Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
Texto Completo: | http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/883 |
Resumo: | Características do comportamento infantil, como interação social, desenvolvimento cognitivo e pensamento crítico integram a conduta de alunos, norteando as ações destes em sala de aula. Objetivo: identificar na literatura os fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar. Metodologia: revisão integrativa, cuja seleção dos artigos foi realizada nas bases: SciELO, PubMED/Medline, LILACS e IBECS, nos idiomas inglês, português e espanhol, no período de 2018 a 2023. Resultados: dos seis artigos selecionados, um destacou a permanência da educação infantil como fator influente no desempenho da criança; quatro apontaram a conduta profissional; e um, a influência familiar no comportamento infantil. Quanto ao nível de evidência, um foi classificado em nível II; dois, nível IV; um, nível V; e dois, nível VI. Conclusão: novas pesquisas devem ser realizadas, visando verificar a existência de outros fatores associados ao comportamento da criança no espaço escolar, contribuindo para o aprimoramento dos espaços de ensino-aprendizagem. |
id |
ESPP-1_7a5837701dec92d137a39c352c4683fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/883 |
network_acronym_str |
ESPP-1 |
network_name_str |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativaCaracterísticas do comportamento infantil, como interação social, desenvolvimento cognitivo e pensamento crítico integram a conduta de alunos, norteando as ações destes em sala de aula. Objetivo: identificar na literatura os fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar. Metodologia: revisão integrativa, cuja seleção dos artigos foi realizada nas bases: SciELO, PubMED/Medline, LILACS e IBECS, nos idiomas inglês, português e espanhol, no período de 2018 a 2023. Resultados: dos seis artigos selecionados, um destacou a permanência da educação infantil como fator influente no desempenho da criança; quatro apontaram a conduta profissional; e um, a influência familiar no comportamento infantil. Quanto ao nível de evidência, um foi classificado em nível II; dois, nível IV; um, nível V; e dois, nível VI. Conclusão: novas pesquisas devem ser realizadas, visando verificar a existência de outros fatores associados ao comportamento da criança no espaço escolar, contribuindo para o aprimoramento dos espaços de ensino-aprendizagem.Secretaria de Saúde do Estado do Paraná2024-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/88310.32811/25954482-2024v7n1.883Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 7 n. 1 (2024); 1-152595-44822595-4474reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online)instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)instacron:ESPPporhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/883/338Copyright (c) 2024 Revista de Saúde Pública do Paranáhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Celia Maria RibeiroLima, Elaine Maria AlvesSilva, Jáfia KauaneFeitosa, Maria FernandaLima, Maria Hilda SilvaLourenço, Wagna OliveiraVasconcelos, Eliane Maria RibeiroOliveira, Raimundo ValmirCavalcanti Neto, Getúlio RodriguesVasconcelos, Letícia Maria Pinheiro Ribeiro2024-03-13T12:22:18Zoai:ojs2.revista.escoladesaude.pr.gov.br:article/883Revistahttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rsppPUBhttp://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/oairevista_spp@sesa.pr.gov.br2595-44822595-4474opendoar:2024-03-13T12:22:18Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa |
title |
Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa |
spellingShingle |
Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro |
title_short |
Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa |
title_full |
Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa |
title_fullStr |
Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa |
title_sort |
Fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar: revisão integrativa |
author |
Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro |
author_facet |
Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro Lima, Elaine Maria Alves Silva, Jáfia Kauane Feitosa, Maria Fernanda Lima, Maria Hilda Silva Lourenço, Wagna Oliveira Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro Oliveira, Raimundo Valmir Cavalcanti Neto, Getúlio Rodrigues Vasconcelos, Letícia Maria Pinheiro Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Elaine Maria Alves Silva, Jáfia Kauane Feitosa, Maria Fernanda Lima, Maria Hilda Silva Lourenço, Wagna Oliveira Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro Oliveira, Raimundo Valmir Cavalcanti Neto, Getúlio Rodrigues Vasconcelos, Letícia Maria Pinheiro Ribeiro |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Celia Maria Ribeiro Lima, Elaine Maria Alves Silva, Jáfia Kauane Feitosa, Maria Fernanda Lima, Maria Hilda Silva Lourenço, Wagna Oliveira Vasconcelos, Eliane Maria Ribeiro Oliveira, Raimundo Valmir Cavalcanti Neto, Getúlio Rodrigues Vasconcelos, Letícia Maria Pinheiro Ribeiro |
description |
Características do comportamento infantil, como interação social, desenvolvimento cognitivo e pensamento crítico integram a conduta de alunos, norteando as ações destes em sala de aula. Objetivo: identificar na literatura os fatores que interferem no comportamento de crianças no ambiente escolar. Metodologia: revisão integrativa, cuja seleção dos artigos foi realizada nas bases: SciELO, PubMED/Medline, LILACS e IBECS, nos idiomas inglês, português e espanhol, no período de 2018 a 2023. Resultados: dos seis artigos selecionados, um destacou a permanência da educação infantil como fator influente no desempenho da criança; quatro apontaram a conduta profissional; e um, a influência familiar no comportamento infantil. Quanto ao nível de evidência, um foi classificado em nível II; dois, nível IV; um, nível V; e dois, nível VI. Conclusão: novas pesquisas devem ser realizadas, visando verificar a existência de outros fatores associados ao comportamento da criança no espaço escolar, contribuindo para o aprimoramento dos espaços de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/883 10.32811/25954482-2024v7n1.883 |
url |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/883 |
identifier_str_mv |
10.32811/25954482-2024v7n1.883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/883/338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Saúde Pública do Paraná http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista de Saúde Pública do Paraná http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública do Paraná; v. 7 n. 1 (2024); 1-15 2595-4482 2595-4474 reponame:Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) instname:Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) instacron:ESPP |
instname_str |
Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) |
instacron_str |
ESPP |
institution |
ESPP |
reponame_str |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
collection |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Saúde Pública do Paraná (Online) - Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista_spp@sesa.pr.gov.br |
_version_ |
1797041802265493504 |