Novos realismos e o risco da ficção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/155 |
Resumo: | Entre as correntes teóricas contemporâneas, há uma tendência em considerar que a função da imagem midiática já não é imitar, nem sequer fazer-se passar pela realidade, mas substituir o próprio mundo real. Tal pensamento tem aberto caminho para a valorização de narrativas que parecem retratar, espontaneamente, cenas de um “real autêntico”. Partindo desse ponto, o texto discute a crise da ficção e os novos realismos, indagando quais os parâmetros utilizados, em nossos dias, quando se classifica um texto como realista. |
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Novos realismos e o risco da ficçãoEntre as correntes teóricas contemporâneas, há uma tendência em considerar que a função da imagem midiática já não é imitar, nem sequer fazer-se passar pela realidade, mas substituir o próprio mundo real. Tal pensamento tem aberto caminho para a valorização de narrativas que parecem retratar, espontaneamente, cenas de um “real autêntico”. Partindo desse ponto, o texto discute a crise da ficção e os novos realismos, indagando quais os parâmetros utilizados, em nossos dias, quando se classifica um texto como realista. Escola Superior de Propaganda e Marketing2010-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/15510.18568/cmc.v6i16.155Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 29-43Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 29-43Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 29-431983-707010.18568/cmc.v6i16reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/155/156Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Figueiredo, Vera Lúcia Follain2012-07-13T19:09:37Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/155Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-07-13T19:09:37Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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