Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/214 |
Resumo: | O presente artigo, apresentado como trabalho no I Seminário Brasileiro de Estudos em Animação, propõe dar continuidade a divulgação dos resultados obtidos na pesquisa da Tese Briquedos óticos animados e o Ensino de Design e ao artigo de mesmo nome publicado na revista Educação Gráfica ed. 21 de abril de 2017, que propõe uma metodologia interdisciplinar para a criação de objetos óticos, que possa ser utilizada como material didático no ensino de Design. Para isso foi proposta uma metodologia de pesquisa-ação, onde foi realizada em sala de aula uma atividade que consiste no desenvolvimento de releitura dos chamados brinquedos óticos criados entre os séculos XVII e XIX e que são considerados os antecedentes do cinema de animação. Tal atividade trouxe desafios aos estudantes de design que vivendo imersos na tecnologia digital, apresentam resistência ao uso de tecnologias analogicas na vida acadêmica e profissional. Este trabalho descreve a metodologia aplicada a pesquisa e apresenta algumas das propostas realizadas após a primeira experiência previa ja publicada. |
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Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividadeO presente artigo, apresentado como trabalho no I Seminário Brasileiro de Estudos em Animação, propõe dar continuidade a divulgação dos resultados obtidos na pesquisa da Tese Briquedos óticos animados e o Ensino de Design e ao artigo de mesmo nome publicado na revista Educação Gráfica ed. 21 de abril de 2017, que propõe uma metodologia interdisciplinar para a criação de objetos óticos, que possa ser utilizada como material didático no ensino de Design. Para isso foi proposta uma metodologia de pesquisa-ação, onde foi realizada em sala de aula uma atividade que consiste no desenvolvimento de releitura dos chamados brinquedos óticos criados entre os séculos XVII e XIX e que são considerados os antecedentes do cinema de animação. Tal atividade trouxe desafios aos estudantes de design que vivendo imersos na tecnologia digital, apresentam resistência ao uso de tecnologias analogicas na vida acadêmica e profissional. Este trabalho descreve a metodologia aplicada a pesquisa e apresenta algumas das propostas realizadas após a primeira experiência previa ja publicada.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/21410.22398/2525-2828.411108-127Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 11 (2019); 108-127Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 11 (2019); 108-1272525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/214/pdfCopyright (c) 2019 Gabriel Filipe Santiago Cruz, Rita Maria de Souza Couto, Flavia Nizia da Fonseca Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Gabriel Filipe SantiagoCouto, Rita Maria de SouzaRibeiro, Flavia Nizia da Fonseca2019-08-20T18:12:28Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/214Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-08-20T18:12:28Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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