Rio Anime Clube: a festa dos fãs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Leonardo Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Travancas, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/286
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar um evento da Indústria Cultural onde a cultura pop é celebrada: o Rio Anime Club. Foi desenvolvida uma pesquisa de “inspiração etnográfica” no Rio Anime Club realizado em maio de 2019, no clube Hebraica, no Rio de Janeiro. Ela incluiu observação participante e realização de entrevistas. Trata-se de uma festa organizada por fãs e para fãs e suas marcas principais são a coesão social entre os participantes e as “efervescências coletivas” vividas por eles no evento. Este trabalho foi construído sobre uma base teórica que inclui as obras dos autores: Adorno e Horkheimer (1993) para pensar a  indústria cultural, Durkheim (1978) a festa,  Fiske (1992) e Hills (2002) o fandom,  Baym (2007) e Coelho (1999) os fãs (2015) e Nunes (2015) o cosplay. Durante a pesquisa de campo observou-se que as interações entre os participantes, assim como as suas práticas - o cosplay é uma delas -, são expressão do vínculo dos indivíduos com a cultura pop. E ainda que essa cultura seja responsável pelas emoções que provoca estas só ocorrem porque os participantes deixam-se afetar por suas narrativas. Podemos concluir que a cultura pop, responsável pelas experiências vivenciadas no Rio Anime Club, tem um papel importante na vida de seus fãs.
id ESPM-4_34bec0acd722000dc1aeb4cacedd438b
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/286
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Rio Anime Clube: a festa dos fãsO objetivo deste artigo é analisar um evento da Indústria Cultural onde a cultura pop é celebrada: o Rio Anime Club. Foi desenvolvida uma pesquisa de “inspiração etnográfica” no Rio Anime Club realizado em maio de 2019, no clube Hebraica, no Rio de Janeiro. Ela incluiu observação participante e realização de entrevistas. Trata-se de uma festa organizada por fãs e para fãs e suas marcas principais são a coesão social entre os participantes e as “efervescências coletivas” vividas por eles no evento. Este trabalho foi construído sobre uma base teórica que inclui as obras dos autores: Adorno e Horkheimer (1993) para pensar a  indústria cultural, Durkheim (1978) a festa,  Fiske (1992) e Hills (2002) o fandom,  Baym (2007) e Coelho (1999) os fãs (2015) e Nunes (2015) o cosplay. Durante a pesquisa de campo observou-se que as interações entre os participantes, assim como as suas práticas - o cosplay é uma delas -, são expressão do vínculo dos indivíduos com a cultura pop. E ainda que essa cultura seja responsável pelas emoções que provoca estas só ocorrem porque os participantes deixam-se afetar por suas narrativas. Podemos concluir que a cultura pop, responsável pelas experiências vivenciadas no Rio Anime Club, tem um papel importante na vida de seus fãs.Escola Superior de Propaganda e Marketing2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/28610.22398/2525-2828.51497-113Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 14 (2020); 97-113Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 14 (2020); 97-1132525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/286/pdf_1Copyright (c) 2020 Leonardo Soares da Silva, Isabel Travancasinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Leonardo SoaresTravancas, Isabel2020-09-27T21:45:19Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/286Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2020-09-27T21:45:19Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Rio Anime Clube: a festa dos fãs
title Rio Anime Clube: a festa dos fãs
spellingShingle Rio Anime Clube: a festa dos fãs
da Silva, Leonardo Soares
title_short Rio Anime Clube: a festa dos fãs
title_full Rio Anime Clube: a festa dos fãs
title_fullStr Rio Anime Clube: a festa dos fãs
title_full_unstemmed Rio Anime Clube: a festa dos fãs
title_sort Rio Anime Clube: a festa dos fãs
author da Silva, Leonardo Soares
author_facet da Silva, Leonardo Soares
Travancas, Isabel
author_role author
author2 Travancas, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Leonardo Soares
Travancas, Isabel
description O objetivo deste artigo é analisar um evento da Indústria Cultural onde a cultura pop é celebrada: o Rio Anime Club. Foi desenvolvida uma pesquisa de “inspiração etnográfica” no Rio Anime Club realizado em maio de 2019, no clube Hebraica, no Rio de Janeiro. Ela incluiu observação participante e realização de entrevistas. Trata-se de uma festa organizada por fãs e para fãs e suas marcas principais são a coesão social entre os participantes e as “efervescências coletivas” vividas por eles no evento. Este trabalho foi construído sobre uma base teórica que inclui as obras dos autores: Adorno e Horkheimer (1993) para pensar a  indústria cultural, Durkheim (1978) a festa,  Fiske (1992) e Hills (2002) o fandom,  Baym (2007) e Coelho (1999) os fãs (2015) e Nunes (2015) o cosplay. Durante a pesquisa de campo observou-se que as interações entre os participantes, assim como as suas práticas - o cosplay é uma delas -, são expressão do vínculo dos indivíduos com a cultura pop. E ainda que essa cultura seja responsável pelas emoções que provoca estas só ocorrem porque os participantes deixam-se afetar por suas narrativas. Podemos concluir que a cultura pop, responsável pelas experiências vivenciadas no Rio Anime Club, tem um papel importante na vida de seus fãs.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/286
10.22398/2525-2828.51497-113
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/286
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.51497-113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/286/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Leonardo Soares da Silva, Isabel Travancas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Leonardo Soares da Silva, Isabel Travancas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 14 (2020); 97-113
Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 14 (2020); 97-113
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689409232896