Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
Texto Completo: | http://tede2.espm.br/handle/tede/672 |
Resumo: | American football, a traditional sport in the United States, has gained popularity among Brazilian viewers and consumers in recent decades. Its impact can be felt in the cultural, social, and political spheres both in the US and Brazil. This impact has been facilitated by the context of symbolic consumption and technological advancements that allow for adjusted broadcasts. Using French Discourse Analysis, this research investigates the discursive hybridization processes present in American football broadcasts in Brazil. The resulting map demonstrates that the hybridization in these broadcasts results from the union of factors that form a hybrid discursive structure. These factors include the discourses that legitimize sport in American culture, symbols of Brazilian culture, intertextual humor and teaching, as well as the discursive and linguistic resources of catchphrases, hyperboles, analogies, and celebrities. |
id |
ESPM_b199c7fc44ea73ae6c01de00ad64c344 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/672 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Casadei, Eliza BachegaHoff, Tânia Márcia CezarMarques, José Carlos417.278.308-22https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K9799339H2&tokenCaptchar=03AAYGu2TCckLXMGeuUFD1Az-sLBT6ANL1Qb4wGSEF0ZbVFvCD5sYC7kouOr6wcsQ--63qmizyX6BFRmlwPEvNhYDyhpy1cv2PE_VA1AWykz0hsMwz5K49Qb5X_IIr7NfnS11OinCUeDFwcYnjFwlOK7HisQfm1t0slKAG0MLyLbSfwZJ8uhnZzYA0YS6JmaV_HSP25WLqpgKYwIzr5ZKXbWL0SW8UicKxUjhcc9SV8yn8X6IeYk-U05jYsbqB3qfl2Z5zjiWM5DKsXQBrm5hCkAJgMQW-GJ_vzc9YsEB8otW9Z-Gs_VNe9K4RbYXm2VJkvQ0-Hy6bboRq2bSb688Y0Evm723WiQXk0-pO26f4aExEg9C9vocfIGzgNsOPOhVS8UEOltG42wPv2eq5KrI7OiAprUBh9tKa7N-ydyfKt5dmf7kd7aUWNcqfsWOro6xEnoUKOLB5Larp0UTTHtjCrBWBMJHtHx2Gw7ehdWhfHi1dDDEnut_w4g0YUSfMtvj5AUIShs9KiBr7AyNDOMQPPUhU6OM9ANrznlpKUvYFuAUmS2JkjP79sUIBzDaVCvfrltp5F61jdsauStorel, Thalita Fomin2023-06-30T20:22:22Z2023-03-20Storel, Thalita Fomin. Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção. 2023. [131 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .http://tede2.espm.br/handle/tede/672American football, a traditional sport in the United States, has gained popularity among Brazilian viewers and consumers in recent decades. Its impact can be felt in the cultural, social, and political spheres both in the US and Brazil. This impact has been facilitated by the context of symbolic consumption and technological advancements that allow for adjusted broadcasts. Using French Discourse Analysis, this research investigates the discursive hybridization processes present in American football broadcasts in Brazil. The resulting map demonstrates that the hybridization in these broadcasts results from the union of factors that form a hybrid discursive structure. These factors include the discourses that legitimize sport in American culture, symbols of Brazilian culture, intertextual humor and teaching, as well as the discursive and linguistic resources of catchphrases, hyperboles, analogies, and celebrities.O futebol americano, esporte tradicional dos Estados Unidos, ganhou espaço entre os telespectadores e consumidores brasileiros nas últimas décadas. Seu discurso impacta os campos culturais, sociais e políticos em seu local de origem, e agora também no Brasil. Este impacto acontece inserido no contexto de consumo simbólico em um ambiente tecnológico que permite a veiculação de produções nas transmissões com o discurso ajustado. Com o suporte metodológico da Análise do Discurso de Linha Francesa, esta pesquisa investiga quais são os processos de hibridização discursiva presentes neste discurso. Após a investigação, formatamos um mapa que demonstra que a hibridização nas transmissões de futebol americano no Brasil resulta da união de fatores que formam uma estrutura discursiva híbrida. Entre eles, destacam-se: os próprios discursos que legitimam o esporte na cultura estadunidense, os símbolos da cultura brasileira, o humor intertextual e o ensinamento, além dos recursos discursivos e linguísticos de bordões, hipérboles, analogias e celebridades.Submitted by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2023-06-30T20:19:34Z No. of bitstreams: 1 Thalita Fomin Storel.pdf: 5225817 bytes, checksum: 4879aa9f88b6712d5375b2bcc4198051 (MD5)Approved for entry into archive by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2023-06-30T20:20:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Thalita Fomin Storel.pdf: 5225817 bytes, checksum: 4879aa9f88b6712d5375b2bcc4198051 (MD5)Approved for entry into archive by Débora Silva (deborasilva@espm.br) on 2023-06-30T20:21:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Thalita Fomin Storel.pdf: 5225817 bytes, checksum: 4879aa9f88b6712d5375b2bcc4198051 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-30T20:22:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thalita Fomin Storel.pdf: 5225817 bytes, checksum: 4879aa9f88b6712d5375b2bcc4198051 (MD5) Previous issue date: 2023-03-20application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/2363/Thalita%20Fomin%20Storel.