Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Gabriel Filipe Santiago
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Couto, Rita Maria de Souza, Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/214
Resumo: O presente artigo, apresentado como trabalho no I Seminário Brasileiro de Estudos em Animação,  propõe dar continuidade a divulgação dos resultados obtidos na pesquisa da Tese Briquedos óticos animados e o Ensino de Design e ao artigo de mesmo nome publicado na revista Educação Gráfica ed. 21 de abril de 2017, que propõe uma metodologia interdisciplinar para a criação de objetos óticos, que possa ser utilizada como material didático no ensino de Design. Para isso foi proposta uma metodologia de pesquisa-ação, onde foi realizada em sala de aula uma atividade que consiste no desenvolvimento de releitura dos chamados brinquedos óticos criados entre os séculos XVII e XIX e que são considerados os antecedentes do cinema de animação. Tal atividade trouxe desafios aos estudantes de design que vivendo imersos na tecnologia digital, apresentam resistência ao uso de tecnologias analogicas na vida acadêmica e profissional. Este trabalho descreve a metodologia aplicada a pesquisa e apresenta algumas das propostas realizadas após a primeira experiência previa ja publicada.
id ESPM-4_d02f3157eaff8a1a3cdc9882d23bb360
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/214
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividadeO presente artigo, apresentado como trabalho no I Seminário Brasileiro de Estudos em Animação,  propõe dar continuidade a divulgação dos resultados obtidos na pesquisa da Tese Briquedos óticos animados e o Ensino de Design e ao artigo de mesmo nome publicado na revista Educação Gráfica ed. 21 de abril de 2017, que propõe uma metodologia interdisciplinar para a criação de objetos óticos, que possa ser utilizada como material didático no ensino de Design. Para isso foi proposta uma metodologia de pesquisa-ação, onde foi realizada em sala de aula uma atividade que consiste no desenvolvimento de releitura dos chamados brinquedos óticos criados entre os séculos XVII e XIX e que são considerados os antecedentes do cinema de animação. Tal atividade trouxe desafios aos estudantes de design que vivendo imersos na tecnologia digital, apresentam resistência ao uso de tecnologias analogicas na vida acadêmica e profissional. Este trabalho descreve a metodologia aplicada a pesquisa e apresenta algumas das propostas realizadas após a primeira experiência previa ja publicada.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/21410.22398/2525-2828.411108-127Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 11 (2019); 108-127Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 11 (2019); 108-1272525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/214/pdfCopyright (c) 2019 Gabriel Filipe Santiago Cruz, Rita Maria de Souza Couto, Flavia Nizia da Fonseca Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Gabriel Filipe SantiagoCouto, Rita Maria de SouzaRibeiro, Flavia Nizia da Fonseca2019-08-20T18:12:28Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/214Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-08-20T18:12:28Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade
title Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade
spellingShingle Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade
Cruz, Gabriel Filipe Santiago
title_short Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade
title_full Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade
title_fullStr Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade
title_full_unstemmed Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade
title_sort Brinquedos óticos ensinando design: a evolução de uma atividade
author Cruz, Gabriel Filipe Santiago
author_facet Cruz, Gabriel Filipe Santiago
Couto, Rita Maria de Souza
Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca
author_role author
author2 Couto, Rita Maria de Souza
Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Gabriel Filipe Santiago
Couto, Rita Maria de Souza
Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca
description O presente artigo, apresentado como trabalho no I Seminário Brasileiro de Estudos em Animação,  propõe dar continuidade a divulgação dos resultados obtidos na pesquisa da Tese Briquedos óticos animados e o Ensino de Design e ao artigo de mesmo nome publicado na revista Educação Gráfica ed. 21 de abril de 2017, que propõe uma metodologia interdisciplinar para a criação de objetos óticos, que possa ser utilizada como material didático no ensino de Design. Para isso foi proposta uma metodologia de pesquisa-ação, onde foi realizada em sala de aula uma atividade que consiste no desenvolvimento de releitura dos chamados brinquedos óticos criados entre os séculos XVII e XIX e que são considerados os antecedentes do cinema de animação. Tal atividade trouxe desafios aos estudantes de design que vivendo imersos na tecnologia digital, apresentam resistência ao uso de tecnologias analogicas na vida acadêmica e profissional. Este trabalho descreve a metodologia aplicada a pesquisa e apresenta algumas das propostas realizadas após a primeira experiência previa ja publicada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/214
10.22398/2525-2828.411108-127
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/214
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.411108-127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/214/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 11 (2019); 108-127
Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 11 (2019); 108-127
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689193226240