COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schirigatti, Elisangela Lobo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kutiski, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/352
Resumo: A animação não se restringe apenas ao cinema, mas se estende em diversos formatos e áreas como publicidade, games e televisão, sendo também utilizada como ferramenta em diferentes meios. Devido à pandemia do novo Coronavírus e ao distanciamento social, a produção de conteúdos audiovisuais, como filmes e séries, foi interrompida e produtores em todo o país e no mundo tiveram que se adaptar à nova realidade. Diante disso, o presente artigo objetiva identificar os impactos da Covid-19 na exibição e produção de animação e as novas tendências pós-pandemia. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e bibliográficocom análise de dados secundários, tais como: artigos científicos, materiais técnicos e documentos do setor audiovisual. Em geral, foram observadas novas possibilidades de exibição, apontando principalmente para o fortalecimento das plataformas de streaming juntamente com o resgate de espaços culturais como meios de exposição. Além disso, as próximas produções lançadas online tendem a ser voltadas diretamente para o ambiente virtual e a exibição online. Assim, o presente artigo procurou reconhecer e caracterizar essas tendências, possibilitando a compreensão do seu cenário para, então, contribuir para a elaboração de políticas com foco em mitigar os efeitos negativos e estimular a retomada das atividades.
id ESPM-4_342b18cc42a4bbbc0e3044d8fdc6d37e
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/352
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animaçãoA animação não se restringe apenas ao cinema, mas se estende em diversos formatos e áreas como publicidade, games e televisão, sendo também utilizada como ferramenta em diferentes meios. Devido à pandemia do novo Coronavírus e ao distanciamento social, a produção de conteúdos audiovisuais, como filmes e séries, foi interrompida e produtores em todo o país e no mundo tiveram que se adaptar à nova realidade. Diante disso, o presente artigo objetiva identificar os impactos da Covid-19 na exibição e produção de animação e as novas tendências pós-pandemia. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e bibliográficocom análise de dados secundários, tais como: artigos científicos, materiais técnicos e documentos do setor audiovisual. Em geral, foram observadas novas possibilidades de exibição, apontando principalmente para o fortalecimento das plataformas de streaming juntamente com o resgate de espaços culturais como meios de exposição. Além disso, as próximas produções lançadas online tendem a ser voltadas diretamente para o ambiente virtual e a exibição online. Assim, o presente artigo procurou reconhecer e caracterizar essas tendências, possibilitando a compreensão do seu cenário para, então, contribuir para a elaboração de políticas com foco em mitigar os efeitos negativos e estimular a retomada das atividades.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/35210.22398/2525-2828.618114-125Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 114-125Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 114-1252525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/352/pdfCopyright (c) 2021 Elisangela Lobo Schirigatti, Camila Kutiskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchirigatti, Elisangela LoboKutiski, Camila2021-12-18T17:35:25Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/352Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-18T17:35:25Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação
title COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação
spellingShingle COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação
Schirigatti, Elisangela Lobo
title_short COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação
title_full COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação
title_fullStr COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação
title_full_unstemmed COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação
title_sort COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação
author Schirigatti, Elisangela Lobo
author_facet Schirigatti, Elisangela Lobo
Kutiski, Camila
author_role author
author2 Kutiski, Camila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schirigatti, Elisangela Lobo
Kutiski, Camila
description A animação não se restringe apenas ao cinema, mas se estende em diversos formatos e áreas como publicidade, games e televisão, sendo também utilizada como ferramenta em diferentes meios. Devido à pandemia do novo Coronavírus e ao distanciamento social, a produção de conteúdos audiovisuais, como filmes e séries, foi interrompida e produtores em todo o país e no mundo tiveram que se adaptar à nova realidade. Diante disso, o presente artigo objetiva identificar os impactos da Covid-19 na exibição e produção de animação e as novas tendências pós-pandemia. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e bibliográficocom análise de dados secundários, tais como: artigos científicos, materiais técnicos e documentos do setor audiovisual. Em geral, foram observadas novas possibilidades de exibição, apontando principalmente para o fortalecimento das plataformas de streaming juntamente com o resgate de espaços culturais como meios de exposição. Além disso, as próximas produções lançadas online tendem a ser voltadas diretamente para o ambiente virtual e a exibição online. Assim, o presente artigo procurou reconhecer e caracterizar essas tendências, possibilitando a compreensão do seu cenário para, então, contribuir para a elaboração de políticas com foco em mitigar os efeitos negativos e estimular a retomada das atividades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/352
10.22398/2525-2828.618114-125
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/352
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.618114-125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/352/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Elisangela Lobo Schirigatti, Camila Kutiski
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Elisangela Lobo Schirigatti, Camila Kutiski
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 114-125
Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 114-125
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689446981632