Imagens de indivíduos afrodescendentes em propagandas: análise da presença de estigmas e estereótipos nas formas de representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acevedo, Claudia Rosa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Trindade, Luiz Valério de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/185
Resumo: O objetivo do estudo consistiu em examinar de que forma os anúncios publicitários têm retratado os indivíduos afrodescendentes em termos de estereótipos e estigmas. Ele consistiu de análise qualitativa interpretativa em duas propagandas de automóveis tendo como arcabouço teórico a Teoria dos Estigmas e como referenciais metodológicos pesquisas anteriores semelhantes. Os resultados da análise revelaram que os anúncios publicitários contribuem para o reforço da ideia de invisibilidade social dos indivíduos afrodescendentes e também que ainda há predominância de caracterizações impregnadas de estigmatizações.
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