“No more waiting!”: desigualdade de gênero no entretenimento cinematográfico
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/329 |
Resumo: | Este ensaio teórico tem o objetivo de incitar reflexões sobre a diversidade de gênero no contexto organizacional. Limitando-se ao campo da indústria audiovisual, buscou-se refletir sobre o recente papel da mulher no ambiente da produção cinematográfica. Nesse sentido, são apresentados os embasamentos teóricos acerca da diversidade de gênero nas organizações e sobre a mulher, especificamente no campo de trabalho da produção audiovisual. Com a apresentação de estudos empíricos atuais, este estudo abordou uma análise descritiva de dados atuais do mercado cinematográfico mundial e, mais detalhadamente, do mercado brasileiro. Com base nas discussões e reflexões sobre a indústria cinematográfica, verifica-se que o mercado do audiovisual ainda é predominantemente dos homens. Este panorama vigente apresenta evidências de um esforço de movimentos feministas, incluindo a classe trabalhadora desse campo organizacional. Parte desses movimentos recebe apoio de iniciativas governamentais, que objetivam uma produção cinematográfica com maior diversidade de gênero. Sugere-se uma agenda de trabalhos sobre diversidade para os EOR. Indo além do papel representacional da mulher nos campos organizacionais, estudos que avaliem a representação de outros grupos minoritários e que promovam a diminuição das desigualdades nas organizações são extremamente necessários. |
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“No more waiting!”: desigualdade de gênero no entretenimento cinematográficoEste ensaio teórico tem o objetivo de incitar reflexões sobre a diversidade de gênero no contexto organizacional. Limitando-se ao campo da indústria audiovisual, buscou-se refletir sobre o recente papel da mulher no ambiente da produção cinematográfica. Nesse sentido, são apresentados os embasamentos teóricos acerca da diversidade de gênero nas organizações e sobre a mulher, especificamente no campo de trabalho da produção audiovisual. Com a apresentação de estudos empíricos atuais, este estudo abordou uma análise descritiva de dados atuais do mercado cinematográfico mundial e, mais detalhadamente, do mercado brasileiro. Com base nas discussões e reflexões sobre a indústria cinematográfica, verifica-se que o mercado do audiovisual ainda é predominantemente dos homens. Este panorama vigente apresenta evidências de um esforço de movimentos feministas, incluindo a classe trabalhadora desse campo organizacional. Parte desses movimentos recebe apoio de iniciativas governamentais, que objetivam uma produção cinematográfica com maior diversidade de gênero. Sugere-se uma agenda de trabalhos sobre diversidade para os EOR. Indo além do papel representacional da mulher nos campos organizacionais, estudos que avaliem a representação de outros grupos minoritários e que promovam a diminuição das desigualdades nas organizações são extremamente necessários.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/32910.22398/2525-2828.617125-138Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 17 (2021); 125-138Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 17 (2021); 125-1382525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/329/pdfCopyright (c) 2021 José Edemir da Silva Anjo, Mariana Ramos de Melo, Rosiane da Silva Viana Bolzaninfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Anjo, José Edemirde Melo, Mariana RamosBolzan, Rosiane da Silva Viana2021-12-01T20:57:48Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/329Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-01T20:57:48Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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