“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tissot, Júlia Moschen
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barth, Mauricio, Sanfelice, Gustavo Roese
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/270
Resumo: Uma mesma imagem é capaz de transmitir inúmeras interpretações, com significantes e significados que variam de acordo com a ótica de quem a interpreta. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir do prisma imagético, a peça audiovisual principal que compõe a primeira campanha institucional desenvolvida pela fintech brasileira Nubank. Foram analisadas as mensagens icônicas e simbólicas presentes no vídeo divulgado pela marca no Youtube, tendo como base a teoria da análise da imagem de Roland Barthes (1990). Ao final do estudo, as análises detalhadas dos keyframes permitiram o conhecimento da mensagem que a marca desejou comunicar, assim como detalhes de seu posicionamento e da sua identidade de marca.
id ESPM-4_6bed55b7c0c4aba03ea6d2502a695a73
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/270
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling “Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vemUma mesma imagem é capaz de transmitir inúmeras interpretações, com significantes e significados que variam de acordo com a ótica de quem a interpreta. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir do prisma imagético, a peça audiovisual principal que compõe a primeira campanha institucional desenvolvida pela fintech brasileira Nubank. Foram analisadas as mensagens icônicas e simbólicas presentes no vídeo divulgado pela marca no Youtube, tendo como base a teoria da análise da imagem de Roland Barthes (1990). Ao final do estudo, as análises detalhadas dos keyframes permitiram o conhecimento da mensagem que a marca desejou comunicar, assim como detalhes de seu posicionamento e da sua identidade de marca.Escola Superior de Propaganda e Marketing2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/27010.22398/2525-2828.51458-79Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 14 (2020); 58-79Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 14 (2020); 58-792525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/270/pdfCopyright (c) 2020 Júlia Moschen Tissot, Mauricio Barth, Gustavo Roese Sanfelice, Dienifer Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessTissot, Júlia MoschenBarth, MauricioSanfelice, Gustavo Roese2020-09-27T20:27:11Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/270Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2020-09-27T20:27:11Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv “Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem
title “Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem
spellingShingle “Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem
Tissot, Júlia Moschen
title_short “Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem
title_full “Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem
title_fullStr “Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem
title_full_unstemmed “Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem
title_sort “Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem
author Tissot, Júlia Moschen
author_facet Tissot, Júlia Moschen
Barth, Mauricio
Sanfelice, Gustavo Roese
author_role author
author2 Barth, Mauricio
Sanfelice, Gustavo Roese
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tissot, Júlia Moschen
Barth, Mauricio
Sanfelice, Gustavo Roese
description Uma mesma imagem é capaz de transmitir inúmeras interpretações, com significantes e significados que variam de acordo com a ótica de quem a interpreta. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir do prisma imagético, a peça audiovisual principal que compõe a primeira campanha institucional desenvolvida pela fintech brasileira Nubank. Foram analisadas as mensagens icônicas e simbólicas presentes no vídeo divulgado pela marca no Youtube, tendo como base a teoria da análise da imagem de Roland Barthes (1990). Ao final do estudo, as análises detalhadas dos keyframes permitiram o conhecimento da mensagem que a marca desejou comunicar, assim como detalhes de seu posicionamento e da sua identidade de marca.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/270
10.22398/2525-2828.51458-79
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/270
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.51458-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/270/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 14 (2020); 58-79
Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 14 (2020); 58-79
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689394552832