O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Decco Marques
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moraes, Lucas Lima, Silva, Stephanye Vithória Martins, Meier, Denise Andrade Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
Texto Completo: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/562
Resumo: Objetivou-se compreender a percepção dos docentes sobre o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Estudo qualitativo, realizado com 15 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do norte do Paraná. Foram realizadas entrevistas individuais, semi-estruturadas, audiogravadas, transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo de Bardin. As questões perscrutaram a compreensão dos docentes sobre a SAE, a inserção da temática nos módulos e sugestões para o fortalecimento do ensino da SAE. Emergiram três categorias de análise: “O conceito da SAE”; “O ensino da SAE nos módulos”; e “Propostas para o fortalecimento da SAE no Currículo Integrado”. Verificou-se que o ensino da SAE está presente na maioria dos módulos, entretanto, há uma cisão na forma de ensino entre os docentes das diferentes áreas. O estudo vai de encontro à literatura quanto à necessidade de padronização do ensino da temática na formação dos discentes.
id ESPP-1_6a7f495da6201185ffae0caa23c85822
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/562
network_acronym_str ESPP-1
network_name_str Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docenteObjetivou-se compreender a percepção dos docentes sobre o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Estudo qualitativo, realizado com 15 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do norte do Paraná. Foram realizadas entrevistas individuais, semi-estruturadas, audiogravadas, transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo de Bardin. As questões perscrutaram a compreensão dos docentes sobre a SAE, a inserção da temática nos módulos e sugestões para o fortalecimento do ensino da SAE. Emergiram três categorias de análise: “O conceito da SAE”; “O ensino da SAE nos módulos”; e “Propostas para o fortalecimento da SAE no Currículo Integrado”. Verificou-se que o ensino da SAE está presente na maioria dos módulos, entretanto, há uma cisão na forma de ensino entre os docentes das diferentes áreas. O estudo vai de encontro à literatura quanto à necessidade de padronização do ensino da temática na formação dos discentes.Secretaria de Saúde do Estado do Paraná2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/56210.32811/25954482-2021v4n3p73Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 4 n. 3 (2021); 73-862595-44822595-4474reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)instacron:ESPPporhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/562/228Copyright (c) 2021 Revista de Saúde Pública do Paranáhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruna Decco MarquesMoraes, Lucas LimaSilva, Stephanye Vithória MartinsMeier, Denise Andrade Pereira2021-12-03T18:41:03Zoai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/562Revistahttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rsppPUBhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/oairevista_spp@sesa.pr.gov.br2595-44822595-4474opendoar:2021-12-03T18:41:03Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente
title O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente
spellingShingle O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente
Silva, Bruna Decco Marques
title_short O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente
title_full O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente
title_fullStr O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente
title_full_unstemmed O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente
title_sort O ensino da sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica docente
author Silva, Bruna Decco Marques
author_facet Silva, Bruna Decco Marques
Moraes, Lucas Lima
Silva, Stephanye Vithória Martins
Meier, Denise Andrade Pereira
author_role author
author2 Moraes, Lucas Lima
Silva, Stephanye Vithória Martins
Meier, Denise Andrade Pereira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruna Decco Marques
Moraes, Lucas Lima
Silva, Stephanye Vithória Martins
Meier, Denise Andrade Pereira
description Objetivou-se compreender a percepção dos docentes sobre o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Estudo qualitativo, realizado com 15 docentes do curso de enfermagem de uma universidade pública do norte do Paraná. Foram realizadas entrevistas individuais, semi-estruturadas, audiogravadas, transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo de Bardin. As questões perscrutaram a compreensão dos docentes sobre a SAE, a inserção da temática nos módulos e sugestões para o fortalecimento do ensino da SAE. Emergiram três categorias de análise: “O conceito da SAE”; “O ensino da SAE nos módulos”; e “Propostas para o fortalecimento da SAE no Currículo Integrado”. Verificou-se que o ensino da SAE está presente na maioria dos módulos, entretanto, há uma cisão na forma de ensino entre os docentes das diferentes áreas. O estudo vai de encontro à literatura quanto à necessidade de padronização do ensino da temática na formação dos discentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/562
10.32811/25954482-2021v4n3p73
url http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/562
identifier_str_mv 10.32811/25954482-2021v4n3p73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/562/228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Saúde Pública do Paraná
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Saúde Pública do Paraná
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Saúde do Estado do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Saúde do Estado do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 4 n. 3 (2021); 73-86
2595-4482
2595-4474
reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)
instacron:ESPP
instname_str Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)
instacron_str ESPP
institution ESPP
reponame_str Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
collection Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)
repository.mail.fl_str_mv revista_spp@sesa.pr.gov.br
_version_ 1797041803195580416