Atuação de Fisioterapeuta residente em Atenção Primária durante a pandemia de Covid-19: Relato de Experiência
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
Texto Completo: | http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/873 |
Resumo: | O presente estudo traz a experiência vivenciada por uma fisioterapeuta residente, inserida na Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Guarapuava, com o objetivo de descrever sua atuação em seu primeiro semestre como residente em saúde, considerando o contexto da pandemia de Covid-19. Dentre as atividades realizadas pela residente de Fisioterapia, citam-se atendimento em Call-Center Covid-19, monitoramento de pacientes em oxigenoterapia domiciliar, atendimentos fisioterapêuticos individuais e atendimentos domiciliares, além do cumprimento de carga horária teórica. A experiência descrita neste estudo permite a visualização de como o fisioterapeuta pode atuar na APS, além de demonstrar que, mesmo com as modificações e adequações necessárias ao momento vivenciado devido à pandemia de Covid-19, a prática profissional e de ensino dos residentes não foi de toda forma afetada, mas ampliada e potencializada, possibilitando a exploração até mesmo de áreas dentro da APS antes incogitáveis, como o telemonitoramento. |
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Atuação de Fisioterapeuta residente em Atenção Primária durante a pandemia de Covid-19: Relato de ExperiênciaO presente estudo traz a experiência vivenciada por uma fisioterapeuta residente, inserida na Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Guarapuava, com o objetivo de descrever sua atuação em seu primeiro semestre como residente em saúde, considerando o contexto da pandemia de Covid-19. Dentre as atividades realizadas pela residente de Fisioterapia, citam-se atendimento em Call-Center Covid-19, monitoramento de pacientes em oxigenoterapia domiciliar, atendimentos fisioterapêuticos individuais e atendimentos domiciliares, além do cumprimento de carga horária teórica. A experiência descrita neste estudo permite a visualização de como o fisioterapeuta pode atuar na APS, além de demonstrar que, mesmo com as modificações e adequações necessárias ao momento vivenciado devido à pandemia de Covid-19, a prática profissional e de ensino dos residentes não foi de toda forma afetada, mas ampliada e potencializada, possibilitando a exploração até mesmo de áreas dentro da APS antes incogitáveis, como o telemonitoramento.Secretaria de Saúde do Estado do Paraná2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/87310.32811/25954482-2023v6n4.873Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 6 n. 4 (2023); 1-112595-44822595-4474reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)instacron:ESPPporhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/873/328Copyright (c) 2023 Revista de Saúde Pública do Paranáhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLoiola, Anna Flávia Freitas2023-12-15T18:40:37Zoai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/873Revistahttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rsppPUBhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/oairevista_spp@sesa.pr.gov.br2595-44822595-4474opendoar:2023-12-15T18:40:37Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)false |
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