A jornada da decisão do consumo de música na era digital por parte do consumidor jovem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattoso, Cecilia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Genes, Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/283
Resumo: Este artigo buscou analisar como se dá a jornada de decisão dos jovens cariocas com alto capital cultural, no que tange ao consumo de música popular. Mais especificamente, buscou-se identificar as etapas e influências que ocorrem na jornada de decisão de jovens com alto capital cultural, residentes do município do Rio de Janeiro, sobre o consumo de música popular.  Para tanto foi utilizada uma abordagem qualitativa com a realização entrevistas em profundidade. Estes jovens cariocas decidem a música popular que vão consumir e em qual plataforma vão consumi-la com base em sugestões de amigos, dos formadores de opinião da internet e na disponibilidade e facilidade das plataformas digitais.  Os critérios de escolha são bastante variados, mas emergiu um critério de segmentação bastante interessante para o mercado, os aficionados e os não exigentes. As plataformas de streaming vão se ver obrigadas a agregar funcionalidades de outros serviços, fora da indústria da música. Os jovens entrevistados consideram suas experiências em outros serviços e plataformas ao avaliar os serviços de streaming. Com relação a estudos de consumo, vislumbra-se um modelo de processo decisório que não é linear, mas sim uma jornada de idas e vindas, com a avaliação e comparação dos serviços de forma mais ampla, incluindo outros setores, com diversas influências e em constante mutação, indicando a necessidade de ter-se mais foco, não somente no entendimento do comportamento do consumidor, mas também nas dinâmicas de mercado.
id ESPM-4_45b1034fa689cb57922d4aca677a3573
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/283
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling A jornada da decisão do consumo de música na era digital por parte do consumidor jovemEste artigo buscou analisar como se dá a jornada de decisão dos jovens cariocas com alto capital cultural, no que tange ao consumo de música popular. Mais especificamente, buscou-se identificar as etapas e influências que ocorrem na jornada de decisão de jovens com alto capital cultural, residentes do município do Rio de Janeiro, sobre o consumo de música popular.  Para tanto foi utilizada uma abordagem qualitativa com a realização entrevistas em profundidade. Estes jovens cariocas decidem a música popular que vão consumir e em qual plataforma vão consumi-la com base em sugestões de amigos, dos formadores de opinião da internet e na disponibilidade e facilidade das plataformas digitais.  Os critérios de escolha são bastante variados, mas emergiu um critério de segmentação bastante interessante para o mercado, os aficionados e os não exigentes. As plataformas de streaming vão se ver obrigadas a agregar funcionalidades de outros serviços, fora da indústria da música. Os jovens entrevistados consideram suas experiências em outros serviços e plataformas ao avaliar os serviços de streaming. Com relação a estudos de consumo, vislumbra-se um modelo de processo decisório que não é linear, mas sim uma jornada de idas e vindas, com a avaliação e comparação dos serviços de forma mais ampla, incluindo outros setores, com diversas influências e em constante mutação, indicando a necessidade de ter-se mais foco, não somente no entendimento do comportamento do consumidor, mas também nas dinâmicas de mercado.Escola Superior de Propaganda e Marketing2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/28310.22398/2525-2828.5146-24Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 14 (2020); 6-24Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 14 (2020); 6-242525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/283/pdfCopyright (c) 2020 Cecilia Mattoso, Felipe Genesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattoso, CeciliaGenes, Felipe2020-09-27T20:27:11Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/283Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2020-09-27T20:27:11Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A jornada da decisão do consumo de música na era digital por parte do consumidor jovem
title A jornada da decisão do consumo de música na era digital por parte do consumidor jovem
spellingShingle A jornada da decisão do consumo de música na era digital por parte do consumidor jovem
Mattoso, Cecilia
title_short A jornada da decisão do consumo de música na era digital por parte do consumidor jovem
title_full A jornada da decisão do consumo de música na era digital por parte do consumidor jovem
title_fullStr A jornada da decisão do consumo de música na era digital por parte do consumidor jovem
title_full_unstemmed A jornada da decisão do consumo de música na era digital por parte do consumidor jovem
title_sort A jornada da decisão do consumo de música na era digital por parte do consumidor jovem
author Mattoso, Cecilia
author_facet Mattoso, Cecilia
Genes, Felipe
author_role author
author2 Genes, Felipe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattoso, Cecilia
Genes, Felipe
description Este artigo buscou analisar como se dá a jornada de decisão dos jovens cariocas com alto capital cultural, no que tange ao consumo de música popular. Mais especificamente, buscou-se identificar as etapas e influências que ocorrem na jornada de decisão de jovens com alto capital cultural, residentes do município do Rio de Janeiro, sobre o consumo de música popular.  Para tanto foi utilizada uma abordagem qualitativa com a realização entrevistas em profundidade. Estes jovens cariocas decidem a música popular que vão consumir e em qual plataforma vão consumi-la com base em sugestões de amigos, dos formadores de opinião da internet e na disponibilidade e facilidade das plataformas digitais.  Os critérios de escolha são bastante variados, mas emergiu um critério de segmentação bastante interessante para o mercado, os aficionados e os não exigentes. As plataformas de streaming vão se ver obrigadas a agregar funcionalidades de outros serviços, fora da indústria da música. Os jovens entrevistados consideram suas experiências em outros serviços e plataformas ao avaliar os serviços de streaming. Com relação a estudos de consumo, vislumbra-se um modelo de processo decisório que não é linear, mas sim uma jornada de idas e vindas, com a avaliação e comparação dos serviços de forma mais ampla, incluindo outros setores, com diversas influências e em constante mutação, indicando a necessidade de ter-se mais foco, não somente no entendimento do comportamento do consumidor, mas também nas dinâmicas de mercado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/283
10.22398/2525-2828.5146-24
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/283
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.5146-24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/283/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cecilia Mattoso, Felipe Genes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cecilia Mattoso, Felipe Genes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 14 (2020); 6-24
Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 14 (2020); 6-24
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689406087168