Escola de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
Texto Completo: | http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/232 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência com o planejamento de criação de um centro formador de profissionais técnicos de enfermagem. Sua concepção foi desenhada a partir do reconhecimento das dificuldades técnico-científicas enfrentadas pelos profissionais de enfermagem no campo de trabalho, sendo necessário melhorar a qualidade da formação, bem como os limites e carências observadas durante o processo de contratação. A criação do Centro de Educação Profissional São Francisco de Assis, caracteriza-se como um importante marco para a mantenedora, com elevado impacto na resolutividade e eficiência da assistência à saúde prestada. O relato descreve processo de trabalho do grupo para a criação do Centro Formador cujos preceitos são qualidade educacional, interprofissionalismo, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e valorização de todos os envolvidos no processo (alunos, professores, profissionais de saúde, gestores educacionais e institucionais), a fim de formar profissionais altamente qualificados. |
id |
ESPP-1_1d89cde1851498e1e1d63e8496c7b924 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/232 |
network_acronym_str |
ESPP-1 |
network_name_str |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola de enfermagemO presente artigo tem por objetivo relatar a experiência com o planejamento de criação de um centro formador de profissionais técnicos de enfermagem. Sua concepção foi desenhada a partir do reconhecimento das dificuldades técnico-científicas enfrentadas pelos profissionais de enfermagem no campo de trabalho, sendo necessário melhorar a qualidade da formação, bem como os limites e carências observadas durante o processo de contratação. A criação do Centro de Educação Profissional São Francisco de Assis, caracteriza-se como um importante marco para a mantenedora, com elevado impacto na resolutividade e eficiência da assistência à saúde prestada. O relato descreve processo de trabalho do grupo para a criação do Centro Formador cujos preceitos são qualidade educacional, interprofissionalismo, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e valorização de todos os envolvidos no processo (alunos, professores, profissionais de saúde, gestores educacionais e institucionais), a fim de formar profissionais altamente qualificados.Secretaria de Saúde do Estado do Paraná2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/23210.32811/25954482-2019v2supl1p62Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 2 (2019): Supl. 1, Suplemento para o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar; 62-692595-44822595-4474reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)instacron:ESPPporhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/232/63Copyright (c) 2019 Revista de Saúde Pública do Paranáhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Natalie Aparecida Ferreira daMartins, Andressa P. de O. Q.Piassa, Mayara RodriguesAlvarenga, Renilde Ana Puschel deRodacoski, Giseli Cipriano2019-08-19T13:41:45Zoai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/232Revistahttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rsppPUBhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/oairevista_spp@sesa.pr.gov.br2595-44822595-4474opendoar:2019-08-19T13:41:45Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola de enfermagem |
title |
Escola de enfermagem |
spellingShingle |
Escola de enfermagem Silva, Natalie Aparecida Ferreira da |
title_short |
Escola de enfermagem |
title_full |
Escola de enfermagem |
title_fullStr |
Escola de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Escola de enfermagem |
title_sort |
Escola de enfermagem |
author |
Silva, Natalie Aparecida Ferreira da |
author_facet |
Silva, Natalie Aparecida Ferreira da Martins, Andressa P. de O. Q. Piassa, Mayara Rodrigues Alvarenga, Renilde Ana Puschel de Rodacoski, Giseli Cipriano |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Andressa P. de O. Q. Piassa, Mayara Rodrigues Alvarenga, Renilde Ana Puschel de Rodacoski, Giseli Cipriano |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Natalie Aparecida Ferreira da Martins, Andressa P. de O. Q. Piassa, Mayara Rodrigues Alvarenga, Renilde Ana Puschel de Rodacoski, Giseli Cipriano |
description |
O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência com o planejamento de criação de um centro formador de profissionais técnicos de enfermagem. Sua concepção foi desenhada a partir do reconhecimento das dificuldades técnico-científicas enfrentadas pelos profissionais de enfermagem no campo de trabalho, sendo necessário melhorar a qualidade da formação, bem como os limites e carências observadas durante o processo de contratação. A criação do Centro de Educação Profissional São Francisco de Assis, caracteriza-se como um importante marco para a mantenedora, com elevado impacto na resolutividade e eficiência da assistência à saúde prestada. O relato descreve processo de trabalho do grupo para a criação do Centro Formador cujos preceitos são qualidade educacional, interprofissionalismo, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e valorização de todos os envolvidos no processo (alunos, professores, profissionais de saúde, gestores educacionais e institucionais), a fim de formar profissionais altamente qualificados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/232 10.32811/25954482-2019v2supl1p62 |
url |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/232 |
identifier_str_mv |
10.32811/25954482-2019v2supl1p62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/232/63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Saúde Pública do Paraná http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Saúde Pública do Paraná http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 2 (2019): Supl. 1, Suplemento para o Curso de Especialização em Gestão Hospitalar; 62-69 2595-4482 2595-4474 reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) instacron:ESPP |
instname_str |
Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) |
instacron_str |
ESPP |
institution |
ESPP |
reponame_str |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
collection |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista_spp@sesa.pr.gov.br |
_version_ |
1797041802654515200 |