Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167 |
Resumo: | O consumo, para as mulheres negras, é uma prática material e simbólica que expressa pertencimento social e étnico, em especial quando relacionados aos cabelos crespos, pois a manipulação destes reflete os conflitos sociais os quais estas mulheres estão envolvidas na sociedade brasileira. Objetivamos, nessa pesquisa, compreender como as mulheres negras utilizam o consumo como mecanismo de reprodução cultural, ao substanciar de significados os bens consumidos para a construção de identificação como mulher negra. |
id |
ESPM-3_f5d183a0bfd92a111cfa0ec555f80108 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/167 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negrasCultura. ConsumoMulheres negrasCabelos cresposO consumo, para as mulheres negras, é uma prática material e simbólica que expressa pertencimento social e étnico, em especial quando relacionados aos cabelos crespos, pois a manipulação destes reflete os conflitos sociais os quais estas mulheres estão envolvidas na sociedade brasileira. Objetivamos, nessa pesquisa, compreender como as mulheres negras utilizam o consumo como mecanismo de reprodução cultural, ao substanciar de significados os bens consumidos para a construção de identificação como mulher negra.Escola Superior de Propaganda e Marketing2010-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16710.18568/cmc.v6i17.167Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-991983-707010.18568/cmc.v6i17reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167/168Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Josiane SilvaVieira, Francisco Giovanni David2013-01-23T15:53:06Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/167Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-01-23T15:53:06Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
title |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
spellingShingle |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras de Oliveira, Josiane Silva Cultura. Consumo Mulheres negras Cabelos crespos |
title_short |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
title_full |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
title_fullStr |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
title_full_unstemmed |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
title_sort |
Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras |
author |
de Oliveira, Josiane Silva |
author_facet |
de Oliveira, Josiane Silva Vieira, Francisco Giovanni David |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Francisco Giovanni David |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Josiane Silva Vieira, Francisco Giovanni David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura. Consumo Mulheres negras Cabelos crespos |
topic |
Cultura. Consumo Mulheres negras Cabelos crespos |
description |
O consumo, para as mulheres negras, é uma prática material e simbólica que expressa pertencimento social e étnico, em especial quando relacionados aos cabelos crespos, pois a manipulação destes reflete os conflitos sociais os quais estas mulheres estão envolvidas na sociedade brasileira. Objetivamos, nessa pesquisa, compreender como as mulheres negras utilizam o consumo como mecanismo de reprodução cultural, ao substanciar de significados os bens consumidos para a construção de identificação como mulher negra. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167 10.18568/cmc.v6i17.167 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v6i17.167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167/168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99 Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99 1983-7070 10.18568/cmc.v6i17 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299085324288 |