O Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro .
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
Texto Completo: | http://tede2.espm.br/handle/tede/629 |
Resumo: | This research studies constructive elements of the brand of Rio de Janeiro - its plurality, attributes, and universe of images - specifically from the lyrics of Bossa-Nova songs, and speculates if this movement has influenced the attributes that consolidated Rio de Janeiro as a brand and as a touristic destination. Concepts of branding and its applications for places and cities were considered, relating them with emblematic data from the history of tourism in Rio de Janeiro and issues associated with creative tourism in contemporary times. Furthermore, the research focuses on the Bossa Nova movement and its relationship with the city. Thus, a content analysis of 312 song lyrics was carried out based on Laurence Bardin's methodology, two semi-structured interviews with Roberto Menescal and Ricardo Cravo Albin, and a survey that sought to assess the knowledge of today's young people about Bossa Nova. The investigation concludes that Rio de Janeiro did not know how to take advantage of the potential of this musical style as other cities were able to do with their peculiar rhythms. Therefore, and considering the characteristics of the professional master's modality, the research finally proposes an application that helps promote Rio de Janeiro as a tourist destination through its association with Bossa Nova |
id |
ESPM_ebd9b19701fe99e99695361212fac63f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/629 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Perrotta, Isabella Vicentehttp://lattes.cnpq.br/0405484529521542Abreu, Leonardo Marques deGuimarães, Valéria Limahttp://lattes.cnpq.br/6045982737737266Bückmann, Ingrid2022-07-05T21:13:39Z2022-05-04Bückmann, Ingrid. O Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro. 2022. [147 f.]. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [Rio de Janeiro].http://tede2.espm.br/handle/tede/629This research studies constructive elements of the brand of Rio de Janeiro - its plurality, attributes, and universe of images - specifically from the lyrics of Bossa-Nova songs, and speculates if this movement has influenced the attributes that consolidated Rio de Janeiro as a brand and as a touristic destination. Concepts of branding and its applications for places and cities were considered, relating them with emblematic data from the history of tourism in Rio de Janeiro and issues associated with creative tourism in contemporary times. Furthermore, the research focuses on the Bossa Nova movement and its relationship with the city. Thus, a content analysis of 312 song lyrics was carried out based on Laurence Bardin's methodology, two semi-structured interviews with Roberto Menescal and Ricardo Cravo Albin, and a survey that sought to assess the knowledge of today's young people about Bossa Nova. The investigation concludes that Rio de Janeiro did not know how to take advantage of the potential of this musical style as other cities were able to do with their peculiar rhythms. Therefore, and considering the characteristics of the professional master's modality, the research finally proposes an application that helps promote Rio de Janeiro as a tourist destination through its association with Bossa NovaEsta pesquisa aborda elementos construtivos da marca Rio de Janeiro – sua pluralidade, seus atributos, seu universo de imagens –, especificamente a partir das letras das músicas da Bossa Nova, e especula se este movimento influenciou os atributos que consolidaram o Rio de Janeiro como marca e como destino turístico. Foram tratados os conceitos de marca e branding e suas aplicações para lugares e cidades, relacionando-os com dados emblemáticos da história do turismo no Rio de Janeiro e com questões associadas ao turismo criativo na contemporaneidade. A seguir, a pesquisa se debruça sobre o movimento Bossa Nova e sua relação com a cidade. Para isso, foi feita uma análise de conteúdo de 312 letras de músicas a partir da metodologia de Laurence Bardin, duas entrevistas semiestruturadas, com Roberto Menescal e Ricardo Cravo Albin, e ainda uma enquete que buscou aferir o conhecimento dos jovens de hoje sobre a Bossa Nova. A investigação concluiu que o Rio de Janeiro não soube aproveitar o potencial deste estilo musical, como outras cidades souberam fazer com seus ritmos peculiares. Por isso, e considerando as características da modalidade profissional de mestrado, ao final, o trabalho propõe um aplicativo que ajude a promover o Rio de Janeiro como destino turístico, através da sua associação com a Bossa NovaSubmitted by Tamara Cecilia Lombardi (tamara.lombardi@espm.br) on 2022-07-05T21:13:05Z No. of bitstreams: 1 BÜCKMANN, Ingrid. O Rio que mora no mar_a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro.pdf: 4262462 bytes, checksum: c7ce679587c59c34d61deb8a9baa6fc5 (MD5)Approved for entry into archive by Tamara Cecilia Lombardi (tamara.lombardi@espm.br) on 2022-07-05T21:13:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BÜCKMANN, Ingrid. O Rio que mora no mar_a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro.pdf: 4262462 bytes, checksum: c7ce679587c59c34d61deb8a9baa6fc5 (MD5)Approved for entry into archive by Tamara Cecilia Lombardi (tamara.lombardi@espm.br) on 2022-07-05T21:13:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BÜCKMANN, Ingrid. O Rio que mora no mar_a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro.pdf: 4262462 bytes, checksum: c7ce679587c59c34d61deb8a9baa6fc5 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-05T21:13:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BÜCKMANN, Ingrid. O Rio que mora no mar_a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro.pdf: 4262462 bytes, checksum: c7ce679587c59c34d61deb8a9baa6fc5 (MD5) Previous issue date: 2022-05-04application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/2195/B%c3%9cCKMANN%2c%20Ingrid.%20O%20Rio%20que%20mora%20no%20mar_a%20Bossa-Nova%20na%20constru%c3%a7%c3%a3o%20da%20marca%20tur%c3%adstica%20do%20Rio%20de%20Janeiro.