Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Storel, Thalita Fomin
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
Texto Completo: http://tede2.espm.br/handle/tede/672
Resumo: American football, a traditional sport in the United States, has gained popularity among Brazilian viewers and consumers in recent decades. Its impact can be felt in the cultural, social, and political spheres both in the US and Brazil. This impact has been facilitated by the context of symbolic consumption and technological advancements that allow for adjusted broadcasts. Using French Discourse Analysis, this research investigates the discursive hybridization processes present in American football broadcasts in Brazil. The resulting map demonstrates that the hybridization in these broadcasts results from the union of factors that form a hybrid discursive structure. These factors include the discourses that legitimize sport in American culture, symbols of Brazilian culture, intertextual humor and teaching, as well as the discursive and linguistic resources of catchphrases, hyperboles, analogies, and celebrities.
id ESPM_b199c7fc44ea73ae6c01de00ad64c344
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/672
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Casadei, Eliza BachegaHoff, Tânia Márcia CezarMarques, José Carlos417.278.308-22https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K9799339H2&tokenCaptchar=03AAYGu2TCckLXMGeuUFD1Az-sLBT6ANL1Qb4wGSEF0ZbVFvCD5sYC7kouOr6wcsQ--63qmizyX6BFRmlwPEvNhYDyhpy1cv2PE_VA1AWykz0hsMwz5K49Qb5X_IIr7NfnS11OinCUeDFwcYnjFwlOK7HisQfm1t0slKAG0MLyLbSfwZJ8uhnZzYA0YS6JmaV_HSP25WLqpgKYwIzr5ZKXbWL0SW8UicKxUjhcc9SV8yn8X6IeYk-U05jYsbqB3qfl2Z5zjiWM5DKsXQBrm5hCkAJgMQW-GJ_vzc9YsEB8otW9Z-Gs_VNe9K4RbYXm2VJkvQ0-Hy6bboRq2bSb688Y0Evm723WiQXk0-pO26f4aExEg9C9vocfIGzgNsOPOhVS8UEOltG42wPv2eq5KrI7OiAprUBh9tKa7N-ydyfKt5dmf7kd7aUWNcqfsWOro6xEnoUKOLB5Larp0UTTHtjCrBWBMJHtHx2Gw7ehdWhfHi1dDDEnut_w4g0YUSfMtvj5AUIShs9KiBr7AyNDOMQPPUhU6OM9ANrznlpKUvYFuAUmS2JkjP79sUIBzDaVCvfrltp5F61jdsauStorel, Thalita Fomin2023-06-30T20:22:22Z2023-03-20Storel, Thalita Fomin. Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção. 2023. [131 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .http://tede2.espm.br/handle/tede/672American football, a traditional sport in the United States, has gained popularity among Brazilian viewers and consumers in recent decades. Its impact can be felt in the cultural, social, and political spheres both in the US and Brazil. This impact has been facilitated by the context of symbolic consumption and technological advancements that allow for adjusted broadcasts. Using French Discourse Analysis, this research investigates the discursive hybridization processes present in American football broadcasts in Brazil. The resulting map demonstrates that the hybridization in these broadcasts results from the union of factors that form a hybrid discursive structure. These factors include the discourses that legitimize sport in American culture, symbols of Brazilian culture, intertextual humor and teaching, as well as the discursive and linguistic resources of catchphrases, hyperboles, analogies, and celebrities.O futebol americano, esporte tradicional dos Estados Unidos, ganhou espaço entre os telespectadores e consumidores brasileiros nas últimas décadas. Seu discurso impacta os campos culturais, sociais e políticos em seu local de origem, e agora também no Brasil. Este impacto acontece inserido no contexto de consumo simbólico em um ambiente tecnológico que permite a veiculação de produções nas transmissões com o discurso ajustado. Com o suporte metodológico da Análise do Discurso de Linha Francesa, esta pesquisa investiga quais são os processos de hibridização discursiva presentes neste discurso. Após a investigação, formatamos um mapa que demonstra que a hibridização nas transmissões de futebol americano no Brasil resulta da união de fatores que formam uma estrutura discursiva híbrida. Entre eles, destacam-se: os próprios discursos que legitimam o esporte na cultura estadunidense, os símbolos da cultura brasileira, o humor intertextual e o ensinamento, além dos recursos discursivos e linguísticos de bordões, hipérboles, analogias e celebridades.Submitted by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2023-06-30T20:19:34Z No. of bitstreams: 1 Thalita Fomin Storel.pdf: 5225817 bytes, checksum: 4879aa9f88b6712d5375b2bcc4198051 (MD5)Approved for entry into archive by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2023-06-30T20:20:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Thalita Fomin Storel.pdf: 5225817 bytes, checksum: 4879aa9f88b6712d5375b2bcc4198051 (MD5)Approved for entry into archive by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2023-06-30T20:21:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Thalita Fomin Storel.pdf: 5225817 bytes, checksum: 4879aa9f88b6712d5375b2bcc4198051 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-30T20:22:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thalita Fomin Storel.pdf: 5225817 bytes, checksum: 4879aa9f88b6712d5375b2bcc4198051 (MD5) Previous issue date: 2023-03-20application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/2363/Thalita%20Fomin%20Storel.