O stop motion enquanto linguagem para o ensino e divulgação dos objetivos do desenvolvimento sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/367 |
Resumo: | Este artigo discute a utilização do stop motion como linguagem para a inserção dos temas transversais de ensino em currículos de cursos superiores por meio da organização temática proposta pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS’s (ONU) e seu estudo, conforme propõe o projeto pedagógico do Curso de Design de Animação do UNICURITIBA, como parte integrante da ementa nas disciplinas semestrais de Projeto Integrador. No caso discutido, alunos do primeiro módulo trabalham a temática juntamente com o aprendizado do primeiro conjunto de técnicas de animação, as técnicas tatílicas, cujos resultados são expressos em stop motion. Tendo o estudo dos ODSs como ponto de partida, os alunos se organizam para a escolha temática e para a formulação de um projeto em animação que aborda um dos objetivos apontados pela ONU. Como resultados obtidos nos dados compilados, temos a experiência de produção tátil desenvolvida com o processo de produção artesanal da animação e também a ampliação da consciência e da responsabilidade social com projetos relacionados às causas sociais globais, atitude que perdura nos módulos seguintes quando não há mais a delimitação temática. Como considerações apresenta-se uma forma de inserção possível dos temas transversais através dessa linguagem e apontam-se alguns indícios de que essa temática juntamente com a proposta pedagógica singular em que a aprendizagem autodirigida guia o processo de projeto desde seu início pode resultar em práticas críticas e reflexivas sobre os problemas sociais vigentes. |
id |
ESPM-4_0d2883d6c2cf9e106324dd07503944ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/367 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
O stop motion enquanto linguagem para o ensino e divulgação dos objetivos do desenvolvimento sustentávelEste artigo discute a utilização do stop motion como linguagem para a inserção dos temas transversais de ensino em currículos de cursos superiores por meio da organização temática proposta pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS’s (ONU) e seu estudo, conforme propõe o projeto pedagógico do Curso de Design de Animação do UNICURITIBA, como parte integrante da ementa nas disciplinas semestrais de Projeto Integrador. No caso discutido, alunos do primeiro módulo trabalham a temática juntamente com o aprendizado do primeiro conjunto de técnicas de animação, as técnicas tatílicas, cujos resultados são expressos em stop motion. Tendo o estudo dos ODSs como ponto de partida, os alunos se organizam para a escolha temática e para a formulação de um projeto em animação que aborda um dos objetivos apontados pela ONU. Como resultados obtidos nos dados compilados, temos a experiência de produção tátil desenvolvida com o processo de produção artesanal da animação e também a ampliação da consciência e da responsabilidade social com projetos relacionados às causas sociais globais, atitude que perdura nos módulos seguintes quando não há mais a delimitação temática. Como considerações apresenta-se uma forma de inserção possível dos temas transversais através dessa linguagem e apontam-se alguns indícios de que essa temática juntamente com a proposta pedagógica singular em que a aprendizagem autodirigida guia o processo de projeto desde seu início pode resultar em práticas críticas e reflexivas sobre os problemas sociais vigentes.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/36710.22398/2525-2828.618253-275Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 253-275Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 253-2752525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/367/pdfCopyright (c) 2021 Lucina Reitenbach Viana, Marcia Maria Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Lucina ReitenbachAlves, Marcia Maria2021-12-18T17:35:25Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/367Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-18T17:35:25Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O stop motion enquanto linguagem para o ensino e divulgação dos objetivos do desenvolvimento sustentável |
title |
O stop motion enquanto linguagem para o ensino e divulgação dos objetivos do desenvolvimento sustentável |
spellingShingle |
O stop motion enquanto linguagem para o ensino e divulgação dos objetivos do desenvolvimento sustentável Viana, Lucina Reitenbach |
title_short |
O stop motion enquanto linguagem para o ensino e divulgação dos objetivos do desenvolvimento sustentável |
title_full |
O stop motion enquanto linguagem para o ensino e divulgação dos objetivos do desenvolvimento sustentável |
title_fullStr |
O stop motion enquanto linguagem para o ensino e divulgação dos objetivos do desenvolvimento sustentável |
title_full_unstemmed |
O stop motion enquanto linguagem para o ensino e divulgação dos objetivos do desenvolvimento sustentável |
title_sort |
O stop motion enquanto linguagem para o ensino e divulgação dos objetivos do desenvolvimento sustentável |
author |
Viana, Lucina Reitenbach |
author_facet |
Viana, Lucina Reitenbach Alves, Marcia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Marcia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Lucina Reitenbach Alves, Marcia Maria |
description |
Este artigo discute a utilização do stop motion como linguagem para a inserção dos temas transversais de ensino em currículos de cursos superiores por meio da organização temática proposta pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS’s (ONU) e seu estudo, conforme propõe o projeto pedagógico do Curso de Design de Animação do UNICURITIBA, como parte integrante da ementa nas disciplinas semestrais de Projeto Integrador. No caso discutido, alunos do primeiro módulo trabalham a temática juntamente com o aprendizado do primeiro conjunto de técnicas de animação, as técnicas tatílicas, cujos resultados são expressos em stop motion. Tendo o estudo dos ODSs como ponto de partida, os alunos se organizam para a escolha temática e para a formulação de um projeto em animação que aborda um dos objetivos apontados pela ONU. Como resultados obtidos nos dados compilados, temos a experiência de produção tátil desenvolvida com o processo de produção artesanal da animação e também a ampliação da consciência e da responsabilidade social com projetos relacionados às causas sociais globais, atitude que perdura nos módulos seguintes quando não há mais a delimitação temática. Como considerações apresenta-se uma forma de inserção possível dos temas transversais através dessa linguagem e apontam-se alguns indícios de que essa temática juntamente com a proposta pedagógica singular em que a aprendizagem autodirigida guia o processo de projeto desde seu início pode resultar em práticas críticas e reflexivas sobre os problemas sociais vigentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/367 10.22398/2525-2828.618253-275 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/367 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.618253-275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/367/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lucina Reitenbach Viana, Marcia Maria Alves info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lucina Reitenbach Viana, Marcia Maria Alves |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 253-275 Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 253-275 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231689458515968 |