Investigando a monocultura econômica para práticas publicitárias conscientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fázzio, Luíza Marques
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Beatriz Russo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/179
Resumo: Tomando a perspectiva da monocultura econômica, um termo sociológico utilizado para criticar o fato de que ideias econômicas dominante não apenas mantêm a atual cadeia de produção em vigor como moldam todos os aspectos de nossas vidas, investigamos os problemas socioambientais resultantes da cadeia de produção linear. Ao analisar as etapas de extração, produção, distribuição, consumo e descarte, denunciamos uma série de práticas profissionais que contribuem ativamente para manter uma monocultura que oferece uma série de problemas à sociedade e ao meio ambiente, como a degradação de florestas, a extinção de espécies, a poluição (terrestre, aquática e atmosférica), e o empobrecimento de populações. Dentre as práticas profissionais destacadas, discutimos, em especial, a influência do publicitário nesse modelo econômico monocultor. Frente a uma ética profissional que incentiva um excesso de consumo que, involuntariamente, devasta o meio ambiente e a vida,  analisamos movimentos de contracultura circulares e conscientes, e como cada profissional  contribui a esses sistemas alternativos de produção. Essa análise torna visível o fato de que é preciso que publicitários, conscientes das consequências socioambientais de sua atuação profissional, questionem suas práticas e abram caminhos alternativos mais éticos. Dessa forma, esse trabalho busca apresentar critérios norteadores para uma prática publicitária aliada a propostas econômicas mais sustentáveis e justas.
id ESPM-4_d7ca8940189b6b4eb57c7642790e0f9b
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/179
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Investigando a monocultura econômica para práticas publicitárias conscientesTomando a perspectiva da monocultura econômica, um termo sociológico utilizado para criticar o fato de que ideias econômicas dominante não apenas mantêm a atual cadeia de produção em vigor como moldam todos os aspectos de nossas vidas, investigamos os problemas socioambientais resultantes da cadeia de produção linear. Ao analisar as etapas de extração, produção, distribuição, consumo e descarte, denunciamos uma série de práticas profissionais que contribuem ativamente para manter uma monocultura que oferece uma série de problemas à sociedade e ao meio ambiente, como a degradação de florestas, a extinção de espécies, a poluição (terrestre, aquática e atmosférica), e o empobrecimento de populações. Dentre as práticas profissionais destacadas, discutimos, em especial, a influência do publicitário nesse modelo econômico monocultor. Frente a uma ética profissional que incentiva um excesso de consumo que, involuntariamente, devasta o meio ambiente e a vida,  analisamos movimentos de contracultura circulares e conscientes, e como cada profissional  contribui a esses sistemas alternativos de produção. Essa análise torna visível o fato de que é preciso que publicitários, conscientes das consequências socioambientais de sua atuação profissional, questionem suas práticas e abram caminhos alternativos mais éticos. Dessa forma, esse trabalho busca apresentar critérios norteadores para uma prática publicitária aliada a propostas econômicas mais sustentáveis e justas.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/17910.22398/2525-2828.41097-114Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 10 (2019); 97-114Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 10 (2019); 97-1142525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/179/pdfCopyright (c) 2019 Luíza Marques Fázzio, Beatriz Russo Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFázzio, Luíza MarquesRodrigues, Beatriz Russo2019-03-21T12:16:37Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/179Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-03-21T12:16:37Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando a monocultura econômica para práticas publicitárias conscientes
title Investigando a monocultura econômica para práticas publicitárias conscientes
spellingShingle Investigando a monocultura econômica para práticas publicitárias conscientes
Fázzio, Luíza Marques
title_short Investigando a monocultura econômica para práticas publicitárias conscientes
title_full Investigando a monocultura econômica para práticas publicitárias conscientes
title_fullStr Investigando a monocultura econômica para práticas publicitárias conscientes
title_full_unstemmed Investigando a monocultura econômica para práticas publicitárias conscientes
title_sort Investigando a monocultura econômica para práticas publicitárias conscientes
author Fázzio, Luíza Marques
author_facet Fázzio, Luíza Marques
Rodrigues, Beatriz Russo
author_role author
author2 Rodrigues, Beatriz Russo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fázzio, Luíza Marques
Rodrigues, Beatriz Russo
description Tomando a perspectiva da monocultura econômica, um termo sociológico utilizado para criticar o fato de que ideias econômicas dominante não apenas mantêm a atual cadeia de produção em vigor como moldam todos os aspectos de nossas vidas, investigamos os problemas socioambientais resultantes da cadeia de produção linear. Ao analisar as etapas de extração, produção, distribuição, consumo e descarte, denunciamos uma série de práticas profissionais que contribuem ativamente para manter uma monocultura que oferece uma série de problemas à sociedade e ao meio ambiente, como a degradação de florestas, a extinção de espécies, a poluição (terrestre, aquática e atmosférica), e o empobrecimento de populações. Dentre as práticas profissionais destacadas, discutimos, em especial, a influência do publicitário nesse modelo econômico monocultor. Frente a uma ética profissional que incentiva um excesso de consumo que, involuntariamente, devasta o meio ambiente e a vida,  analisamos movimentos de contracultura circulares e conscientes, e como cada profissional  contribui a esses sistemas alternativos de produção. Essa análise torna visível o fato de que é preciso que publicitários, conscientes das consequências socioambientais de sua atuação profissional, questionem suas práticas e abram caminhos alternativos mais éticos. Dessa forma, esse trabalho busca apresentar critérios norteadores para uma prática publicitária aliada a propostas econômicas mais sustentáveis e justas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/179
10.22398/2525-2828.41097-114
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/179
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.41097-114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/179/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luíza Marques Fázzio, Beatriz Russo Rodrigues
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luíza Marques Fázzio, Beatriz Russo Rodrigues
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 10 (2019); 97-114
Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 10 (2019); 97-114
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689170157568