O Consumo de fraldas descartáveis infantis – os impactos socioambientais oriundos das práticas de mercado sob a perspectiva do Macromarketing.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/264 |
Resumo: | O uso de fraldas descartáveis infantis tornou-se indispensável na rotina das famílias contemporâneas devido, principalmente, as suas características de praticidade de troca e de descarte e as questões relacionadas a saúde e higiene infantil. Este ensaio teórico tem como objetivo discutir os impactos ambientais oriundos do consumo das fraldas descartáveis infantis sob a perspectiva do Macromarketing. Através do levantamento histórico sobre a evolução do produto, buscou-se compreender os aspectos sociais que colaboraram para o desenvolvimento e o crescimento exponencial desse mercado. A partir do modelo teórico de Nason (1989), analisa-se as etapas de produção, consumo e descarte e as consequências sociais oriundas das transações de mercado sobre as diferentes partes. Considerando essa perspectiva, foi possível identificar a gravidade dos impactos socioambientais relacionados principalmente ao descarte, o papel central que os mercados exercem para a abordagem de políticas ambientais relacionadas as práticas de marketing, assim como novas configurações emergentes do mercado, derivadas de grupos da sociedade conscientes de sua condição de agentes principais no processo de interação com o meio ambiente e alinhados a práticas de consumo mais sustentáveis.Palavras Chave: fraldas descartáveis; consumo; impactos ambientais; Macromarketing |
id |
ESPM-4_48575541c87e9716e5cfc78974160a77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/264 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
O Consumo de fraldas descartáveis infantis – os impactos socioambientais oriundos das práticas de mercado sob a perspectiva do Macromarketing.O uso de fraldas descartáveis infantis tornou-se indispensável na rotina das famílias contemporâneas devido, principalmente, as suas características de praticidade de troca e de descarte e as questões relacionadas a saúde e higiene infantil. Este ensaio teórico tem como objetivo discutir os impactos ambientais oriundos do consumo das fraldas descartáveis infantis sob a perspectiva do Macromarketing. Através do levantamento histórico sobre a evolução do produto, buscou-se compreender os aspectos sociais que colaboraram para o desenvolvimento e o crescimento exponencial desse mercado. A partir do modelo teórico de Nason (1989), analisa-se as etapas de produção, consumo e descarte e as consequências sociais oriundas das transações de mercado sobre as diferentes partes. Considerando essa perspectiva, foi possível identificar a gravidade dos impactos socioambientais relacionados principalmente ao descarte, o papel central que os mercados exercem para a abordagem de políticas ambientais relacionadas as práticas de marketing, assim como novas configurações emergentes do mercado, derivadas de grupos da sociedade conscientes de sua condição de agentes principais no processo de interação com o meio ambiente e alinhados a práticas de consumo mais sustentáveis.Palavras Chave: fraldas descartáveis; consumo; impactos ambientais; MacromarketingEscola Superior de Propaganda e Marketing2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/26410.22398/2525-2828.51480-96Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 14 (2020); 80-96Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 14 (2020); 80-962525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/264/pdfCopyright (c) 2020 Katia Cardoso do Nascimento, Denise Franca Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Katia CardosoBarros, Denise Franca2020-09-27T20:27:11Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/264Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2020-09-27T20:27:11Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Consumo de fraldas descartáveis infantis – os impactos socioambientais oriundos das práticas de mercado sob a perspectiva do Macromarketing. |
title |
O Consumo de fraldas descartáveis infantis – os impactos socioambientais oriundos das práticas de mercado sob a perspectiva do Macromarketing. |
spellingShingle |
O Consumo de fraldas descartáveis infantis – os impactos socioambientais oriundos das práticas de mercado sob a perspectiva do Macromarketing. do Nascimento, Katia Cardoso |
title_short |
O Consumo de fraldas descartáveis infantis – os impactos socioambientais oriundos das práticas de mercado sob a perspectiva do Macromarketing. |
title_full |
O Consumo de fraldas descartáveis infantis – os impactos socioambientais oriundos das práticas de mercado sob a perspectiva do Macromarketing. |
title_fullStr |
O Consumo de fraldas descartáveis infantis – os impactos socioambientais oriundos das práticas de mercado sob a perspectiva do Macromarketing. |
title_full_unstemmed |
O Consumo de fraldas descartáveis infantis – os impactos socioambientais oriundos das práticas de mercado sob a perspectiva do Macromarketing. |
title_sort |
O Consumo de fraldas descartáveis infantis – os impactos socioambientais oriundos das práticas de mercado sob a perspectiva do Macromarketing. |
author |
do Nascimento, Katia Cardoso |
author_facet |
do Nascimento, Katia Cardoso Barros, Denise Franca |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Denise Franca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento, Katia Cardoso Barros, Denise Franca |
description |
O uso de fraldas descartáveis infantis tornou-se indispensável na rotina das famílias contemporâneas devido, principalmente, as suas características de praticidade de troca e de descarte e as questões relacionadas a saúde e higiene infantil. Este ensaio teórico tem como objetivo discutir os impactos ambientais oriundos do consumo das fraldas descartáveis infantis sob a perspectiva do Macromarketing. Através do levantamento histórico sobre a evolução do produto, buscou-se compreender os aspectos sociais que colaboraram para o desenvolvimento e o crescimento exponencial desse mercado. A partir do modelo teórico de Nason (1989), analisa-se as etapas de produção, consumo e descarte e as consequências sociais oriundas das transações de mercado sobre as diferentes partes. Considerando essa perspectiva, foi possível identificar a gravidade dos impactos socioambientais relacionados principalmente ao descarte, o papel central que os mercados exercem para a abordagem de políticas ambientais relacionadas as práticas de marketing, assim como novas configurações emergentes do mercado, derivadas de grupos da sociedade conscientes de sua condição de agentes principais no processo de interação com o meio ambiente e alinhados a práticas de consumo mais sustentáveis.Palavras Chave: fraldas descartáveis; consumo; impactos ambientais; Macromarketing |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/264 10.22398/2525-2828.51480-96 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/264 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.51480-96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/264/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Katia Cardoso do Nascimento, Denise Franca Barros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Katia Cardoso do Nascimento, Denise Franca Barros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 14 (2020); 80-96 Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 14 (2020); 80-96 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231689388261376 |