COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/352 |
Resumo: | A animação não se restringe apenas ao cinema, mas se estende em diversos formatos e áreas como publicidade, games e televisão, sendo também utilizada como ferramenta em diferentes meios. Devido à pandemia do novo Coronavírus e ao distanciamento social, a produção de conteúdos audiovisuais, como filmes e séries, foi interrompida e produtores em todo o país e no mundo tiveram que se adaptar à nova realidade. Diante disso, o presente artigo objetiva identificar os impactos da Covid-19 na exibição e produção de animação e as novas tendências pós-pandemia. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e bibliográficocom análise de dados secundários, tais como: artigos científicos, materiais técnicos e documentos do setor audiovisual. Em geral, foram observadas novas possibilidades de exibição, apontando principalmente para o fortalecimento das plataformas de streaming juntamente com o resgate de espaços culturais como meios de exposição. Além disso, as próximas produções lançadas online tendem a ser voltadas diretamente para o ambiente virtual e a exibição online. Assim, o presente artigo procurou reconhecer e caracterizar essas tendências, possibilitando a compreensão do seu cenário para, então, contribuir para a elaboração de políticas com foco em mitigar os efeitos negativos e estimular a retomada das atividades. |
id |
ESPM-4_342b18cc42a4bbbc0e3044d8fdc6d37e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/352 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animaçãoA animação não se restringe apenas ao cinema, mas se estende em diversos formatos e áreas como publicidade, games e televisão, sendo também utilizada como ferramenta em diferentes meios. Devido à pandemia do novo Coronavírus e ao distanciamento social, a produção de conteúdos audiovisuais, como filmes e séries, foi interrompida e produtores em todo o país e no mundo tiveram que se adaptar à nova realidade. Diante disso, o presente artigo objetiva identificar os impactos da Covid-19 na exibição e produção de animação e as novas tendências pós-pandemia. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e bibliográficocom análise de dados secundários, tais como: artigos científicos, materiais técnicos e documentos do setor audiovisual. Em geral, foram observadas novas possibilidades de exibição, apontando principalmente para o fortalecimento das plataformas de streaming juntamente com o resgate de espaços culturais como meios de exposição. Além disso, as próximas produções lançadas online tendem a ser voltadas diretamente para o ambiente virtual e a exibição online. Assim, o presente artigo procurou reconhecer e caracterizar essas tendências, possibilitando a compreensão do seu cenário para, então, contribuir para a elaboração de políticas com foco em mitigar os efeitos negativos e estimular a retomada das atividades.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/35210.22398/2525-2828.618114-125Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 114-125Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 114-1252525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/352/pdfCopyright (c) 2021 Elisangela Lobo Schirigatti, Camila Kutiskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchirigatti, Elisangela LoboKutiski, Camila2021-12-18T17:35:25Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/352Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-18T17:35:25Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação |
title |
COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação |
spellingShingle |
COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação Schirigatti, Elisangela Lobo |
title_short |
COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação |
title_full |
COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação |
title_fullStr |
COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação |
title_full_unstemmed |
COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação |
title_sort |
COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação |
author |
Schirigatti, Elisangela Lobo |
author_facet |
Schirigatti, Elisangela Lobo Kutiski, Camila |
author_role |
author |
author2 |
Kutiski, Camila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schirigatti, Elisangela Lobo Kutiski, Camila |
description |
A animação não se restringe apenas ao cinema, mas se estende em diversos formatos e áreas como publicidade, games e televisão, sendo também utilizada como ferramenta em diferentes meios. Devido à pandemia do novo Coronavírus e ao distanciamento social, a produção de conteúdos audiovisuais, como filmes e séries, foi interrompida e produtores em todo o país e no mundo tiveram que se adaptar à nova realidade. Diante disso, o presente artigo objetiva identificar os impactos da Covid-19 na exibição e produção de animação e as novas tendências pós-pandemia. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e bibliográficocom análise de dados secundários, tais como: artigos científicos, materiais técnicos e documentos do setor audiovisual. Em geral, foram observadas novas possibilidades de exibição, apontando principalmente para o fortalecimento das plataformas de streaming juntamente com o resgate de espaços culturais como meios de exposição. Além disso, as próximas produções lançadas online tendem a ser voltadas diretamente para o ambiente virtual e a exibição online. Assim, o presente artigo procurou reconhecer e caracterizar essas tendências, possibilitando a compreensão do seu cenário para, então, contribuir para a elaboração de políticas com foco em mitigar os efeitos negativos e estimular a retomada das atividades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/352 10.22398/2525-2828.618114-125 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/352 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.618114-125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/352/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Elisangela Lobo Schirigatti, Camila Kutiski info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Elisangela Lobo Schirigatti, Camila Kutiski |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 114-125 Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 114-125 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231689446981632 |