Upgrading no cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lennan, Maria Laura Ferranty Mac
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
Texto Completo: http://tede2.espm.br/handle/tede/129
Resumo: This research explores the effects of value chains governance for upgrading in the cluster of ornamental rocks in Espírito Santo, Brazil. The quantitative methodology was used to achieve the proposed objectives and respond to the research problem. More specifically, a survey of 32 companies affiliated to the Centro Rochas was conducted. Those are located in the regions of Cachoeiro do Itapemirim and Serras, at the State of Espírito Santo. Data were analyzed using parametric and nonparametric statistical techniques, given the type of sampling distribution. The results show that firms in the cluster are embedded in market type value chains governance, export performance has no direct relationship with the percentage exported and, finally, the firm s upgrading and their marketing investments impact on their competivity in export sales.
id ESPM_59b2afff6f96eb53de422424028d86d9
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/129
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Avrichir, Ilanhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760100Z1Amatucci, Marcoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767399P7Fleury, Afonso Carlos CorrêaCPF:26288696838http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4315643P5Lennan, Maria Laura Ferranty Mac2016-10-13T14:10:42Z2013-04-152012-12-20LENNAN, Maria Laura Ferranty Mac. Upgrading the cluster of ornamental stones in Espirito Santo, Brazil. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2012.http://tede2.espm.br/handle/tede/129This research explores the effects of value chains governance for upgrading in the cluster of ornamental rocks in Espírito Santo, Brazil. The quantitative methodology was used to achieve the proposed objectives and respond to the research problem. More specifically, a survey of 32 companies affiliated to the Centro Rochas was conducted. Those are located in the regions of Cachoeiro do Itapemirim and Serras, at the State of Espírito Santo. Data were analyzed using parametric and nonparametric statistical techniques, given the type of sampling distribution. The results show that firms in the cluster are embedded in market type value chains governance, export performance has no direct relationship with the percentage exported and, finally, the firm s upgrading and their marketing investments impact on their competivity in export sales.A presente dissertação verifica os efeitos da governança das cadeias de valor no upgrading das empresas do cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, Brasil. A metodologia quantitativa foi utilizada para atingir os objetivos propostos e responder ao problema de pesquisa. Mais especificamente foi conduzida uma survey com 32 empresas filiadas ao Centro Rochas, localizadas nas regiões de Cachoeiro do Itapemirim e Serras, Espírito Santo. Os dados foram analisados com o uso de técnicas estatísticas paramétricas e não paramétricas, dado o tipo de distribuição amostral. Os resultados indicam que as empresas do cluster estão inseridas em cadeias de valor de governança do tipo mercado, o desempenho exportador não apresenta relação direta com os percentuais exportados e finalmente que o upgrading das empresas e seus investimentos em marketing impactam na competitividade de suas vendas para o mercado externo.Made available in DSpace on 2016-10-13T14:10:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA LAURA FERRANTY MAC LENNAN.pdf: 2358354 bytes, checksum: 3564a399dbcaea30be5186a2f99a7df2 (MD5) Previous issue date: 2012-12-20application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/334/MARIA%20LAURA%20FERRANTY%20MAC%20LENNAN.pdf.jpgporAssociação Escola Superior de Propaganda e MarketingPrograma em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMESPMBRComunicaçãocadeia global de valorupgradingclustercompetitividade da indústriaindústria de rochas ornamentaisexportaçãoglobal value chainupgradingclusterindustrial competitionornamental rock industryexportsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOUpgrading no cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, BrasilUpgrading the cluster of ornamental stones in Espirito Santo, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMORIGINALMARIA LAURA FERRANTY MAC LENNAN.pdfapplication/pdf2358354http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/129/1/MARIA+LAURA+FERRANTY+MAC+LENNAN.pdf3564a399dbcaea30be5186a2f99a7df2MD51TEXTMARIA LAURA FERRANTY MAC LENNAN.pdf.txtMARIA LAURA FERRANTY MAC LENNAN.pdf.txttext/plain184883http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/129/2/MARIA+LAURA+FERRANTY+MAC+LENNAN.pdf.txted882c0307e61cc655b3ceae8255a226MD52THUMBNAILMARIA LAURA FERRANTY MAC LENNAN.pdf.jpgMARIA LAURA FERRANTY MAC LENNAN.pdf.jpgimage/jpeg2104http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/129/3/MARIA+LAURA+FERRANTY+MAC+LENNAN.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD53tede/1292016-10-14 01:04:31.113oai:tede2.espm.br:tede/129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-10-14T04:04:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Upgrading no cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, Brasil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Upgrading the cluster of ornamental stones in Espirito Santo, Brazil
title Upgrading no cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, Brasil
spellingShingle Upgrading no cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, Brasil
Lennan, Maria Laura Ferranty Mac
cadeia global de valor
upgrading
cluster
competitividade da indústria
indústria de rochas ornamentais
exportação
global value chain
upgrading
cluster
industrial competition
ornamental rock industry
exports
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Upgrading no cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, Brasil
title_full Upgrading no cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, Brasil
title_fullStr Upgrading no cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, Brasil
title_full_unstemmed Upgrading no cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, Brasil
title_sort Upgrading no cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo, Brasil
author Lennan, Maria Laura Ferranty Mac
author_facet Lennan, Maria Laura Ferranty Mac
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Avrichir, Ilan
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760100Z1
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amatucci, Marcos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767399P7
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fleury, Afonso Carlos Corrêa
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:26288696838
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4315643P5
dc.contributor.author.fl_str_mv Lennan, Maria Laura Ferranty Mac
contributor_str_mv Avrichir, Ilan
Amatucci, Marcos
Fleury, Afonso Carlos Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv cadeia global de valor
upgrading
cluster
competitividade da indústria
indústria de rochas ornamentais
exportação
topic cadeia global de valor
upgrading
cluster
competitividade da indústria
indústria de rochas ornamentais
exportação
global value chain
upgrading
cluster
industrial competition
ornamental rock industry
exports
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv global value chain
upgrading
cluster
industrial competition
ornamental rock industry
exports
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This research explores the effects of value chains governance for upgrading in the cluster of ornamental rocks in Espírito Santo, Brazil. The quantitative methodology was used to achieve the proposed objectives and respond to the research problem. More specifically, a survey of 32 companies affiliated to the Centro Rochas was conducted. Those are located in the regions of Cachoeiro do Itapemirim and Serras, at the State of Espírito Santo. Data were analyzed using parametric and nonparametric statistical techniques, given the type of sampling distribution. The results show that firms in the cluster are embedded in market type value chains governance, export performance has no direct relationship with the percentage exported and, finally, the firm s upgrading and their marketing investments impact on their competivity in export sales.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-20
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-13T14:10:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LENNAN, Maria Laura Ferranty Mac. Upgrading the cluster of ornamental stones in Espirito Santo, Brazil. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/129
identifier_str_mv LENNAN, Maria Laura Ferranty Mac. Upgrading the cluster of ornamental stones in Espirito Santo, Brazil. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2012.
url http://tede2.espm.br/handle/tede/129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/129/1/MARIA+LAURA+FERRANTY+MAC+LENNAN.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/129/2/MARIA+LAURA+FERRANTY+MAC+LENNAN.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/129/3/MARIA+LAURA+FERRANTY+MAC+LENNAN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3564a399dbcaea30be5186a2f99a7df2
ed882c0307e61cc655b3ceae8255a226
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1809112860800843776