crianças a partir das demandas que emirjam de seus contextos particulares de recepção, consumo e apropriação |
id |
ESPM-3_d2ee9efc2108403a4513a034b2cd70cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/312 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
spelling |
Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasilcriançasmídia-educaçãoeducomunicaçãoparticipaçãoprodução culturalO artigo apresenta uma reflexão sobre a trajetória de constituição do campo da comunicação e educação no Brasil. Sem a pretensão de se caracterizar como uma leitura exaustiva sobre o tema, o artigo busca identificar os principais aportes teóricos que fundamentam o campo lançando um olhar retrospectivo sobre algumas das principais práticas realizadas no Brasil e quais as influências que provocaram em outros países da América Latina. O texto reserva uma especial atenção aos novos paradigmas nas teorias da comunicação-educação que apontam para uma outra compreensão dos usos educacionais e culturais das mídias e de iniciativas de produção midiática com as crianças a partir das demandas que emirjam de seus contextos particulares de recepção, consumo e apropriaçãoEscola Superior de Propaganda e Marketing2012-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/31210.18568/cmc.v9i25.312Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 25 (2012): Comunicação e Infância; 73-90Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 25 (2012): Comunicação e Infância; 73-90Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 25 (2012): Comunicação e Infância; 73-901983-707010.18568/cmc.v9i25reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312/pdf_1https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312/pdf_2Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGilka Girardello, GilkaOrofino, Isabel2012-09-28T17:49:43Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/312Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-09-28T17:49:43Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil |
title |
Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil |
spellingShingle |
Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil Gilka Girardello, Gilka crianças mídia-educação educomunicação participação produção cultural Gilka Girardello, Gilka crianças mídia-educação educomunicação participação produção cultural |
title_short |
Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil |
title_full |
Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil |
title_fullStr |
Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil |
title_full_unstemmed |
Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil |
title_sort |
Crianças, cultura e participação: um olhar sobre a mídia-educação no Brasil |
author |
Gilka Girardello, Gilka |
author_facet |
Gilka Girardello, Gilka Gilka Girardello, Gilka Orofino, Isabel Orofino, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Orofino, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gilka Girardello, Gilka Orofino, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crianças mídia-educação educomunicação participação produção cultural |
topic |
crianças mídia-educação educomunicação participação produção cultural |
description |
O artigo apresenta uma reflexão sobre a trajetória de constituição do campo da comunicação e educação no Brasil. Sem a pretensão de se caracterizar como uma leitura exaustiva sobre o tema, o artigo busca identificar os principais aportes teóricos que fundamentam o campo lançando um olhar retrospectivo sobre algumas das principais práticas realizadas no Brasil e quais as influências que provocaram em outros países da América Latina. O texto reserva uma especial atenção aos novos paradigmas nas teorias da comunicação-educação que apontam para uma outra compreensão dos usos educacionais e culturais das mídias e de iniciativas de produção midiática com as crianças a partir das demandas que emirjam de seus contextos particulares de recepção, consumo e apropriação |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312 10.18568/cmc.v9i25.312 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v9i25.312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312/pdf https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312/pdf_1 https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/312/pdf_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 25 (2012): Comunicação e Infância; 73-90 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 25 (2012): Comunicação e Infância; 73-90 Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 25 (2012): Comunicação e Infância; 73-90 1983-7070 10.18568/cmc.v9i25 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1822179460959436800 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18568/cmc.v9i25.312 |