Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1187 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla realizada em vinte e cinco comunidades quilombolas de quatro municípios sul do Rio Grande do sul, essa pesquisa utilizou como técnica para coleta de dados um questionário objetivo e entrevistas semiestruturadas onde buscamos conhecer um pouco da realidade escolar dos quilombolas do sul. Essa pesquisa é parte do Programa de Extensão Formação Docente e Políticas. Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas, financiado pelo PROEXT/MEC e executado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 2012. Temos um universo, de treze comunidades que significam oitocentos e sessenta pessoas, abrangendo os quatro municípios, entrevistadas até agora e já podemos ter alguns resultados sobre as razões para abandono da escola: desse total de sujeitos percebemos que o motivo mais relatado é o trabalho, seguido da falta de transporte e dos assuntos relacionados à família, logo a distância da escola e os assunto relacionados à saúde e, por fim, a falta de escolas na zona rural de níveis médio. É necessário ressaltar que todos os motivos elencados estão interligados e, parcialmente, se observa que na atualidade muitos desses problemas de ordem estrutural se repetem com jovens e crianças agregando, ainda, a questão do racismo. Nosso objetivo nessa pesquisa foi, justamente, de levantar dados para que, uma vez sistematizados, sirvam de documento reivindicatório junto à organização quilombola que, permanentemente está a dialogar junto às autoridades competentes para a resolução desses problemas que estão contemplados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola. |
id |
EST-2_02f9ea2955dd9d37f05717bca4c5f33f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/1187 |
network_acronym_str |
EST-2 |
network_name_str |
Identidade! |
repository_id_str |
|
spelling |
Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivosEducaçãoEducação; Evasão Escolar; Comunidades QuilombolasEste trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla realizada em vinte e cinco comunidades quilombolas de quatro municípios sul do Rio Grande do sul, essa pesquisa utilizou como técnica para coleta de dados um questionário objetivo e entrevistas semiestruturadas onde buscamos conhecer um pouco da realidade escolar dos quilombolas do sul. Essa pesquisa é parte do Programa de Extensão Formação Docente e Políticas. Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas, financiado pelo PROEXT/MEC e executado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 2012. Temos um universo, de treze comunidades que significam oitocentos e sessenta pessoas, abrangendo os quatro municípios, entrevistadas até agora e já podemos ter alguns resultados sobre as razões para abandono da escola: desse total de sujeitos percebemos que o motivo mais relatado é o trabalho, seguido da falta de transporte e dos assuntos relacionados à família, logo a distância da escola e os assunto relacionados à saúde e, por fim, a falta de escolas na zona rural de níveis médio. É necessário ressaltar que todos os motivos elencados estão interligados e, parcialmente, se observa que na atualidade muitos desses problemas de ordem estrutural se repetem com jovens e crianças agregando, ainda, a questão do racismo. Nosso objetivo nessa pesquisa foi, justamente, de levantar dados para que, uma vez sistematizados, sirvam de documento reivindicatório junto à organização quilombola que, permanentemente está a dialogar junto às autoridades competentes para a resolução desses problemas que estão contemplados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola.Faculdades ESTFerreira de Souza, Carmen LúciaBarbosa Antunes, LaurenLima Nunes, Georgina Helena2014-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1187identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 387-3922178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1187/1149info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-03T23:19:35Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1187Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2014-03-03T23:19:35Identidade! - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos |
title |
Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos |
spellingShingle |
Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos Ferreira de Souza, Carmen Lúcia Educação Educação; Evasão Escolar; Comunidades Quilombolas |
title_short |
Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos |
title_full |
Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos |
title_fullStr |
Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos |
title_full_unstemmed |
Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos |
title_sort |
Evasão escolar em comunidades quilombolas do sul do Rio Grande do Sul: principais motivos |
author |
Ferreira de Souza, Carmen Lúcia |
author_facet |
Ferreira de Souza, Carmen Lúcia Barbosa Antunes, Lauren Lima Nunes, Georgina Helena |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa Antunes, Lauren Lima Nunes, Georgina Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira de Souza, Carmen Lúcia Barbosa Antunes, Lauren Lima Nunes, Georgina Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação; Evasão Escolar; Comunidades Quilombolas |
topic |
Educação Educação; Evasão Escolar; Comunidades Quilombolas |
description |
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla realizada em vinte e cinco comunidades quilombolas de quatro municípios sul do Rio Grande do sul, essa pesquisa utilizou como técnica para coleta de dados um questionário objetivo e entrevistas semiestruturadas onde buscamos conhecer um pouco da realidade escolar dos quilombolas do sul. Essa pesquisa é parte do Programa de Extensão Formação Docente e Políticas. Educacionais para Quilombos: Continuidades e Perspectivas, financiado pelo PROEXT/MEC e executado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 2012. Temos um universo, de treze comunidades que significam oitocentos e sessenta pessoas, abrangendo os quatro municípios, entrevistadas até agora e já podemos ter alguns resultados sobre as razões para abandono da escola: desse total de sujeitos percebemos que o motivo mais relatado é o trabalho, seguido da falta de transporte e dos assuntos relacionados à família, logo a distância da escola e os assunto relacionados à saúde e, por fim, a falta de escolas na zona rural de níveis médio. É necessário ressaltar que todos os motivos elencados estão interligados e, parcialmente, se observa que na atualidade muitos desses problemas de ordem estrutural se repetem com jovens e crianças agregando, ainda, a questão do racismo. Nosso objetivo nessa pesquisa foi, justamente, de levantar dados para que, uma vez sistematizados, sirvam de documento reivindicatório junto à organização quilombola que, permanentemente está a dialogar junto às autoridades competentes para a resolução desses problemas que estão contemplados nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Quilombola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1187 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1187/1149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 387-392 2178-437X reponame:Identidade! instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Identidade! |
collection |
Identidade! |
repository.name.fl_str_mv |
Identidade! - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1809464473337987072 |