Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
Texto Completo: | http://tede2.espm.br/handle/tede/23 |
Resumo: | This study sought to assess whether the communication strategy of a global company affects consumer involvement with the product category sold by it, the image of their country of origin and its corporate reputation. An experiment was conducted to test the theoretical model and hypotheses using a sample of 407 individuals defined by judgment of the investigator. This sample was divided into an experimental group of 202 respondents and a control group of 205 people. The scales used in the experiment were validated as to their content, criterion and construct, to be satisfactory for use. The results showed that the proposed theoretical model is consistent and completed the research problem developed. All hypotheses were confirmed surveyed, which leads to the conclusion that there is evidence in this study that the communication strategy of a global company does not impact consumer involvement with the product category manufactured by it, to the image of his country source and its corporate reputation. |
id |
ESPM_2a75a741e7ba14aa5bae8e1ca044c7bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/23 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Rossi, George Bedinellihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773867H8Strehlau, Vivian Iarahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791574A9Brito, Eliane Pereira Zamithhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773406P3CPF:13724898860http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4485321P8Toledo, Marcelo Vergilio Paganini de2016-10-13T14:09:57Z2014-05-092013-08-19TOLEDO, Marcelo Vergilio Paganini de. Impact of communication strategies in global companies - an experiment in auto market. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2013.http://tede2.espm.br/handle/tede/23This study sought to assess whether the communication strategy of a global company affects consumer involvement with the product category sold by it, the image of their country of origin and its corporate reputation. An experiment was conducted to test the theoretical model and hypotheses using a sample of 407 individuals defined by judgment of the investigator. This sample was divided into an experimental group of 202 respondents and a control group of 205 people. The scales used in the experiment were validated as to their content, criterion and construct, to be satisfactory for use. The results showed that the proposed theoretical model is consistent and completed the research problem developed. All hypotheses were confirmed surveyed, which leads to the conclusion that there is evidence in this study that the communication strategy of a global company does not impact consumer involvement with the product category manufactured by it, to the image of his country source and its corporate reputation.Este estudo buscou avaliar se a estratégia de comunicação de uma empresa global afeta o envolvimento do consumidor com a categoria de produto comercializado por ela, a imagem de seu país de origem e sua reputação corporativa. Um experimento foi conduzido para testar o modelo teórico desenvolvido e hipóteses formuladas, utilizando uma amostra de 407 indivíduos definida por julgamento do pesquisador. Esta amostra foi dividida em um grupo experimental de 202 entrevistados e um grupo de controle de 205 pessoas. As escalas utilizadas no experimento foram validadas quanto ao seu conteúdo, critério e constructo, e consideradas satisfatórias para a utilização. Os resultados demostraram que o modelo teórico proposto é consistente e responderam ao problema de pesquisa desenvolvido. Todas as hipóteses pesquisadas foram confirmadas, o que leva-se a concluir que existem evidências no presente estudo que a estratégia de comunicação de uma empresa global não impacta o envolvimento dos consumidores com a categoria de produtos fabricado por ela, com a imagem de seu país de origem e sua reputação corporativa.Made available in DSpace on 2016-10-13T14:09:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Vergilio Paganini de Toledo.pdf: 1444063 bytes, checksum: 97f2b9942b723774781f4c58f89c548e (MD5) Previous issue date: 2013-08-19application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/239/Marcelo%20Vergilio%20Paganini%20de%20Toledo.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Administração da ESPMESPMBRGestão Internacionalmarketingcomunicaçãoenvolvimentoimagem do país de origemreputação corporativacomportamento do consumidormarketingcommunicationinvolvementimage of the country of origincorporate reputationconsumer behaviorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSImpactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilísticoImpact of communication strategies in global companies - an experiment in auto marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALMarcelo Vergilio Paganini de Toledo.pdfapplication/pdf1444063http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/23/1/Marcelo+Vergilio+Paganini+de+Toledo.pdf97f2b9942b723774781f4c58f89c548eMD51TEXTMarcelo Vergilio Paganini de Toledo.pdf.txtMarcelo Vergilio Paganini de Toledo.pdf.txttext/plain220177http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/23/2/Marcelo+Vergilio+Paganini+de+Toledo.pdf.txt631b41eb66e0c3979cab68c30f405e89MD52THUMBNAILMarcelo Vergilio Paganini de Toledo.pdf.jpgMarcelo Vergilio Paganini de Toledo.pdf.jpgimage/jpeg3289http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/23/3/Marcelo+Vergilio+Paganini+de+Toledo.pdf.jpg5a7537f436fd04d51cdeebc3a640c03fMD53tede/232016-10-14 01:02:20.935oai:tede2.espm.br:tede/23Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:02:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Impact of communication strategies in global companies - an experiment in auto market |
title |
Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico |
spellingShingle |
Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico Toledo, Marcelo Vergilio Paganini de marketing comunicação envolvimento imagem do país de origem reputação corporativa comportamento do consumidor marketing communication involvement image of the country of origin corporate reputation consumer behavior CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
title_short |
Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico |
title_full |
Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico |
title_fullStr |
Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico |
title_full_unstemmed |
Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico |
title_sort |
Impactos das estratégias de comunicação em empresas globais um experimento no mercado automobilístico |
author |
Toledo, Marcelo Vergilio Paganini de |
author_facet |
Toledo, Marcelo Vergilio Paganini de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rossi, George Bedinelli |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773867H8 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Strehlau, Vivian Iara |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791574A9 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Brito, Eliane Pereira Zamith |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773406P3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:13724898860 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4485321P8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Marcelo Vergilio Paganini de |
contributor_str_mv |
Rossi, George Bedinelli Strehlau, Vivian Iara Brito, Eliane Pereira Zamith |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketing comunicação envolvimento imagem do país de origem reputação corporativa comportamento do consumidor |
topic |
marketing comunicação envolvimento imagem do país de origem reputação corporativa comportamento do consumidor marketing communication involvement image of the country of origin corporate reputation consumer behavior CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
marketing communication involvement image of the country of origin corporate reputation consumer behavior |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
description |
This study sought to assess whether the communication strategy of a global company affects consumer involvement with the product category sold by it, the image of their country of origin and its corporate reputation. An experiment was conducted to test the theoretical model and hypotheses using a sample of 407 individuals defined by judgment of the investigator. This sample was divided into an experimental group of 202 respondents and a control group of 205 people. The scales used in the experiment were validated as to their content, criterion and construct, to be satisfactory for use. The results showed that the proposed theoretical model is consistent and completed the research problem developed. All hypotheses were confirmed surveyed, which leads to the conclusion that there is evidence in this study that the communication strategy of a global company does not impact consumer involvement with the product category manufactured by it, to the image of his country source and its corporate reputation. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-13T14:09:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TOLEDO, Marcelo Vergilio Paganini de. Impact of communication strategies in global companies - an experiment in auto market. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/23 |
identifier_str_mv |
TOLEDO, Marcelo Vergilio Paganini de. Impact of communication strategies in global companies - an experiment in auto market. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2013. |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado em Administração da ESPM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Gestão Internacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/23/1/Marcelo+Vergilio+Paganini+de+Toledo.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/23/2/Marcelo+Vergilio+Paganini+de+Toledo.pdf.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/23/3/Marcelo+Vergilio+Paganini+de+Toledo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
97f2b9942b723774781f4c58f89c548e 631b41eb66e0c3979cab68c30f405e89 5a7537f436fd04d51cdeebc3a640c03f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1809112859987148800 |