Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Marcelo Vergilio Paganini de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
Texto Completo: http://tede2.espm.br/handle/tede/23
Resumo: This study sought to assess whether the communication strategy of a global company affects consumer involvement with the product category sold by it, the image of their country of origin and its corporate reputation. An experiment was conducted to test the theoretical model and hypotheses using a sample of 407 individuals defined by judgment of the investigator. This sample was divided into an experimental group of 202 respondents and a control group of 205 people. The scales used in the experiment were validated as to their content, criterion and construct, to be satisfactory for use. The results showed that the proposed theoretical model is consistent and completed the research problem developed. All hypotheses were confirmed surveyed, which leads to the conclusion that there is evidence in this study that the communication strategy of a global company does not impact consumer involvement with the product category manufactured by it, to the image of his country source and its corporate reputation.
id ESPM_2a75a741e7ba14aa5bae8e1ca044c7bd
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/23
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Rossi, George Bedinellihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773867H8Strehlau, Vivian Iarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791574A9Brito, Eliane Pereira Zamithhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773406P3CPF:13724898860http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4485321P8Toledo, Marcelo Vergilio Paganini de2016-10-13T14:09:57Z2014-05-092013-08-19TOLEDO, Marcelo Vergilio Paganini de. Impact of communication strategies in global companies - an experiment in auto market. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2013.http://tede2.espm.br/handle/tede/23This study sought to assess whether the communication strategy of a global company affects consumer involvement with the product category sold by it, the image of their country of origin and its corporate reputation. An experiment was conducted to test the theoretical model and hypotheses using a sample of 407 individuals defined by judgment of the investigator. This sample was divided into an experimental group of 202 respondents and a control group of 205 people. The scales used in the experiment were validated as to their content, criterion and construct, to be satisfactory for use. The results showed that the proposed theoretical model is consistent and completed the research problem developed. All hypotheses were confirmed surveyed, which leads to the conclusion that there is evidence in this study that the communication strategy of a global company does not impact consumer involvement with the product category manufactured by it, to the image of his country source and its corporate reputation.Este estudo buscou avaliar se a estratégia de comunicação de uma empresa global afeta o envolvimento do consumidor com a categoria de produto comercializado por ela, a imagem de seu país de origem e sua reputação corporativa. Um experimento foi conduzido para testar o modelo teórico desenvolvido e hipóteses formuladas, utilizando uma amostra de 407 indivíduos definida por julgamento do pesquisador. Esta amostra foi dividida em um grupo experimental de 202 entrevistados e um grupo de controle de 205 pessoas. As escalas utilizadas no experimento foram validadas quanto ao seu conteúdo, critério e constructo, e consideradas satisfatórias para a utilização. Os resultados demostraram que o modelo teórico proposto é consistente e responderam ao problema de pesquisa desenvolvido. Todas as hipóteses pesquisadas foram confirmadas, o que leva-se a concluir que existem evidências no presente estudo que a estratégia de comunicação de uma empresa global não impacta o envolvimento dos consumidores com a categoria de produtos fabricado por ela, com a imagem de seu país de origem e sua reputação corporativa.Made available in DSpace on 2016-10-13T14:09:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Vergilio Paganini de Toledo.pdf: 1444063 bytes, checksum: 97f2b9942b723774781f4c58f89c548e (MD5) Previous issue date: 2013-08-19application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/239/Marcelo%20Vergilio%20Paganini%20de%20Toledo.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Administração da ESPMESPMBRGestão Internacionalmarketingcomunicaçãoenvolvimentoimagem do país de origemreputação corporativacomportamento do consumidormarketingcommunicationinvolvementimage of the country of origincorporate reputationconsumer behaviorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSImpactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilísticoImpact of communication strategies in global companies - an experiment in auto marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALMarcelo Vergilio Paganini de Toledo.pdfapplication/pdf1444063http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/23/1/Marcelo+Vergilio+Paganini+de+Toledo.pdf97f2b9942b723774781f4c58f89c548eMD51TEXTMarcelo Vergilio Paganini de Toledo.pdf.txtMarcelo Vergilio Paganini de Toledo.pdf.txttext/plain220177http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/23/2/Marcelo+Vergilio+Paganini+de+Toledo.pdf.txt631b41eb66e0c3979cab68c30f405e89MD52THUMBNAILMarcelo Vergilio Paganini de Toledo.pdf.jpgMarcelo Vergilio Paganini de Toledo.pdf.jpgimage/jpeg3289http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/23/3/Marcelo+Vergilio+Paganini+de+Toledo.pdf.jpg5a7537f436fd04d51cdeebc3a640c03fMD53tede/232016-10-14 01:02:20.935oai:tede2.espm.br:tede/23Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:02:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Impact of communication strategies in global companies - an experiment in auto market
title Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico
spellingShingle Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico
Toledo, Marcelo Vergilio Paganini de
marketing
comunicação
envolvimento
imagem do país de origem
reputação corporativa
comportamento do consumidor
marketing
communication
involvement
image of the country of origin
corporate reputation
consumer behavior
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
title_short Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico
title_full Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico
title_fullStr Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico
title_full_unstemmed Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico
title_sort Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico
author Toledo, Marcelo Vergilio Paganini de
author_facet Toledo, Marcelo Vergilio Paganini de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossi, George Bedinelli
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773867H8
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Strehlau, Vivian Iara
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791574A9
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Brito, Eliane Pereira Zamith
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773406P3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:13724898860
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4485321P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Marcelo Vergilio Paganini de
contributor_str_mv Rossi, George Bedinelli
Strehlau, Vivian Iara
Brito, Eliane Pereira Zamith
dc.subject.por.fl_str_mv marketing
comunicação
envolvimento
imagem do país de origem
reputação corporativa
comportamento do consumidor
topic marketing
comunicação
envolvimento
imagem do país de origem
reputação corporativa
comportamento do consumidor
marketing
communication
involvement
image of the country of origin
corporate reputation
consumer behavior
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
dc.subject.eng.fl_str_mv marketing
communication
involvement
image of the country of origin
corporate reputation
consumer behavior
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
description This study sought to assess whether the communication strategy of a global company affects consumer involvement with the product category sold by it, the image of their country of origin and its corporate reputation. An experiment was conducted to test the theoretical model and hypotheses using a sample of 407 individuals defined by judgment of the investigator. This sample was divided into an experimental group of 202 respondents and a control group of 205 people. The scales used in the experiment were validated as to their content, criterion and construct, to be satisfactory for use. The results showed that the proposed theoretical model is consistent and completed the research problem developed. All hypotheses were confirmed surveyed, which leads to the conclusion that there is evidence in this study that the communication strategy of a global company does not impact consumer involvement with the product category manufactured by it, to the image of his country source and its corporate reputation.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-19
dc.date.available.fl_str_mv 2014-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-13T14:09:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TOLEDO, Marcelo Vergilio Paganini de. Impact of communication strategies in global companies - an experiment in auto market. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/23
identifier_str_mv TOLEDO, Marcelo Vergilio Paganini de. Impact of communication strategies in global companies - an experiment in auto market. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2013.
url http://tede2.espm.br/handle/tede/23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Administração da ESPM
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Gestão Internacional
publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/23/1/Marcelo+Vergilio+Paganini+de+Toledo.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/23/2/Marcelo+Vergilio+Paganini+de+Toledo.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/23/3/Marcelo+Vergilio+Paganini+de+Toledo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 97f2b9942b723774781f4c58f89c548e
631b41eb66e0c3979cab68c30f405e89
5a7537f436fd04d51cdeebc3a640c03f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1809112859987148800