Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
DOI: | 10.18568/cmc.v6i17.167 |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167 |
Resumo: | O consumo, para as mulheres negras, é uma prática material e simbólica que expressa pertencimento social e étnico, em especial quando relacionados aos cabelos crespos, pois a manipulação destes reflete os conflitos sociais os quais estas mulheres estão envolvidas na sociedade brasileira. Objetivamos, nessa pesquisa, compreender como as mulheres negras utilizam o consumo como mecanismo de reprodução cultural, ao substanciar de significados os bens consumidos para a construção de identificação como mulher negra. |
id |
ESPM-3_f5d183a0bfd92a111cfa0ec555f80108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/167 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
spelling |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negrasCultura. ConsumoMulheres negrasCabelos cresposO consumo, para as mulheres negras, é uma prática material e simbólica que expressa pertencimento social e étnico, em especial quando relacionados aos cabelos crespos, pois a manipulação destes reflete os conflitos sociais os quais estas mulheres estão envolvidas na sociedade brasileira. Objetivamos, nessa pesquisa, compreender como as mulheres negras utilizam o consumo como mecanismo de reprodução cultural, ao substanciar de significados os bens consumidos para a construção de identificação como mulher negra.Escola Superior de Propaganda e Marketing2010-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16710.18568/cmc.v6i17.167Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-991983-707010.18568/cmc.v6i17reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167/168Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Josiane SilvaVieira, Francisco Giovanni David2013-01-23T15:53:06Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/167Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-01-23T15:53:06Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
title |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
spellingShingle |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras de Oliveira, Josiane Silva Cultura. Consumo Mulheres negras Cabelos crespos de Oliveira, Josiane Silva Cultura. Consumo Mulheres negras Cabelos crespos |
title_short |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
title_full |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
title_fullStr |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
title_full_unstemmed |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
title_sort |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
author |
de Oliveira, Josiane Silva |
author_facet |
de Oliveira, Josiane Silva de Oliveira, Josiane Silva Vieira, Francisco Giovanni David Vieira, Francisco Giovanni David |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Francisco Giovanni David |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Josiane Silva Vieira, Francisco Giovanni David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura. Consumo Mulheres negras Cabelos crespos |
topic |
Cultura. Consumo Mulheres negras Cabelos crespos |
description |
O consumo, para as mulheres negras, é uma prática material e simbólica que expressa pertencimento social e étnico, em especial quando relacionados aos cabelos crespos, pois a manipulação destes reflete os conflitos sociais os quais estas mulheres estão envolvidas na sociedade brasileira. Objetivamos, nessa pesquisa, compreender como as mulheres negras utilizam o consumo como mecanismo de reprodução cultural, ao substanciar de significados os bens consumidos para a construção de identificação como mulher negra. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167 10.18568/cmc.v6i17.167 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v6i17.167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167/168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99 Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99 1983-7070 10.18568/cmc.v6i17 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1822179460892327936 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18568/cmc.v6i17.167 |