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Comunicação e Práticas de ConsumoESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensucomunicação; consumo; futebol americano; discursos; hibridizaçõescommunication; consumption; american football; discourses; hybridizationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOConsumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produçãoSymbolic consumption of American football in Brazilian broadcasts: discursive hybridization and production strategiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1478719854366591830500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILThalita Fomin Storel.pdf.jpgThalita Fomin Storel.pdf.jpgimage/jpeg5716http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/4/Thalita+Fomin+Storel.pdf.jpg6e84da2dd8ae3109c1a235a1a38bed02MD54TEXTThalita Fomin Storel.pdf.txtThalita Fomin Storel.pdf.txttext/plain309023http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/3/Thalita+Fomin+Storel.pdf.txt14d1f6264940a94d7227e21b853a9fe5MD53ORIGINALThalita Fomin Storel.pdfThalita Fomin Storel.pdfapplication/pdf5225817http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/2/Thalita+Fomin+Storel.pdf4879aa9f88b6712d5375b2bcc4198051MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/6722023-07-01 01:00:13.858oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2023-07-01T04:00:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Symbolic consumption of American football in Brazilian broadcasts: discursive hybridization and production strategies
title Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção
spellingShingle Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção
Storel, Thalita Fomin
comunicação; consumo; futebol americano; discursos; hibridizações
communication; consumption; american football; discourses; hybridization
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção
title_full Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção
title_fullStr Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção
title_full_unstemmed Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção
title_sort Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção
author Storel, Thalita Fomin
author_facet Storel, Thalita Fomin
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Casadei, Eliza Bachega
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hoff, Tânia Márcia Cezar
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marques, José Carlos
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 417.278.308-22
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K9799339H2&tokenCaptchar=03AAYGu2TCckLXMGeuUFD1Az-sLBT6ANL1Qb4wGSEF0ZbVFvCD5sYC7kouOr6wcsQ--63qmizyX6BFRmlwPEvNhYDyhpy1cv2PE_VA1AWykz0hsMwz5K49Qb5X_IIr7NfnS11OinCUeDFwcYnjFwlOK7HisQfm1t0slKAG0MLyLbSfwZJ8uhnZzYA0YS6JmaV_HSP25WLqpgKYwIzr5ZKXbWL0SW8UicKxUjhcc9SV8yn8X6IeYk-U05jYsbqB3qfl2Z5zjiWM5DKsXQBrm5hCkAJgMQW-GJ_vzc9YsEB8otW9Z-Gs_VNe9K4RbYXm2VJkvQ0-Hy6bboRq2bSb688Y0Evm723WiQXk0-pO26f4aExEg9C9vocfIGzgNsOPOhVS8UEOltG42wPv2eq5KrI7OiAprUBh9tKa7N-ydyfKt5dmf7kd7aUWNcqfsWOro6xEnoUKOLB5Larp0UTTHtjCrBWBMJHtHx2Gw7ehdWhfHi1dDDEnut_w4g0YUSfMtvj5AUIShs9KiBr7AyNDOMQPPUhU6OM9ANrznlpKUvYFuAUmS2JkjP79sUIBzDaVCvfrltp5F61jdsau
dc.contributor.author.fl_str_mv Storel, Thalita Fomin
contributor_str_mv Casadei, Eliza Bachega
Hoff, Tânia Márcia Cezar
Marques, José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação; consumo; futebol americano; discursos; hibridizações
topic comunicação; consumo; futebol americano; discursos; hibridizações
communication; consumption; american football; discourses; hybridization
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv communication; consumption; american football; discourses; hybridization
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description American football, a traditional sport in the United States, has gained popularity among Brazilian viewers and consumers in recent decades. Its impact can be felt in the cultural, social, and political spheres both in the US and Brazil. This impact has been facilitated by the context of symbolic consumption and technological advancements that allow for adjusted broadcasts. Using French Discourse Analysis, this research investigates the discursive hybridization processes present in American football broadcasts in Brazil. The resulting map demonstrates that the hybridization in these broadcasts results from the union of factors that form a hybrid discursive structure. These factors include the discourses that legitimize sport in American culture, symbols of Brazilian culture, intertextual humor and teaching, as well as the discursive and linguistic resources of catchphrases, hyperboles, analogies, and celebrities.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-30T20:22:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Storel, Thalita Fomin. Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção. 2023. [131 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/672
identifier_str_mv Storel, Thalita Fomin. Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção. 2023. [131 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
url http://tede2.espm.br/handle/tede/672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 1478719854366591830
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4455193753091852328
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/4/Thalita+Fomin+Storel.pdf.jpg
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/3/Thalita+Fomin+Storel.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/2/Thalita+Fomin+Storel.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e84da2dd8ae3109c1a235a1a38bed02
14d1f6264940a94d7227e21b853a9fe5
4879aa9f88b6712d5375b2bcc4198051
652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1809112866777726976