Dubai: o paraíso hiper-real e paradoxal da indústria do entretenimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/283 |
Resumo: | O objetivo geral deste artigo é argumentar que Dubai é um megaexemplo da indústria do entretenimento, podendo ser considerada como paraíso hiper-real. A leitura da cidade, à luz dos conceitos de hiper-realidade e simulacro de Jean Baudrillard e da teoria do espetáculo de Guy Debord, sugere a cultura do superlativo, que começa com o turismo no aeroporto e segue uma rota direcionada aos supereventos e megaprodutos de entretenimento para a sociedade de consumo de luxo. Las Vegas era considerada a “cidadeentretenimento”, com cassinos que simulam diversos pontos turísticos, como Monte Carlo, Veneza, Paris e assim por diante. Agora, o mundo simulado está situado em Dubai, denominada a Nova Las Vegas. O objetivo específico do trabalho é questionar o cenário paradoxal de entretenimento e consumo no contexto de normas religiosas islâmicas rígidas, que divergem dos hábitos dos estrangeiros, dos atrativos dos malls e das praias paradisíacas de Dubai. |
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Dubai: o paraíso hiper-real e paradoxal da indústria do entretenimentoIndústria do entretenimentohiper-realidade/simulacrosociedade de consumo de luxoO objetivo geral deste artigo é argumentar que Dubai é um megaexemplo da indústria do entretenimento, podendo ser considerada como paraíso hiper-real. A leitura da cidade, à luz dos conceitos de hiper-realidade e simulacro de Jean Baudrillard e da teoria do espetáculo de Guy Debord, sugere a cultura do superlativo, que começa com o turismo no aeroporto e segue uma rota direcionada aos supereventos e megaprodutos de entretenimento para a sociedade de consumo de luxo. Las Vegas era considerada a “cidadeentretenimento”, com cassinos que simulam diversos pontos turísticos, como Monte Carlo, Veneza, Paris e assim por diante. Agora, o mundo simulado está situado em Dubai, denominada a Nova Las Vegas. O objetivo específico do trabalho é questionar o cenário paradoxal de entretenimento e consumo no contexto de normas religiosas islâmicas rígidas, que divergem dos hábitos dos estrangeiros, dos atrativos dos malls e das praias paradisíacas de Dubai.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/28310.18568/cmc.v7i20.283Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 No. 20 (2010): Comunicação e consumo; 235-255Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 Núm. 20 (2010): Comunicação e consumo; 235-255Comunicação Mídia e Consumo; v. 7 n. 20 (2010): Comunicação e consumo; 235-2551983-707010.18568/cmc.v7i20reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/283/258Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Denize Correa2020-11-03T18:26:36Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/283Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2020-11-03T18:26:36Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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