Comunidades remanescentes de quilombos em Viamão/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/241 |
Resumo: | O texto tem como objetivo evidenciar as comunidades remanescentes de quilombos do município de Viamão no Estado do Rio Grande do Sul. Em Viamão, entre 2002 e 2004, comunidades se auto-identificaram como quilombolas. Devido a mediações acadêmicas e militantes, a auto-afirmação, em Viamão, traduz de certo modo os estudos históricos e antropológicos que evidenciam os quilombos como espaços de construção de uma espécie de sociedade paralela, baseada em princípios de convivência e formas de reprodução diferenciadas das arroladas pela sociedade "oficial", ou seja, em que o isolamento tem o significado de manutenção das fronteiras simbólicas. Assim, o texto traz conclusões de que o que diferencia uma comunidade quilombola são as formas de se relacionarem com os espaços de uso familiar, as relações e prestações entre gerações e as alianças entre famílias e, portanto não apenas o simples fato de erguerem marcadores simbólicos contrastivos. |
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Comunidades remanescentes de quilombos em Viamão/RSQuilombola communities in Viamão/RSSociologiaQuilombolas; Viamão; Relações assimétricasSociologyQuilombola; Viamão; Asymmetric relationsO texto tem como objetivo evidenciar as comunidades remanescentes de quilombos do município de Viamão no Estado do Rio Grande do Sul. Em Viamão, entre 2002 e 2004, comunidades se auto-identificaram como quilombolas. Devido a mediações acadêmicas e militantes, a auto-afirmação, em Viamão, traduz de certo modo os estudos históricos e antropológicos que evidenciam os quilombos como espaços de construção de uma espécie de sociedade paralela, baseada em princípios de convivência e formas de reprodução diferenciadas das arroladas pela sociedade "oficial", ou seja, em que o isolamento tem o significado de manutenção das fronteiras simbólicas. Assim, o texto traz conclusões de que o que diferencia uma comunidade quilombola são as formas de se relacionarem com os espaços de uso familiar, as relações e prestações entre gerações e as alianças entre famílias e, portanto não apenas o simples fato de erguerem marcadores simbólicos contrastivos. The text aims to show the remnants of Quilombo communities in the city of Viamão, State of Rio Grande do Sul. In Viamão, between 2002 and 2004, communities self-identified as Quilombolas. Due to academic and militant mediations, this self-assertion translates in a way the historical and anthropological studies that show the quilombos as spaces to build a kind of parallel society based on principles of coexistence and different forms of reproduction from those enrolled by the "official" society, ie, where the isolation means the maintenance of symbolic boundaries. Thus, the text brings the conclusion that what differentiates a quilombola community is the ways of relating to family use spaces, the relations and services between generations and the alliances between families and therefore not just the simple fact from erecting symbolic contrastive markers.Faculdades ESTConceição Lemos da Silveira, Luciana2011-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/241identidade!; v. 16, n. 2 (2011): Dossiê Quilombos; 178-1852178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/241/254info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-18T01:17:15Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/241Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2011-12-18T01:17:15Identidade! - Faculdades ESTfalse |
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O texto tem como objetivo evidenciar as comunidades remanescentes de quilombos do município de Viamão no Estado do Rio Grande do Sul. Em Viamão, entre 2002 e 2004, comunidades se auto-identificaram como quilombolas. Devido a mediações acadêmicas e militantes, a auto-afirmação, em Viamão, traduz de certo modo os estudos históricos e antropológicos que evidenciam os quilombos como espaços de construção de uma espécie de sociedade paralela, baseada em princípios de convivência e formas de reprodução diferenciadas das arroladas pela sociedade "oficial", ou seja, em que o isolamento tem o significado de manutenção das fronteiras simbólicas. Assim, o texto traz conclusões de que o que diferencia uma comunidade quilombola são as formas de se relacionarem com os espaços de uso familiar, as relações e prestações entre gerações e as alianças entre famílias e, portanto não apenas o simples fato de erguerem marcadores simbólicos contrastivos. |
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