Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/364 |
Resumo: | Neste artigo eu aprofundei um dos capítulos da minha tese de doutorado, A poesia insólita do cinema científico, defendida em agosto de 2020, na qual pesquisei o universo do cinema científico. Aqui, investigamos as maneiras como a linguagem do cinema de animação veicula ideias científicas, transmitindo conceitos complexos por meio de uma vasta gama de técnicas e materiais e apelando para uma narrativa acionada tanto pelo aspecto gráfico das imagens como pelas relações propostas na montagem cinematográfica. As sequências fotográficas, o desenho animado tradicional, os infográficos animados, as maquetes animadas, as incrustações sobre imagens previamente capturadas, a computação gráfica, a holografia e o motion capture são as formas de animação mais adotadas no campo das ciências. Por meio da observação de obras escolhidas, vamos apresentar aspectos do emprego das técnicas de animação em um panorama transdisciplinar, buscando identificar suas aplicações, seus limites e suas retóricas para compreender sua dimensão poética no tratamento de fenômenos naturais e de teorias abstratas. |
id |
ESPM-4_675d6104b1b8a9914914c64b0d2a7193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/364 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animaçãoNeste artigo eu aprofundei um dos capítulos da minha tese de doutorado, A poesia insólita do cinema científico, defendida em agosto de 2020, na qual pesquisei o universo do cinema científico. Aqui, investigamos as maneiras como a linguagem do cinema de animação veicula ideias científicas, transmitindo conceitos complexos por meio de uma vasta gama de técnicas e materiais e apelando para uma narrativa acionada tanto pelo aspecto gráfico das imagens como pelas relações propostas na montagem cinematográfica. As sequências fotográficas, o desenho animado tradicional, os infográficos animados, as maquetes animadas, as incrustações sobre imagens previamente capturadas, a computação gráfica, a holografia e o motion capture são as formas de animação mais adotadas no campo das ciências. Por meio da observação de obras escolhidas, vamos apresentar aspectos do emprego das técnicas de animação em um panorama transdisciplinar, buscando identificar suas aplicações, seus limites e suas retóricas para compreender sua dimensão poética no tratamento de fenômenos naturais e de teorias abstratas.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/36410.22398/2525-2828.618211-222Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 211-222Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 211-2222525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/364/pdfCopyright (c) 2021 Flávio Gomes de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Flávio Gomes de2021-12-18T17:35:25Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/364Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-18T17:35:25Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação |
title |
Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação |
spellingShingle |
Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação Oliveira, Flávio Gomes de |
title_short |
Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação |
title_full |
Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação |
title_fullStr |
Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação |
title_full_unstemmed |
Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação |
title_sort |
Extensão e animação: mostra de filmes como incentivo ao processo de criação na disciplina de animação |
author |
Oliveira, Flávio Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Flávio Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Flávio Gomes de |
description |
Neste artigo eu aprofundei um dos capítulos da minha tese de doutorado, A poesia insólita do cinema científico, defendida em agosto de 2020, na qual pesquisei o universo do cinema científico. Aqui, investigamos as maneiras como a linguagem do cinema de animação veicula ideias científicas, transmitindo conceitos complexos por meio de uma vasta gama de técnicas e materiais e apelando para uma narrativa acionada tanto pelo aspecto gráfico das imagens como pelas relações propostas na montagem cinematográfica. As sequências fotográficas, o desenho animado tradicional, os infográficos animados, as maquetes animadas, as incrustações sobre imagens previamente capturadas, a computação gráfica, a holografia e o motion capture são as formas de animação mais adotadas no campo das ciências. Por meio da observação de obras escolhidas, vamos apresentar aspectos do emprego das técnicas de animação em um panorama transdisciplinar, buscando identificar suas aplicações, seus limites e suas retóricas para compreender sua dimensão poética no tratamento de fenômenos naturais e de teorias abstratas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/364 10.22398/2525-2828.618211-222 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/364 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.618211-222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/364/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Flávio Gomes de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Flávio Gomes de Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 211-222 Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 211-222 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231689454321664 |