“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/270 |
Resumo: | Uma mesma imagem é capaz de transmitir inúmeras interpretações, com significantes e significados que variam de acordo com a ótica de quem a interpreta. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir do prisma imagético, a peça audiovisual principal que compõe a primeira campanha institucional desenvolvida pela fintech brasileira Nubank. Foram analisadas as mensagens icônicas e simbólicas presentes no vídeo divulgado pela marca no Youtube, tendo como base a teoria da análise da imagem de Roland Barthes (1990). Ao final do estudo, as análises detalhadas dos keyframes permitiram o conhecimento da mensagem que a marca desejou comunicar, assim como detalhes de seu posicionamento e da sua identidade de marca. |
id |
ESPM-4_6bed55b7c0c4aba03ea6d2502a695a73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/270 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vemUma mesma imagem é capaz de transmitir inúmeras interpretações, com significantes e significados que variam de acordo com a ótica de quem a interpreta. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir do prisma imagético, a peça audiovisual principal que compõe a primeira campanha institucional desenvolvida pela fintech brasileira Nubank. Foram analisadas as mensagens icônicas e simbólicas presentes no vídeo divulgado pela marca no Youtube, tendo como base a teoria da análise da imagem de Roland Barthes (1990). Ao final do estudo, as análises detalhadas dos keyframes permitiram o conhecimento da mensagem que a marca desejou comunicar, assim como detalhes de seu posicionamento e da sua identidade de marca.Escola Superior de Propaganda e Marketing2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/27010.22398/2525-2828.51458-79Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 14 (2020); 58-79Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 14 (2020); 58-792525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/270/pdfCopyright (c) 2020 Júlia Moschen Tissot, Mauricio Barth, Gustavo Roese Sanfelice, Dienifer Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessTissot, Júlia MoschenBarth, MauricioSanfelice, Gustavo Roese2020-09-27T20:27:11Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/270Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2020-09-27T20:27:11Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem |
title |
“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem |
spellingShingle |
“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem Tissot, Júlia Moschen |
title_short |
“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem |
title_full |
“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem |
title_fullStr |
“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem |
title_full_unstemmed |
“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem |
title_sort |
“Cuidado, meu bem, há perigo na esquina”: posicionamento e identidade de marca na campanha o novo sempre vem |
author |
Tissot, Júlia Moschen |
author_facet |
Tissot, Júlia Moschen Barth, Mauricio Sanfelice, Gustavo Roese |
author_role |
author |
author2 |
Barth, Mauricio Sanfelice, Gustavo Roese |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tissot, Júlia Moschen Barth, Mauricio Sanfelice, Gustavo Roese |
description |
Uma mesma imagem é capaz de transmitir inúmeras interpretações, com significantes e significados que variam de acordo com a ótica de quem a interpreta. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir do prisma imagético, a peça audiovisual principal que compõe a primeira campanha institucional desenvolvida pela fintech brasileira Nubank. Foram analisadas as mensagens icônicas e simbólicas presentes no vídeo divulgado pela marca no Youtube, tendo como base a teoria da análise da imagem de Roland Barthes (1990). Ao final do estudo, as análises detalhadas dos keyframes permitiram o conhecimento da mensagem que a marca desejou comunicar, assim como detalhes de seu posicionamento e da sua identidade de marca. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/270 10.22398/2525-2828.51458-79 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/270 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.51458-79 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/270/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 14 (2020); 58-79 Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 14 (2020); 58-79 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231689394552832 |