Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Flávio Gomes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/364
Resumo: Neste artigo eu aprofundei um dos capítulos da minha tese de doutorado, A poesia insólita do cinema científico, defendida em agosto de 2020, na qual pesquisei o universo do cinema científico. Aqui, investigamos as maneiras como a linguagem do cinema de animação veicula ideias científicas, transmitindo conceitos complexos por meio de uma vasta gama de técnicas e materiais e apelando para uma narrativa acionada tanto pelo aspecto gráfico das imagens como pelas relações propostas na montagem cinematográfica. As sequências fotográficas, o desenho animado tradicional, os infográficos animados, as maquetes animadas, as incrustações sobre imagens previamente capturadas, a computação gráfica, a holografia e o motion capture são as formas de animação mais adotadas no campo das ciências. Por meio da observação de obras escolhidas, vamos apresentar aspectos do emprego das técnicas de animação em um panorama transdisciplinar, buscando identificar suas aplicações, seus limites e suas retóricas para compreender sua dimensão poética no tratamento de fenômenos naturais e de teorias abstratas.
id ESPM-4_675d6104b1b8a9914914c64b0d2a7193
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/364
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animaçãoNeste artigo eu aprofundei um dos capítulos da minha tese de doutorado, A poesia insólita do cinema científico, defendida em agosto de 2020, na qual pesquisei o universo do cinema científico. Aqui, investigamos as maneiras como a linguagem do cinema de animação veicula ideias científicas, transmitindo conceitos complexos por meio de uma vasta gama de técnicas e materiais e apelando para uma narrativa acionada tanto pelo aspecto gráfico das imagens como pelas relações propostas na montagem cinematográfica. As sequências fotográficas, o desenho animado tradicional, os infográficos animados, as maquetes animadas, as incrustações sobre imagens previamente capturadas, a computação gráfica, a holografia e o motion capture são as formas de animação mais adotadas no campo das ciências. Por meio da observação de obras escolhidas, vamos apresentar aspectos do emprego das técnicas de animação em um panorama transdisciplinar, buscando identificar suas aplicações, seus limites e suas retóricas para compreender sua dimensão poética no tratamento de fenômenos naturais e de teorias abstratas.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/36410.22398/2525-2828.618211-222Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 211-222Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 211-2222525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/364/pdfCopyright (c) 2021 Flávio Gomes de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Flávio Gomes de2021-12-18T17:35:25Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/364Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-18T17:35:25Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação
title Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação
spellingShingle Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação
Oliveira, Flávio Gomes de
title_short Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação
title_full Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação
title_fullStr Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação
title_full_unstemmed Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação
title_sort Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação
author Oliveira, Flávio Gomes de
author_facet Oliveira, Flávio Gomes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Flávio Gomes de
description Neste artigo eu aprofundei um dos capítulos da minha tese de doutorado, A poesia insólita do cinema científico, defendida em agosto de 2020, na qual pesquisei o universo do cinema científico. Aqui, investigamos as maneiras como a linguagem do cinema de animação veicula ideias científicas, transmitindo conceitos complexos por meio de uma vasta gama de técnicas e materiais e apelando para uma narrativa acionada tanto pelo aspecto gráfico das imagens como pelas relações propostas na montagem cinematográfica. As sequências fotográficas, o desenho animado tradicional, os infográficos animados, as maquetes animadas, as incrustações sobre imagens previamente capturadas, a computação gráfica, a holografia e o motion capture são as formas de animação mais adotadas no campo das ciências. Por meio da observação de obras escolhidas, vamos apresentar aspectos do emprego das técnicas de animação em um panorama transdisciplinar, buscando identificar suas aplicações, seus limites e suas retóricas para compreender sua dimensão poética no tratamento de fenômenos naturais e de teorias abstratas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/364
10.22398/2525-2828.618211-222
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/364
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.618211-222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/364/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Flávio Gomes de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Flávio Gomes de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 211-222
Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 211-222
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689454321664