Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2294 |
Resumo: | Este ensaio tem como tema criança, comunicação e consumo e analisa o canal de brinquedos Totoykids no YouTube, com o objetivo de compreender essa produção sob a ótica dos meios técnicos que a tornam possível, a visão de seus criadores e o lugar social da criança frente a ela. Utilizamo-nos dos pressupostos teóricos da comunicação para o consumo, sendo guiados pela ideia de um conhecimento compreensivo, que, no contexto deste ensaio, com base principalmente na noção de multiperspectivismo, implica o debate sobre distintas redes de forças que atuam sobre o fenômeno, com a consequente renúncia a visões que reduzem o esforço explicativo a um lado só dessa relação. Os resultados corroboram a convicção sobre a complexidade e as diferentes perspectivas sob as quais pode compreensivamente se dar o estudo da criança como sujeito da comunicação. |
id |
ESPM-3_e5626127ce1e780244eedfe291ef2784 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2294 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTubecomunicaçãoconsumoinfânciacompreensãomultiperspectivismoEste ensaio tem como tema criança, comunicação e consumo e analisa o canal de brinquedos Totoykids no YouTube, com o objetivo de compreender essa produção sob a ótica dos meios técnicos que a tornam possível, a visão de seus criadores e o lugar social da criança frente a ela. Utilizamo-nos dos pressupostos teóricos da comunicação para o consumo, sendo guiados pela ideia de um conhecimento compreensivo, que, no contexto deste ensaio, com base principalmente na noção de multiperspectivismo, implica o debate sobre distintas redes de forças que atuam sobre o fenômeno, com a consequente renúncia a visões que reduzem o esforço explicativo a um lado só dessa relação. Os resultados corroboram a convicção sobre a complexidade e as diferentes perspectivas sob as quais pode compreensivamente se dar o estudo da criança como sujeito da comunicação.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão de literatura; pesquisa empírica de ampoapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/229410.18568/cmc.v18i52.2294Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO1983-707010.18568/cmc.v18i52reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporenghttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2294/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2294/pdf_1Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKünsch, Dimas A.Pereira, EveraldoPereira, Everaldo2022-06-22T13:42:19Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2294Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2022-06-22T13:42:19Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTube |
title |
Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTube |
spellingShingle |
Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTube Künsch, Dimas A. comunicação consumo infância compreensão multiperspectivismo |
title_short |
Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTube |
title_full |
Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTube |
title_fullStr |
Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTube |
title_full_unstemmed |
Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTube |
title_sort |
Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTube |
author |
Künsch, Dimas A. |
author_facet |
Künsch, Dimas A. Pereira, Everaldo |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Everaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Künsch, Dimas A. Pereira, Everaldo Pereira, Everaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação consumo infância compreensão multiperspectivismo |
topic |
comunicação consumo infância compreensão multiperspectivismo |
description |
Este ensaio tem como tema criança, comunicação e consumo e analisa o canal de brinquedos Totoykids no YouTube, com o objetivo de compreender essa produção sob a ótica dos meios técnicos que a tornam possível, a visão de seus criadores e o lugar social da criança frente a ela. Utilizamo-nos dos pressupostos teóricos da comunicação para o consumo, sendo guiados pela ideia de um conhecimento compreensivo, que, no contexto deste ensaio, com base principalmente na noção de multiperspectivismo, implica o debate sobre distintas redes de forças que atuam sobre o fenômeno, com a consequente renúncia a visões que reduzem o esforço explicativo a um lado só dessa relação. Os resultados corroboram a convicção sobre a complexidade e as diferentes perspectivas sob as quais pode compreensivamente se dar o estudo da criança como sujeito da comunicação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion revisão de literatura; pesquisa empírica de ampo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2294 10.18568/cmc.v18i52.2294 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2294 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v18i52.2294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2294/pdf https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2294/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 No. 52 (2021): MAIO/AGOSTO Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 18 Núm. 52 (2021): MAIO/AGOSTO Comunicação Mídia e Consumo; v. 18 n. 52 (2021): MAIO/AGOSTO 1983-7070 10.18568/cmc.v18i52 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890300712714240 |