Economia da cultura e economia criativa: análise dos conceitos e contribuição aos estudos territoriais
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/119 |
Resumo: | As relações entre território, criatividade, economia e cultura são múltiplas. As dinâmicas econômicas e territoriais contemporâneas são cada vez mais influenciadas por elementos intangíveis e exigem a construção e o estudo de conceitos que apreendam estes novos nexos territoriais e econômicos. Nesta perspectiva, o presente artigo analisa os conceitos de Economia da Cultura e Economia Criativa, com vistas à contribuir com os estudos territoriais. O artigo analisa as relações históricas entre economia e criatividade, afirmando que a referida relação é anterior a formulação dos conceitos de Economia da Cultura e Economia Criativa e que não se restringe as atividades e processos englobados pelos conceitos citados. Na análise dos conceitos de Economia da Cultura e Economia Criativa, são examinados os estudos seminais e os traços característicos destes campos, bem como são identificadas as principais abordagens e contextos de uso dos conceitos e a crescente relevância destes dentro da economia contemporânea e nas estratégias de desenvolvimento territorial. Dentro do contexto de análise dos referidos conceitos, examina-se também formulações sobre a Classe Criativa, identificando-se diferentes abordagens teóricas a relacionar os temas trabalho e criatividade. Desta forma, busca-se contribuir e oferecer subsídios para os estudos das relações entre território, criatividade, economia e cultura |
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Economia da cultura e economia criativa: análise dos conceitos e contribuição aos estudos territoriaisAs relações entre território, criatividade, economia e cultura são múltiplas. As dinâmicas econômicas e territoriais contemporâneas são cada vez mais influenciadas por elementos intangíveis e exigem a construção e o estudo de conceitos que apreendam estes novos nexos territoriais e econômicos. Nesta perspectiva, o presente artigo analisa os conceitos de Economia da Cultura e Economia Criativa, com vistas à contribuir com os estudos territoriais. O artigo analisa as relações históricas entre economia e criatividade, afirmando que a referida relação é anterior a formulação dos conceitos de Economia da Cultura e Economia Criativa e que não se restringe as atividades e processos englobados pelos conceitos citados. Na análise dos conceitos de Economia da Cultura e Economia Criativa, são examinados os estudos seminais e os traços característicos destes campos, bem como são identificadas as principais abordagens e contextos de uso dos conceitos e a crescente relevância destes dentro da economia contemporânea e nas estratégias de desenvolvimento territorial. Dentro do contexto de análise dos referidos conceitos, examina-se também formulações sobre a Classe Criativa, identificando-se diferentes abordagens teóricas a relacionar os temas trabalho e criatividade. Desta forma, busca-se contribuir e oferecer subsídios para os estudos das relações entre território, criatividade, economia e culturaEscola Superior de Propaganda e Marketing2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/11910.22398/2525-2828.2625-40Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 2 No. 6 (2017); 25-40Diálogo com a Economia Criativa; v. 2 n. 6 (2017); 25-402525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/119/pdfCopyright (c) 2017 Gustavo da Silva Diniz, Auro Aparecido Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Gustavo da SilvaMendes, Auro Aparecido2017-12-11T19:00:29Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/119Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2017-12-11T19:00:29Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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