Ciberativismo em diabetes e a participação social na saúde através das mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aligieri, Débora
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Louvison, Marília Cristina Prado, Silva, Eduardo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/244
Resumo:  O Sistema Único de Saúde (SUS) tem por uma de suas diretrizes a participação da comunidade, correspondente ao processo e aos mecanismos de influência da sociedade sobre o Estado. Constituindo-se como espaço de debates complementar às arenas formais de negociação integrantes da institucionalidade de governo/Estado, a internet renovou as perspectivas para a comunicação em saúde ao ampliar as arenas de lutas sociais. Na sociedade em rede a política passa a ser inserida na mídia, alterando-se o perfil dos participantes dos movimentos sociais de militantes para ativistas. Considerando este contexto, o presente estudo analisa as narrativas produzidas na rede social Facebook por portadores de diabetes (doença crônica com prevalência crescente no mundo) brasileiros, buscando entender como articulam suas experiências de convívio com a doença na luta política por direitos relacionados à saúde e como se constituem enquanto atores sociais da saúde. Foram encontrados como tipos de atores sociais do diabetes: usuários da saúde, organizações de saúde, mídia, profissionais de saúde, comércio e academia. Apesar das ressalvas que vem sendo levantadas em relação ao controle do acesso aos conteúdos produzidos nas redes sociais pelos administradores das plataformas, é preciso reconhecer estes espaços como arenas de disputa onde os usuários da saúde tem participação relevante na discussão da política pública de saúde como produtores legítimos de conhecimentos em saúde por meio de suas experiências práticas da vida cotidiana.
id ESPM-4_c2cf0a739f2f0c55adcb3158b369b518
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/244
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Ciberativismo em diabetes e a participação social na saúde através das mídias digitais O Sistema Único de Saúde (SUS) tem por uma de suas diretrizes a participação da comunidade, correspondente ao processo e aos mecanismos de influência da sociedade sobre o Estado. Constituindo-se como espaço de debates complementar às arenas formais de negociação integrantes da institucionalidade de governo/Estado, a internet renovou as perspectivas para a comunicação em saúde ao ampliar as arenas de lutas sociais. Na sociedade em rede a política passa a ser inserida na mídia, alterando-se o perfil dos participantes dos movimentos sociais de militantes para ativistas. Considerando este contexto, o presente estudo analisa as narrativas produzidas na rede social Facebook por portadores de diabetes (doença crônica com prevalência crescente no mundo) brasileiros, buscando entender como articulam suas experiências de convívio com a doença na luta política por direitos relacionados à saúde e como se constituem enquanto atores sociais da saúde. Foram encontrados como tipos de atores sociais do diabetes: usuários da saúde, organizações de saúde, mídia, profissionais de saúde, comércio e academia. Apesar das ressalvas que vem sendo levantadas em relação ao controle do acesso aos conteúdos produzidos nas redes sociais pelos administradores das plataformas, é preciso reconhecer estes espaços como arenas de disputa onde os usuários da saúde tem participação relevante na discussão da política pública de saúde como produtores legítimos de conhecimentos em saúde por meio de suas experiências práticas da vida cotidiana.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/24410.22398/2525-2828.41288-105Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 12 (2019); 88-105Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 12 (2019); 88-1052525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/244/pdfCopyright (c) 2019 Débora Aligieri, Marília Cristina Prado Louvison, Eduardo Alves Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessAligieri, DéboraLouvison, Marília Cristina PradoSilva, Eduardo Alves2019-12-17T18:49:20Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/244Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-12-17T18:49:20Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciberativismo em diabetes e a participação social na saúde através das mídias digitais
title Ciberativismo em diabetes e a participação social na saúde através das mídias digitais
spellingShingle Ciberativismo em diabetes e a participação social na saúde através das mídias digitais
Aligieri, Débora
title_short Ciberativismo em diabetes e a participação social na saúde através das mídias digitais
title_full Ciberativismo em diabetes e a participação social na saúde através das mídias digitais
title_fullStr Ciberativismo em diabetes e a participação social na saúde através das mídias digitais
title_full_unstemmed Ciberativismo em diabetes e a participação social na saúde através das mídias digitais
title_sort Ciberativismo em diabetes e a participação social na saúde através das mídias digitais
author Aligieri, Débora
author_facet Aligieri, Débora
Louvison, Marília Cristina Prado
Silva, Eduardo Alves
author_role author
author2 Louvison, Marília Cristina Prado
Silva, Eduardo Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aligieri, Débora
Louvison, Marília Cristina Prado
Silva, Eduardo Alves
description  O Sistema Único de Saúde (SUS) tem por uma de suas diretrizes a participação da comunidade, correspondente ao processo e aos mecanismos de influência da sociedade sobre o Estado. Constituindo-se como espaço de debates complementar às arenas formais de negociação integrantes da institucionalidade de governo/Estado, a internet renovou as perspectivas para a comunicação em saúde ao ampliar as arenas de lutas sociais. Na sociedade em rede a política passa a ser inserida na mídia, alterando-se o perfil dos participantes dos movimentos sociais de militantes para ativistas. Considerando este contexto, o presente estudo analisa as narrativas produzidas na rede social Facebook por portadores de diabetes (doença crônica com prevalência crescente no mundo) brasileiros, buscando entender como articulam suas experiências de convívio com a doença na luta política por direitos relacionados à saúde e como se constituem enquanto atores sociais da saúde. Foram encontrados como tipos de atores sociais do diabetes: usuários da saúde, organizações de saúde, mídia, profissionais de saúde, comércio e academia. Apesar das ressalvas que vem sendo levantadas em relação ao controle do acesso aos conteúdos produzidos nas redes sociais pelos administradores das plataformas, é preciso reconhecer estes espaços como arenas de disputa onde os usuários da saúde tem participação relevante na discussão da política pública de saúde como produtores legítimos de conhecimentos em saúde por meio de suas experiências práticas da vida cotidiana.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/244
10.22398/2525-2828.41288-105
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/244
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.41288-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/244/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Débora Aligieri, Marília Cristina Prado Louvison, Eduardo Alves Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Débora Aligieri, Marília Cristina Prado Louvison, Eduardo Alves Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 12 (2019); 88-105
Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 12 (2019); 88-105
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689212100608