Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lima, Elaine Maria Alves, Silva, Jáfia Kauane, Feitosa, Maria Fernanda, Lima, Maria Hilda Silva, Lourenço, Wagna Oliveira, Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro, Oliveira, Raimundo Valmir, Cavalcanti Neto, Getúlio Rodrigues, Vasconcelos, Letícia Maria Pinheiro Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
Texto Completo: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/883
Resumo: Características do comportamento infantil, como interação social, desenvolvimento cognitivo e pensamento crítico integram a conduta de alunos, norteando as ações destes em sala de aula. Objetivo: identificar na literatura os fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar. Metodologia: revisão integrativa, cuja seleção dos artigos foi realizada nas bases: SciELO, PubMED/Medline, LILACS e IBECS, nos idiomas inglês, português e espanhol, no período de 2018 a 2023. Resultados: dos seis artigos selecionados, um destacou a permanência da educação infantil como fator influente no desempenho da criança; quatro apontaram a conduta profissional; e um, a influência familiar no comportamento infantil. Quanto ao nível de evidência, um foi classificado em nível II; dois, nível IV; um, nível V; e dois, nível VI. Conclusão: novas pesquisas devem ser realizadas, visando verificar a existência de outros fatores associados ao comportamento da criança no espaço escolar, contribuindo para o aprimoramento dos espaços de ensino-aprendizagem.
id ESPP-1_7a5837701dec92d137a39c352c4683fb
oai_identifier_str oai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/883
network_acronym_str ESPP-1
network_name_str Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
repository_id_str
spelling Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativaCaracterísticas do comportamento infantil, como interação social, desenvolvimento cognitivo e pensamento crítico integram a conduta de alunos, norteando as ações destes em sala de aula. Objetivo: identificar na literatura os fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar. Metodologia: revisão integrativa, cuja seleção dos artigos foi realizada nas bases: SciELO, PubMED/Medline, LILACS e IBECS, nos idiomas inglês, português e espanhol, no período de 2018 a 2023. Resultados: dos seis artigos selecionados, um destacou a permanência da educação infantil como fator influente no desempenho da criança; quatro apontaram a conduta profissional; e um, a influência familiar no comportamento infantil. Quanto ao nível de evidência, um foi classificado em nível II; dois, nível IV; um, nível V; e dois, nível VI. Conclusão: novas pesquisas devem ser realizadas, visando verificar a existência de outros fatores associados ao comportamento da criança no espaço escolar, contribuindo para o aprimoramento dos espaços de ensino-aprendizagem.Secretaria de Saúde do Estado do Paraná2024-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/88310.32811/25954482-2024v7n1.883Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 7 n. 1 (2024); 1-152595-44822595-4474reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)instacron:ESPPporhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/883/338Copyright (c) 2024 Revista de Saúde Pública do Paranáhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Celia Maria RibeiroLima, Elaine Maria AlvesSilva, Jáfia KauaneFeitosa, Maria FernandaLima, Maria Hilda SilvaLourenço, Wagna OliveiraVasconcelos, Eliane Maria RibeiroOliveira, Raimundo ValmirCavalcanti Neto, Getúlio RodriguesVasconcelos, Letícia Maria Pinheiro Ribeiro2024-03-13T12:22:18Zoai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/883Revistahttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rsppPUBhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/oairevista_spp@sesa.pr.gov.br2595-44822595-4474opendoar:2024-03-13T12:22:18Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa
title Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa
spellingShingle Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa
Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro
title_short Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa
title_full Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa
title_fullStr Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa
title_full_unstemmed Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa
title_sort Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa
author Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro
author_facet Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro
Lima, Elaine Maria Alves
Silva, Jáfia Kauane
Feitosa, Maria Fernanda
Lima, Maria Hilda Silva
Lourenço, Wagna Oliveira
Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro
Oliveira, Raimundo Valmir
Cavalcanti Neto, Getúlio Rodrigues
Vasconcelos, Letícia Maria Pinheiro Ribeiro
author_role author
author2 Lima, Elaine Maria Alves
Silva, Jáfia Kauane
Feitosa, Maria Fernanda
Lima, Maria Hilda Silva
Lourenço, Wagna Oliveira
Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro
Oliveira, Raimundo Valmir
Cavalcanti Neto, Getúlio Rodrigues
Vasconcelos, Letícia Maria Pinheiro Ribeiro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro
Lima, Elaine Maria Alves
Silva, Jáfia Kauane
Feitosa, Maria Fernanda
Lima, Maria Hilda Silva
Lourenço, Wagna Oliveira
Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro
Oliveira, Raimundo Valmir
Cavalcanti Neto, Getúlio Rodrigues
Vasconcelos, Letícia Maria Pinheiro Ribeiro
description Características do comportamento infantil, como interação social, desenvolvimento cognitivo e pensamento crítico integram a conduta de alunos, norteando as ações destes em sala de aula. Objetivo: identificar na literatura os fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar. Metodologia: revisão integrativa, cuja seleção dos artigos foi realizada nas bases: SciELO, PubMED/Medline, LILACS e IBECS, nos idiomas inglês, português e espanhol, no período de 2018 a 2023. Resultados: dos seis artigos selecionados, um destacou a permanência da educação infantil como fator influente no desempenho da criança; quatro apontaram a conduta profissional; e um, a influência familiar no comportamento infantil. Quanto ao nível de evidência, um foi classificado em nível II; dois, nível IV; um, nível V; e dois, nível VI. Conclusão: novas pesquisas devem ser realizadas, visando verificar a existência de outros fatores associados ao comportamento da criança no espaço escolar, contribuindo para o aprimoramento dos espaços de ensino-aprendizagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/883
10.32811/25954482-2024v7n1.883
url http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/883
identifier_str_mv 10.32811/25954482-2024v7n1.883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/883/338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Saúde Pública do Paraná
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Saúde Pública do Paraná
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Saúde do Estado do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Secretaria de Saúde do Estado do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 7 n. 1 (2024); 1-15
2595-4482
2595-4474
reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)
instacron:ESPP
instname_str Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)
instacron_str ESPP
institution ESPP
reponame_str Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
collection Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)
repository.mail.fl_str_mv revista_spp@sesa.pr.gov.br
_version_ 1797041802265493504