O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
Texto Completo: | http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/562 |
Resumo: | Objetivou-se compreender a percepção dos docentes sobre o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Estudo qualitativo, realizado com 15 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do norte do Paraná. Foram realizadas entrevistas individuais, semi-estruturadas, audiogravadas, transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo de Bardin. As questões perscrutaram a compreensão dos docentes sobre a SAE, a inserção da temática nos módulos e sugestões para o fortalecimento do ensino da SAE. Emergiram três categorias de análise: “O conceito da SAE”; “O ensino da SAE nos módulos”; e “Propostas para o fortalecimento da SAE no Currículo Integrado”. Verificou-se que o ensino da SAE está presente na maioria dos módulos, entretanto, há uma cisão na forma de ensino entre os docentes das diferentes áreas. O estudo vai de encontro à literatura quanto à necessidade de padronização do ensino da temática na formação dos discentes. |
id |
ESPP-1_6a7f495da6201185ffae0caa23c85822 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/562 |
network_acronym_str |
ESPP-1 |
network_name_str |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docenteObjetivou-se compreender a percepção dos docentes sobre o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Estudo qualitativo, realizado com 15 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do norte do Paraná. Foram realizadas entrevistas individuais, semi-estruturadas, audiogravadas, transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo de Bardin. As questões perscrutaram a compreensão dos docentes sobre a SAE, a inserção da temática nos módulos e sugestões para o fortalecimento do ensino da SAE. Emergiram três categorias de análise: “O conceito da SAE”; “O ensino da SAE nos módulos”; e “Propostas para o fortalecimento da SAE no Currículo Integrado”. Verificou-se que o ensino da SAE está presente na maioria dos módulos, entretanto, há uma cisão na forma de ensino entre os docentes das diferentes áreas. O estudo vai de encontro à literatura quanto à necessidade de padronização do ensino da temática na formação dos discentes.Secretaria de Saúde do Estado do Paraná2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/56210.32811/25954482-2021v4n3p73Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 4 n. 3 (2021); 73-862595-44822595-4474reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)instacron:ESPPporhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/562/228Copyright (c) 2021 Revista de Saúde Pública do Paranáhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruna Decco MarquesMoraes, Lucas LimaSilva, Stephanye Vithória MartinsMeier, Denise Andrade Pereira2021-12-03T18:41:03Zoai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/562Revistahttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rsppPUBhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/oairevista_spp@sesa.pr.gov.br2595-44822595-4474opendoar:2021-12-03T18:41:03Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente |
title |
O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente |
spellingShingle |
O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente Silva, Bruna Decco Marques |
title_short |
O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente |
title_full |
O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente |
title_fullStr |
O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente |
title_full_unstemmed |
O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente |
title_sort |
O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente |
author |
Silva, Bruna Decco Marques |
author_facet |
Silva, Bruna Decco Marques Moraes, Lucas Lima Silva, Stephanye Vithória Martins Meier, Denise Andrade Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Lucas Lima Silva, Stephanye Vithória Martins Meier, Denise Andrade Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruna Decco Marques Moraes, Lucas Lima Silva, Stephanye Vithória Martins Meier, Denise Andrade Pereira |
description |
Objetivou-se compreender a percepção dos docentes sobre o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Estudo qualitativo, realizado com 15 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do norte do Paraná. Foram realizadas entrevistas individuais, semi-estruturadas, audiogravadas, transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo de Bardin. As questões perscrutaram a compreensão dos docentes sobre a SAE, a inserção da temática nos módulos e sugestões para o fortalecimento do ensino da SAE. Emergiram três categorias de análise: “O conceito da SAE”; “O ensino da SAE nos módulos”; e “Propostas para o fortalecimento da SAE no Currículo Integrado”. Verificou-se que o ensino da SAE está presente na maioria dos módulos, entretanto, há uma cisão na forma de ensino entre os docentes das diferentes áreas. O estudo vai de encontro à literatura quanto à necessidade de padronização do ensino da temática na formação dos discentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/562 10.32811/25954482-2021v4n3p73 |
url |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/562 |
identifier_str_mv |
10.32811/25954482-2021v4n3p73 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/562/228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Saúde Pública do Paraná http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Saúde Pública do Paraná http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 4 n. 3 (2021); 73-86 2595-4482 2595-4474 reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) instacron:ESPP |
instname_str |
Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) |
instacron_str |
ESPP |
institution |
ESPP |
reponame_str |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
collection |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista_spp@sesa.pr.gov.br |
_version_ |
1797041803195580416 |