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado Profissional em Gestão da Economia CriativaESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto SensuBossa Nova; Rio de Janeiro; Turismo; Marca; Branding TerritorialBossa-Nova; Rio de Janeiro; Tourism; Brand; Territorial BrandingCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAO Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro .Rio that lives in the sea: Bossa-Nova in the construction of the tourist brand in Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5059127625252930782500500600-4455193753091852328-2504903392600098822info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILBÜCKMANN, Ingrid. O Rio que mora no mar_a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro.pdf.jpgBÜCKMANN, Ingrid. O Rio que mora no mar_a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro.pdf.jpgimage/jpeg2963http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/629/3/B%C3%9CCKMANN%2C+Ingrid.+O+Rio+que+mora+no+mar_a+Bossa-Nova+na+constru%C3%A7%C3%A3o+da+marca+tur%C3%ADstica+do+Rio+de+Janeiro.pdf.jpg73b22a07ca289f15075d8d26276dbed3MD53ORIGINALBÜCKMANN, Ingrid. O Rio que mora no mar_a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro.pdfBÜCKMANN, Ingrid. O Rio que mora no mar_a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro.pdfapplication/pdf4262462http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/629/2/B%C3%9CCKMANN%2C+Ingrid.+O+Rio+que+mora+no+mar_a+Bossa-Nova+na+constru%C3%A7%C3%A3o+da+marca+tur%C3%ADstica+do+Rio+de+Janeiro.pdfc7ce679587c59c34d61deb8a9baa6fc5MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/629/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/6292022-07-06 01:00:07.925oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2022-07-06T04:00:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro . |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Rio that lives in the sea: Bossa-Nova in the construction of the tourist brand in Rio de Janeiro |
title |
O Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro . |
spellingShingle |
O Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro . Bückmann, Ingrid Bossa Nova; Rio de Janeiro; Turismo; Marca; Branding Territorial Bossa-Nova; Rio de Janeiro; Tourism; Brand; Territorial Branding CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
title_short |
O Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro . |
title_full |
O Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro . |
title_fullStr |
O Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro . |
title_full_unstemmed |
O Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro . |
title_sort |
O Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro . |
author |
Bückmann, Ingrid |
author_facet |
Bückmann, Ingrid |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perrotta, Isabella Vicente |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0405484529521542 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Abreu, Leonardo Marques de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Guimarães, Valéria Lima |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6045982737737266 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bückmann, Ingrid |
contributor_str_mv |
Perrotta, Isabella Vicente Abreu, Leonardo Marques de Guimarães, Valéria Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bossa Nova; Rio de Janeiro; Turismo; Marca; Branding Territorial |
topic |
Bossa Nova; Rio de Janeiro; Turismo; Marca; Branding Territorial Bossa-Nova; Rio de Janeiro; Tourism; Brand; Territorial Branding CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bossa-Nova; Rio de Janeiro; Tourism; Brand; Territorial Branding |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
description |
This research studies constructive elements of the brand of Rio de Janeiro - its plurality, attributes, and universe of images - specifically from the lyrics of Bossa-Nova songs, and speculates if this movement has influenced the attributes that consolidated Rio de Janeiro as a brand and as a touristic destination. Concepts of branding and its applications for places and cities were considered, relating them with emblematic data from the history of tourism in Rio de Janeiro and issues associated with creative tourism in contemporary times. Furthermore, the research focuses on the Bossa Nova movement and its relationship with the city. Thus, a content analysis of 312 song lyrics was carried out based on Laurence Bardin's methodology, two semi-structured interviews with Roberto Menescal and Ricardo Cravo Albin, and a survey that sought to assess the knowledge of today's young people about Bossa Nova. The investigation concludes that Rio de Janeiro did not know how to take advantage of the potential of this musical style as other cities were able to do with their peculiar rhythms. Therefore, and considering the characteristics of the professional master's modality, the research finally proposes an application that helps promote Rio de Janeiro as a tourist destination through its association with Bossa Nova |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-05T21:13:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Bückmann, Ingrid. O Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro. 2022. [147 f.]. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [Rio de Janeiro]. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/629 |
identifier_str_mv |
Bückmann, Ingrid. O Rio que mora no mar: a Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro. 2022. [147 f.]. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [Rio de Janeiro]. |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-5059127625252930782 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-4455193753091852328 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-2504903392600098822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/629/3/B%C3%9CCKMANN%2C+Ingrid.+O+Rio+que+mora+no+mar_a+Bossa-Nova+na+constru%C3%A7%C3%A3o+da+marca+tur%C3%ADstica+do+Rio+de+Janeiro.pdf.jpg http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/629/2/B%C3%9CCKMANN%2C+Ingrid.+O+Rio+que+mora+no+mar_a+Bossa-Nova+na+constru%C3%A7%C3%A3o+da+marca+tur%C3%ADstica+do+Rio+de+Janeiro.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/629/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73b22a07ca289f15075d8d26276dbed3 c7ce679587c59c34d61deb8a9baa6fc5 652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1809112866445328384 |