Cinema periférico de bordas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyra, Bernadette
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/145
Resumo: Resumo O cinema de bordas é produzido por realizadores autodidatas, moradores de cidades pequenas ou de arredores das grandes capitais. Os filmes periféricos têm um público específico e apresentam características alternativas que estão voltadas para o entretenimento. Esses filmes são produtos adaptados às regiões, ao modo de vida e ao imaginário popular e massivo das comunidades envolvidas no processo de sua produção. Palavras-chave: Cinema de bordas; filmes periféricos; paracinema; estilo cinematográfico; consumo alternativo. Resumen El cine de bordes es producido por directores autodidactas, moradores de las pequeñas ciudades o de los suburbios de las grandes capitales. Las películas periféricas tienen un público específico y son alternativas volcadas al entretenimiento. Estas películas son productos adaptados a las regiones, al modo de vida y al imaginario popular y masivo de las comunidades envueltas en el proceso de su producción. Palabras-clave: Cine de bordes; películas periféricas; paracinema; estilo cinematográfico; alternativas de consumo. Abstract Borderline cinema is produced by self taught directors, people from small towns or from the outskirts of big capitals. Peripheral movies have specific audiences and they exhibit a mixture of alternatives meant for entertainment. These films are tailor made in order to address specific regions, the way of life and the popular imagination and massive communities involved in the process of each production. Keywords: Borderline cinema; peripheral movies; paracinema; cinematographic style; alternative consumption.
id ESPM-3_de172ab7c645083b13edb06b683702e5
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/145
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Cinema periférico de bordasResumo O cinema de bordas é produzido por realizadores autodidatas, moradores de cidades pequenas ou de arredores das grandes capitais. Os filmes periféricos têm um público específico e apresentam características alternativas que estão voltadas para o entretenimento. Esses filmes são produtos adaptados às regiões, ao modo de vida e ao imaginário popular e massivo das comunidades envolvidas no processo de sua produção. Palavras-chave: Cinema de bordas; filmes periféricos; paracinema; estilo cinematográfico; consumo alternativo. Resumen El cine de bordes es producido por directores autodidactas, moradores de las pequeñas ciudades o de los suburbios de las grandes capitales. Las películas periféricas tienen un público específico y son alternativas volcadas al entretenimiento. Estas películas son productos adaptados a las regiones, al modo de vida y al imaginario popular y masivo de las comunidades envueltas en el proceso de su producción. Palabras-clave: Cine de bordes; películas periféricas; paracinema; estilo cinematográfico; alternativas de consumo. Abstract Borderline cinema is produced by self taught directors, people from small towns or from the outskirts of big capitals. Peripheral movies have specific audiences and they exhibit a mixture of alternatives meant for entertainment. These films are tailor made in order to address specific regions, the way of life and the popular imagination and massive communities involved in the process of each production. Keywords: Borderline cinema; peripheral movies; paracinema; cinematographic style; alternative consumption.Escola Superior de Propaganda e Marketing2009-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/14510.18568/cmc.v6i15.145Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 31-47Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 31-47Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 31-471983-707010.18568/cmc.v6i15reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/145/145Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLyra, Bernadette2012-04-11T19:53:30Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/145Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:53:30Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema periférico de bordas
title Cinema periférico de bordas
spellingShingle Cinema periférico de bordas
Lyra, Bernadette
title_short Cinema periférico de bordas
title_full Cinema periférico de bordas
title_fullStr Cinema periférico de bordas
title_full_unstemmed Cinema periférico de bordas
title_sort Cinema periférico de bordas
author Lyra, Bernadette
author_facet Lyra, Bernadette
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lyra, Bernadette
description Resumo O cinema de bordas é produzido por realizadores autodidatas, moradores de cidades pequenas ou de arredores das grandes capitais. Os filmes periféricos têm um público específico e apresentam características alternativas que estão voltadas para o entretenimento. Esses filmes são produtos adaptados às regiões, ao modo de vida e ao imaginário popular e massivo das comunidades envolvidas no processo de sua produção. Palavras-chave: Cinema de bordas; filmes periféricos; paracinema; estilo cinematográfico; consumo alternativo. Resumen El cine de bordes es producido por directores autodidactas, moradores de las pequeñas ciudades o de los suburbios de las grandes capitales. Las películas periféricas tienen un público específico y son alternativas volcadas al entretenimiento. Estas películas son productos adaptados a las regiones, al modo de vida y al imaginario popular y masivo de las comunidades envueltas en el proceso de su producción. Palabras-clave: Cine de bordes; películas periféricas; paracinema; estilo cinematográfico; alternativas de consumo. Abstract Borderline cinema is produced by self taught directors, people from small towns or from the outskirts of big capitals. Peripheral movies have specific audiences and they exhibit a mixture of alternatives meant for entertainment. These films are tailor made in order to address specific regions, the way of life and the popular imagination and massive communities involved in the process of each production. Keywords: Borderline cinema; peripheral movies; paracinema; cinematographic style; alternative consumption.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/145
10.18568/cmc.v6i15.145
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/145
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v6i15.145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/145/145
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 31-47
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 31-47
Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 15 (2009): Comunicação e Diversidade; 31-47
1983-7070
10.18568/cmc.v6i15
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299049672704