A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
DOI: | 10.22398/2525-2828.41047-59 |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/178 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo descrever e analisar os principais espaços de consumo presentes na Rocinha, considerando-a como um local dinâmico e único, que tem uma cultura própria percebida nas relações entre seus moradores e com o próprio local. As principias reflexões foram possíveis a partir de uma etnografia conduzida, durante dezessete meses, na referida favela localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Com base em um marco teórico fundamentado na antropologia do consumo, o artigo contextualiza a Rocinha do ponto de vista cultural, social e econômico, e analisa a diversidade de espaços de consumo, de produtos e de serviços presentes naquele que é popularmente conhecida como “a maior favela do Brasil”. A partir da etnografia conduzida, foi possível identificar que a Rocinha apresenta aspectos que remete às culturas carioca e nordestina, presentes na maneira como seus moradores se relacionam e vivenciam o cotidiano. Pode-se citar como exemplos, as praças, feiras e calçadas onde os vários estilos de música - seresta, forró, funk e pagode - convivem lado a lado. No entanto, o jazz, a música clássica, o samba, a MPB e o rock também estão presentes. Quanto ao comércio, bastante diversificado, foram identificadas oito categorias de espaços de consumo - e cada categoria se assemelha em arquitetura, produtos, serviços e atendimento: camelôs; lojas tradicionais; lojas contemporâneas; lojas de marcas consagradas; lojas vintage; lojas de bem-estar e saúde; conveniências, e lazer e gastronomia. |
id |
ESPM-4_8da84d6e949662b4cd6ad0eb496b9ff0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/178 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
spelling |
A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográficaEste artigo tem por objetivo descrever e analisar os principais espaços de consumo presentes na Rocinha, considerando-a como um local dinâmico e único, que tem uma cultura própria percebida nas relações entre seus moradores e com o próprio local. As principias reflexões foram possíveis a partir de uma etnografia conduzida, durante dezessete meses, na referida favela localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Com base em um marco teórico fundamentado na antropologia do consumo, o artigo contextualiza a Rocinha do ponto de vista cultural, social e econômico, e analisa a diversidade de espaços de consumo, de produtos e de serviços presentes naquele que é popularmente conhecida como “a maior favela do Brasil”. A partir da etnografia conduzida, foi possível identificar que a Rocinha apresenta aspectos que remete às culturas carioca e nordestina, presentes na maneira como seus moradores se relacionam e vivenciam o cotidiano. Pode-se citar como exemplos, as praças, feiras e calçadas onde os vários estilos de música - seresta, forró, funk e pagode - convivem lado a lado. No entanto, o jazz, a música clássica, o samba, a MPB e o rock também estão presentes. Quanto ao comércio, bastante diversificado, foram identificadas oito categorias de espaços de consumo - e cada categoria se assemelha em arquitetura, produtos, serviços e atendimento: camelôs; lojas tradicionais; lojas contemporâneas; lojas de marcas consagradas; lojas vintage; lojas de bem-estar e saúde; conveniências, e lazer e gastronomia.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/17810.22398/2525-2828.41047-59Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 10 (2019); 47-59Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 10 (2019); 47-592525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/178/pdfCopyright (c) 2019 Daniela Jacquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cruz, Daniela Jacques2019-03-21T12:16:37Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/178Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-03-21T12:16:37Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográfica |
title |
A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográfica |
spellingShingle |
A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográfica A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográfica da Cruz, Daniela Jacques da Cruz, Daniela Jacques |
title_short |
A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográfica |
title_full |
A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográfica |
title_fullStr |
A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográfica A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográfica |
title_full_unstemmed |
A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográfica A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográfica |
title_sort |
A rocinha e seus espaços de consumo: uma observação etnográfica |
author |
da Cruz, Daniela Jacques |
author_facet |
da Cruz, Daniela Jacques da Cruz, Daniela Jacques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Cruz, Daniela Jacques |
description |
Este artigo tem por objetivo descrever e analisar os principais espaços de consumo presentes na Rocinha, considerando-a como um local dinâmico e único, que tem uma cultura própria percebida nas relações entre seus moradores e com o próprio local. As principias reflexões foram possíveis a partir de uma etnografia conduzida, durante dezessete meses, na referida favela localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Com base em um marco teórico fundamentado na antropologia do consumo, o artigo contextualiza a Rocinha do ponto de vista cultural, social e econômico, e analisa a diversidade de espaços de consumo, de produtos e de serviços presentes naquele que é popularmente conhecida como “a maior favela do Brasil”. A partir da etnografia conduzida, foi possível identificar que a Rocinha apresenta aspectos que remete às culturas carioca e nordestina, presentes na maneira como seus moradores se relacionam e vivenciam o cotidiano. Pode-se citar como exemplos, as praças, feiras e calçadas onde os vários estilos de música - seresta, forró, funk e pagode - convivem lado a lado. No entanto, o jazz, a música clássica, o samba, a MPB e o rock também estão presentes. Quanto ao comércio, bastante diversificado, foram identificadas oito categorias de espaços de consumo - e cada categoria se assemelha em arquitetura, produtos, serviços e atendimento: camelôs; lojas tradicionais; lojas contemporâneas; lojas de marcas consagradas; lojas vintage; lojas de bem-estar e saúde; conveniências, e lazer e gastronomia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/178 10.22398/2525-2828.41047-59 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/178 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.41047-59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/178/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Daniela Jacques info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Daniela Jacques |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 10 (2019); 47-59 Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 10 (2019); 47-59 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1822180301250494464 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22398/2525-2828.41047-59 |