Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira de Souza, Carmen Lúcia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barbosa Antunes, Lauren, Lima Nunes, Georgina Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1187
Resumo: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla realizada em vinte e cinco comunidades quilombolas de quatro municípios sul do Rio Grande do sul, essa pesquisa utilizou como técnica para coleta de dados um questionário objetivo e entrevistas semiestruturadas onde buscamos conhecer um pouco da realidade escolar dos quilombolas do sul. Essa pesquisa é parte do Programa de Extensão Formação Docente e Políticas. Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas, financiado pelo PROEXT/MEC e executado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 2012. Temos um universo, de treze comunidades que significam oitocentos e sessenta pessoas, abrangendo os quatro municípios, entrevistadas até agora e já podemos ter alguns resultados sobre as razões para abandono da escola: desse total de sujeitos percebemos que o motivo mais relatado é o trabalho, seguido da falta de transporte e dos assuntos relacionados à família, logo a distância da escola e os assunto relacionados à saúde e, por fim, a falta de escolas na zona rural de níveis médio. É necessário ressaltar que todos os motivos elencados estão interligados e, parcialmente, se observa que na atualidade muitos desses problemas de ordem estrutural se repetem com jovens e crianças agregando, ainda, a questão do racismo. Nosso objetivo nessa pesquisa foi, justamente, de levantar dados para que, uma vez sistematizados, sirvam de documento reivindicatório junto à organização quilombola que, permanentemente está a dialogar junto às autoridades competentes para a resolução desses problemas que estão contemplados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola.
id EST-2_02f9ea2955dd9d37f05717bca4c5f33f
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/1187
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivosEducaçãoEducação; Evasão Escolar; Comunidades QuilombolasEste trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla realizada em vinte e cinco comunidades quilombolas de quatro municípios sul do Rio Grande do sul, essa pesquisa utilizou como técnica para coleta de dados um questionário objetivo e entrevistas semiestruturadas onde buscamos conhecer um pouco da realidade escolar dos quilombolas do sul. Essa pesquisa é parte do Programa de Extensão Formação Docente e Políticas. Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas, financiado pelo PROEXT/MEC e executado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 2012. Temos um universo, de treze comunidades que significam oitocentos e sessenta pessoas, abrangendo os quatro municípios, entrevistadas até agora e já podemos ter alguns resultados sobre as razões para abandono da escola: desse total de sujeitos percebemos que o motivo mais relatado é o trabalho, seguido da falta de transporte e dos assuntos relacionados à família, logo a distância da escola e os assunto relacionados à saúde e, por fim, a falta de escolas na zona rural de níveis médio. É necessário ressaltar que todos os motivos elencados estão interligados e, parcialmente, se observa que na atualidade muitos desses problemas de ordem estrutural se repetem com jovens e crianças agregando, ainda, a questão do racismo. Nosso objetivo nessa pesquisa foi, justamente, de levantar dados para que, uma vez sistematizados, sirvam de documento reivindicatório junto à organização quilombola que, permanentemente está a dialogar junto às autoridades competentes para a resolução desses problemas que estão contemplados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola.Faculdades ESTFerreira de Souza, Carmen LúciaBarbosa Antunes, LaurenLima Nunes, Georgina Helena2014-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1187identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 387-3922178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1187/1149info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-03T23:19:35Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1187Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2014-03-03T23:19:35Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos
title Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos
spellingShingle Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos
Ferreira de Souza, Carmen Lúcia
Educação
Educação; Evasão Escolar; Comunidades Quilombolas
title_short Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos
title_full Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos
title_fullStr Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos
title_full_unstemmed Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos
title_sort Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos
author Ferreira de Souza, Carmen Lúcia
author_facet Ferreira de Souza, Carmen Lúcia
Barbosa Antunes, Lauren
Lima Nunes, Georgina Helena
author_role author
author2 Barbosa Antunes, Lauren
Lima Nunes, Georgina Helena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira de Souza, Carmen Lúcia
Barbosa Antunes, Lauren
Lima Nunes, Georgina Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação; Evasão Escolar; Comunidades Quilombolas
topic Educação
Educação; Evasão Escolar; Comunidades Quilombolas
description Este trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla realizada em vinte e cinco comunidades quilombolas de quatro municípios sul do Rio Grande do sul, essa pesquisa utilizou como técnica para coleta de dados um questionário objetivo e entrevistas semiestruturadas onde buscamos conhecer um pouco da realidade escolar dos quilombolas do sul. Essa pesquisa é parte do Programa de Extensão Formação Docente e Políticas. Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas, financiado pelo PROEXT/MEC e executado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 2012. Temos um universo, de treze comunidades que significam oitocentos e sessenta pessoas, abrangendo os quatro municípios, entrevistadas até agora e já podemos ter alguns resultados sobre as razões para abandono da escola: desse total de sujeitos percebemos que o motivo mais relatado é o trabalho, seguido da falta de transporte e dos assuntos relacionados à família, logo a distância da escola e os assunto relacionados à saúde e, por fim, a falta de escolas na zona rural de níveis médio. É necessário ressaltar que todos os motivos elencados estão interligados e, parcialmente, se observa que na atualidade muitos desses problemas de ordem estrutural se repetem com jovens e crianças agregando, ainda, a questão do racismo. Nosso objetivo nessa pesquisa foi, justamente, de levantar dados para que, uma vez sistematizados, sirvam de documento reivindicatório junto à organização quilombola que, permanentemente está a dialogar junto às autoridades competentes para a resolução desses problemas que estão contemplados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1187
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1187/1149
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 387-392
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464473337987072