Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Josiane Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Vieira, Francisco Giovanni David
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167
Resumo: O consumo, para as mulheres negras, é uma prática material e simbólica que expressa pertencimento social e étnico, em especial quando relacionados aos cabelos crespos, pois a manipulação destes reflete os conflitos sociais os quais estas mulheres estão envolvidas na sociedade brasileira. Objetivamos, nessa pesquisa, compreender como as mulheres negras utilizam o consumo como mecanismo de reprodução cultural, ao substanciar de significados os bens consumidos para a construção de identificação como mulher negra.
id ESPM-3_f5d183a0bfd92a111cfa0ec555f80108
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/167
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negrasCultura. ConsumoMulheres negrasCabelos cresposO consumo, para as mulheres negras, é uma prática material e simbólica que expressa pertencimento social e étnico, em especial quando relacionados aos cabelos crespos, pois a manipulação destes reflete os conflitos sociais os quais estas mulheres estão envolvidas na sociedade brasileira. Objetivamos, nessa pesquisa, compreender como as mulheres negras utilizam o consumo como mecanismo de reprodução cultural, ao substanciar de significados os bens consumidos para a construção de identificação como mulher negra.Escola Superior de Propaganda e Marketing2010-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16710.18568/cmc.v6i17.167Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-991983-707010.18568/cmc.v6i17reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167/168Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Josiane SilvaVieira, Francisco Giovanni David2013-01-23T15:53:06Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/167Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-01-23T15:53:06Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras
title Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras
spellingShingle Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras
de Oliveira, Josiane Silva
Cultura. Consumo
Mulheres negras
Cabelos crespos
title_short Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras
title_full Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras
title_fullStr Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras
title_full_unstemmed Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras
title_sort Os bens de consumo como mecanismo de mediação da reprodução cultural das mulheres negras
author de Oliveira, Josiane Silva
author_facet de Oliveira, Josiane Silva
Vieira, Francisco Giovanni David
author_role author
author2 Vieira, Francisco Giovanni David
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Josiane Silva
Vieira, Francisco Giovanni David
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura. Consumo
Mulheres negras
Cabelos crespos
topic Cultura. Consumo
Mulheres negras
Cabelos crespos
description O consumo, para as mulheres negras, é uma prática material e simbólica que expressa pertencimento social e étnico, em especial quando relacionados aos cabelos crespos, pois a manipulação destes reflete os conflitos sociais os quais estas mulheres estão envolvidas na sociedade brasileira. Objetivamos, nessa pesquisa, compreender como as mulheres negras utilizam o consumo como mecanismo de reprodução cultural, ao substanciar de significados os bens consumidos para a construção de identificação como mulher negra.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167
10.18568/cmc.v6i17.167
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v6i17.167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/167/168
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99
Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 17 (2009): Comunicação e representações do feminino; 73-99
1983-7070
10.18568/cmc.v6i17
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299085324288