“No more waiting!”: desigualdade de gênero no entretenimento cinematográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Anjo, José Edemir
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Melo, Mariana Ramos, Bolzan, Rosiane da Silva Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/329
Resumo: Este ensaio teórico tem o objetivo de incitar reflexões sobre a diversidade de gênero no contexto organizacional. Limitando-se ao campo da indústria audiovisual, buscou-se refletir sobre o recente papel da mulher no ambiente da produção cinematográfica. Nesse sentido, são apresentados os embasamentos teóricos acerca da diversidade de gênero nas organizações e sobre a mulher, especificamente no campo de trabalho da produção audiovisual. Com a apresentação de estudos empíricos atuais, este estudo abordou uma análise descritiva de dados atuais do mercado cinematográfico mundial e, mais detalhadamente, do mercado brasileiro. Com base nas discussões e reflexões sobre a indústria cinematográfica, verifica-se que o mercado do audiovisual ainda é predominantemente dos homens. Este panorama vigente apresenta evidências de um esforço de movimentos feministas, incluindo a classe trabalhadora desse campo organizacional. Parte desses movimentos recebe apoio de iniciativas governamentais, que objetivam uma produção cinematográfica com maior diversidade de gênero. Sugere-se uma agenda de trabalhos sobre diversidade para os EOR. Indo além do papel representacional da mulher nos campos organizacionais, estudos que avaliem a representação de outros grupos minoritários e que promovam a diminuição das desigualdades nas organizações são extremamente necessários.
id ESPM-4_a78cdfee0641080d960d4b445a65f948
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/329
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling “No more waiting!”: desigualdade de gênero no entretenimento cinematográficoEste ensaio teórico tem o objetivo de incitar reflexões sobre a diversidade de gênero no contexto organizacional. Limitando-se ao campo da indústria audiovisual, buscou-se refletir sobre o recente papel da mulher no ambiente da produção cinematográfica. Nesse sentido, são apresentados os embasamentos teóricos acerca da diversidade de gênero nas organizações e sobre a mulher, especificamente no campo de trabalho da produção audiovisual. Com a apresentação de estudos empíricos atuais, este estudo abordou uma análise descritiva de dados atuais do mercado cinematográfico mundial e, mais detalhadamente, do mercado brasileiro. Com base nas discussões e reflexões sobre a indústria cinematográfica, verifica-se que o mercado do audiovisual ainda é predominantemente dos homens. Este panorama vigente apresenta evidências de um esforço de movimentos feministas, incluindo a classe trabalhadora desse campo organizacional. Parte desses movimentos recebe apoio de iniciativas governamentais, que objetivam uma produção cinematográfica com maior diversidade de gênero. Sugere-se uma agenda de trabalhos sobre diversidade para os EOR. Indo além do papel representacional da mulher nos campos organizacionais, estudos que avaliem a representação de outros grupos minoritários e que promovam a diminuição das desigualdades nas organizações são extremamente necessários.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/32910.22398/2525-2828.617125-138Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 17 (2021); 125-138Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 17 (2021); 125-1382525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/329/pdfCopyright (c) 2021 José Edemir da Silva Anjo, Mariana Ramos de Melo, Rosiane da Silva Viana Bolzaninfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Anjo, José Edemirde Melo, Mariana RamosBolzan, Rosiane da Silva Viana2021-12-01T20:57:48Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/329Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-01T20:57:48Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv “No more waiting!”: desigualdade de gênero no entretenimento cinematográfico
title “No more waiting!”: desigualdade de gênero no entretenimento cinematográfico
spellingShingle “No more waiting!”: desigualdade de gênero no entretenimento cinematográfico
da Silva Anjo, José Edemir
title_short “No more waiting!”: desigualdade de gênero no entretenimento cinematográfico
title_full “No more waiting!”: desigualdade de gênero no entretenimento cinematográfico
title_fullStr “No more waiting!”: desigualdade de gênero no entretenimento cinematográfico
title_full_unstemmed “No more waiting!”: desigualdade de gênero no entretenimento cinematográfico
title_sort “No more waiting!”: desigualdade de gênero no entretenimento cinematográfico
author da Silva Anjo, José Edemir
author_facet da Silva Anjo, José Edemir
de Melo, Mariana Ramos
Bolzan, Rosiane da Silva Viana
author_role author
author2 de Melo, Mariana Ramos
Bolzan, Rosiane da Silva Viana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Anjo, José Edemir
de Melo, Mariana Ramos
Bolzan, Rosiane da Silva Viana
description Este ensaio teórico tem o objetivo de incitar reflexões sobre a diversidade de gênero no contexto organizacional. Limitando-se ao campo da indústria audiovisual, buscou-se refletir sobre o recente papel da mulher no ambiente da produção cinematográfica. Nesse sentido, são apresentados os embasamentos teóricos acerca da diversidade de gênero nas organizações e sobre a mulher, especificamente no campo de trabalho da produção audiovisual. Com a apresentação de estudos empíricos atuais, este estudo abordou uma análise descritiva de dados atuais do mercado cinematográfico mundial e, mais detalhadamente, do mercado brasileiro. Com base nas discussões e reflexões sobre a indústria cinematográfica, verifica-se que o mercado do audiovisual ainda é predominantemente dos homens. Este panorama vigente apresenta evidências de um esforço de movimentos feministas, incluindo a classe trabalhadora desse campo organizacional. Parte desses movimentos recebe apoio de iniciativas governamentais, que objetivam uma produção cinematográfica com maior diversidade de gênero. Sugere-se uma agenda de trabalhos sobre diversidade para os EOR. Indo além do papel representacional da mulher nos campos organizacionais, estudos que avaliem a representação de outros grupos minoritários e que promovam a diminuição das desigualdades nas organizações são extremamente necessários.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/329
10.22398/2525-2828.617125-138
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/329
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.617125-138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/329/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 José Edemir da Silva Anjo, Mariana Ramos de Melo, Rosiane da Silva Viana Bolzan
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 José Edemir da Silva Anjo, Mariana Ramos de Melo, Rosiane da Silva Viana Bolzan
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 17 (2021); 125-138
Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 17 (2021); 125-138
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689432301568