Lei 10.639/03: a cultura em comunidades quilombolas dos municípios de Pelotas, Arroio do Padre e Canguçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos Peres, Mara Sirlei
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bavaresco, Agemir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1189
Resumo: O artigo originou-se da aplicação da Lei 10.639/03 que alterou artigos da Lei no 9.394/96. Desde 2008, buscava-se atender a referida Lei, na disciplina de Filosofia, oferecida nos cursos Médio Técnico no IFSul. Essa ação foi para além do sistema formal de ensino com visitas técnicas às Comunidades negras em Arroio do Padre, Canguçu e Pelotas que suscitaram o problema da pesquisa: Qual o patrimônio cultural evidenciado nos Quilombos pesquisados? Para responder ao mesmo foram listados como objetivos: Reconhecer indícios da cultura nos Quilombos pesquisados e identificar o patrimônio cultural nessas comunidades. A metodologia de cunho bibliográfico e etnográfico baseou-se em Canclini (1997; 2003); Stein, E. (2003)visando observações e entrevista coletadas pelos estudantes nas visitas técnicas aos referidos Quilombos. Os sujeitos da pesquisa, escolhidos de modo intencional e formados por grupos focais, configuraram a amostra de 10 participantes em cada comunidade pesquisada. Os resultados alcançados correlacionaram-se aos objetivos do estudo e nas apresentações de trabalhos os estudantes enfatizaram a terra como patrimônio cultural.
id EST-2_2b20cd08ada00d4d477a6fde1fdf88ff
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/1189
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling Lei 10.639/03: a cultura em comunidades quilombolas dos municípios de Pelotas, Arroio do Padre e CanguçuEducaçãoCultura; Filosofia; Lei 10639/03; Patrimônio culturalO artigo originou-se da aplicação da Lei 10.639/03 que alterou artigos da Lei no 9.394/96. Desde 2008, buscava-se atender a referida Lei, na disciplina de Filosofia, oferecida nos cursos Médio Técnico no IFSul. Essa ação foi para além do sistema formal de ensino com visitas técnicas às Comunidades negras em Arroio do Padre, Canguçu e Pelotas que suscitaram o problema da pesquisa: Qual o patrimônio cultural evidenciado nos Quilombos pesquisados? Para responder ao mesmo foram listados como objetivos: Reconhecer indícios da cultura nos Quilombos pesquisados e identificar o patrimônio cultural nessas comunidades. A metodologia de cunho bibliográfico e etnográfico baseou-se em Canclini (1997; 2003); Stein, E. (2003)visando observações e entrevista coletadas pelos estudantes nas visitas técnicas aos referidos Quilombos. Os sujeitos da pesquisa, escolhidos de modo intencional e formados por grupos focais, configuraram a amostra de 10 participantes em cada comunidade pesquisada. Os resultados alcançados correlacionaram-se aos objetivos do estudo e nas apresentações de trabalhos os estudantes enfatizaram a terra como patrimônio cultural.Faculdades ESTLemos Peres, Mara SirleiBavaresco, Agemir2014-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1189identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 406-4162178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1189/1151info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-03T23:19:35Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1189Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2014-03-03T23:19:35Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Lei 10.639/03: a cultura em comunidades quilombolas dos municípios de Pelotas, Arroio do Padre e Canguçu
title Lei 10.639/03: a cultura em comunidades quilombolas dos municípios de Pelotas, Arroio do Padre e Canguçu
spellingShingle Lei 10.639/03: a cultura em comunidades quilombolas dos municípios de Pelotas, Arroio do Padre e Canguçu
Lemos Peres, Mara Sirlei
Educação
Cultura; Filosofia; Lei 10639/03; Patrimônio cultural
title_short Lei 10.639/03: a cultura em comunidades quilombolas dos municípios de Pelotas, Arroio do Padre e Canguçu
title_full Lei 10.639/03: a cultura em comunidades quilombolas dos municípios de Pelotas, Arroio do Padre e Canguçu
title_fullStr Lei 10.639/03: a cultura em comunidades quilombolas dos municípios de Pelotas, Arroio do Padre e Canguçu
title_full_unstemmed Lei 10.639/03: a cultura em comunidades quilombolas dos municípios de Pelotas, Arroio do Padre e Canguçu
title_sort Lei 10.639/03: a cultura em comunidades quilombolas dos municípios de Pelotas, Arroio do Padre e Canguçu
author Lemos Peres, Mara Sirlei
author_facet Lemos Peres, Mara Sirlei
Bavaresco, Agemir
author_role author
author2 Bavaresco, Agemir
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos Peres, Mara Sirlei
Bavaresco, Agemir
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cultura; Filosofia; Lei 10639/03; Patrimônio cultural
topic Educação
Cultura; Filosofia; Lei 10639/03; Patrimônio cultural
description O artigo originou-se da aplicação da Lei 10.639/03 que alterou artigos da Lei no 9.394/96. Desde 2008, buscava-se atender a referida Lei, na disciplina de Filosofia, oferecida nos cursos Médio Técnico no IFSul. Essa ação foi para além do sistema formal de ensino com visitas técnicas às Comunidades negras em Arroio do Padre, Canguçu e Pelotas que suscitaram o problema da pesquisa: Qual o patrimônio cultural evidenciado nos Quilombos pesquisados? Para responder ao mesmo foram listados como objetivos: Reconhecer indícios da cultura nos Quilombos pesquisados e identificar o patrimônio cultural nessas comunidades. A metodologia de cunho bibliográfico e etnográfico baseou-se em Canclini (1997; 2003); Stein, E. (2003)visando observações e entrevista coletadas pelos estudantes nas visitas técnicas aos referidos Quilombos. Os sujeitos da pesquisa, escolhidos de modo intencional e formados por grupos focais, configuraram a amostra de 10 participantes em cada comunidade pesquisada. Os resultados alcançados correlacionaram-se aos objetivos do estudo e nas apresentações de trabalhos os estudantes enfatizaram a terra como patrimônio cultural.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1189
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1189/1151
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 406-416
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464474005929984