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Comunicação e Práticas de ConsumoESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensucomunicação; consumo; futebol americano; discursos; hibridizaçõescommunication; consumption; american football; discourses; hybridizationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOConsumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produçãoSymbolic consumption of American football in Brazilian broadcasts: discursive hybridization and production strategiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1478719854366591830500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILThalita Fomin Storel.pdf.jpgThalita Fomin Storel.pdf.jpgimage/jpeg5716http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/4/Thalita+Fomin+Storel.pdf.jpg6e84da2dd8ae3109c1a235a1a38bed02MD54TEXTThalita Fomin Storel.pdf.txtThalita Fomin Storel.pdf.txttext/plain309023http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/3/Thalita+Fomin+Storel.pdf.txt14d1f6264940a94d7227e21b853a9fe5MD53ORIGINALThalita Fomin Storel.pdfThalita Fomin Storel.pdfapplication/pdf5225817http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/2/Thalita+Fomin+Storel.pdf4879aa9f88b6712d5375b2bcc4198051MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/6722023-07-01 01:00:13.858oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2023-07-01T04:00:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Symbolic consumption of American football in Brazilian broadcasts: discursive hybridization and production strategies |
title |
Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção |
spellingShingle |
Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção Storel, Thalita Fomin comunicação; consumo; futebol americano; discursos; hibridizações communication; consumption; american football; discourses; hybridization CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção |
title_full |
Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção |
title_fullStr |
Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção |
title_full_unstemmed |
Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção |
title_sort |
Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção |
author |
Storel, Thalita Fomin |
author_facet |
Storel, Thalita Fomin |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Casadei, Eliza Bachega |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Hoff, Tânia Márcia Cezar |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marques, José Carlos |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
417.278.308-22 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K9799339H2&tokenCaptchar=03AAYGu2TCckLXMGeuUFD1Az-sLBT6ANL1Qb4wGSEF0ZbVFvCD5sYC7kouOr6wcsQ--63qmizyX6BFRmlwPEvNhYDyhpy1cv2PE_VA1AWykz0hsMwz5K49Qb5X_IIr7NfnS11OinCUeDFwcYnjFwlOK7HisQfm1t0slKAG0MLyLbSfwZJ8uhnZzYA0YS6JmaV_HSP25WLqpgKYwIzr5ZKXbWL0SW8UicKxUjhcc9SV8yn8X6IeYk-U05jYsbqB3qfl2Z5zjiWM5DKsXQBrm5hCkAJgMQW-GJ_vzc9YsEB8otW9Z-Gs_VNe9K4RbYXm2VJkvQ0-Hy6bboRq2bSb688Y0Evm723WiQXk0-pO26f4aExEg9C9vocfIGzgNsOPOhVS8UEOltG42wPv2eq5KrI7OiAprUBh9tKa7N-ydyfKt5dmf7kd7aUWNcqfsWOro6xEnoUKOLB5Larp0UTTHtjCrBWBMJHtHx2Gw7ehdWhfHi1dDDEnut_w4g0YUSfMtvj5AUIShs9KiBr7AyNDOMQPPUhU6OM9ANrznlpKUvYFuAUmS2JkjP79sUIBzDaVCvfrltp5F61jdsau |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Storel, Thalita Fomin |
contributor_str_mv |
Casadei, Eliza Bachega Hoff, Tânia Márcia Cezar Marques, José Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação; consumo; futebol americano; discursos; hibridizações |
topic |
comunicação; consumo; futebol americano; discursos; hibridizações communication; consumption; american football; discourses; hybridization CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
communication; consumption; american football; discourses; hybridization |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
American football, a traditional sport in the United States, has gained popularity among Brazilian viewers and consumers in recent decades. Its impact can be felt in the cultural, social, and political spheres both in the US and Brazil. This impact has been facilitated by the context of symbolic consumption and technological advancements that allow for adjusted broadcasts. Using French Discourse Analysis, this research investigates the discursive hybridization processes present in American football broadcasts in Brazil. The resulting map demonstrates that the hybridization in these broadcasts results from the union of factors that form a hybrid discursive structure. These factors include the discourses that legitimize sport in American culture, symbols of Brazilian culture, intertextual humor and teaching, as well as the discursive and linguistic resources of catchphrases, hyperboles, analogies, and celebrities. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-30T20:22:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Storel, Thalita Fomin. Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção. 2023. [131 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] . |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/672 |
identifier_str_mv |
Storel, Thalita Fomin. Consumo simbólico do futebol americano em transmissões brasileiras: hibridizações discursivas e estratégias de produção. 2023. [131 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] . |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
1478719854366591830 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-4455193753091852328 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-4056021055502874573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/4/Thalita+Fomin+Storel.pdf.jpg http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/3/Thalita+Fomin+Storel.pdf.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/2/Thalita+Fomin+Storel.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/672/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6e84da2dd8ae3109c1a235a1a38bed02 14d1f6264940a94d7227e21b853a9fe5 4879aa9f88b6712d5375b2bcc4198051 652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1809112866777726976 |