ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Débora
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dominico, Eliane, Nunes, Maristela Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3581
Resumo: As reivindicações do movimento negro abrangem várias questões, sendo uma de suas principais lutas a educação da população negra, da qual resultou na conquista da Lei nº 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares da educação básica, assim como da educação escolar quilombola. Considerando que esse avanço significa um resgate e valorização cultural dessa população, objetivamos com esse texto tecer reflexões sobre a atuação do movimento negro na luta por uma educação de qualidade. Os resultados apontam que são necessárias ações governamentais e institucionais, com o objetivo de superar as dificuldades ainda existentes no caminho de implementação da Lei 10.639/03 e da educação escolar quilombola. No entanto, apesar das dificuldades e percalços, é reconhecida a importância da Lei e da educação escolar quilombola para as populações negra e quilombola, pois têm sua identidade afirmada, seu papel histórico na formação do povo e da nação brasileira reconhecido,além de promover a luta contra a discriminação racial e preconceito.
id EST-2_5b9f1f7ad947ba518baeb247529bd5ff
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3581
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLAEducação; História;Direito à educação; comunidades quilombolas; currículo escolarAs reivindicações do movimento negro abrangem várias questões, sendo uma de suas principais lutas a educação da população negra, da qual resultou na conquista da Lei nº 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares da educação básica, assim como da educação escolar quilombola. Considerando que esse avanço significa um resgate e valorização cultural dessa população, objetivamos com esse texto tecer reflexões sobre a atuação do movimento negro na luta por uma educação de qualidade. Os resultados apontam que são necessárias ações governamentais e institucionais, com o objetivo de superar as dificuldades ainda existentes no caminho de implementação da Lei 10.639/03 e da educação escolar quilombola. No entanto, apesar das dificuldades e percalços, é reconhecida a importância da Lei e da educação escolar quilombola para as populações negra e quilombola, pois têm sua identidade afirmada, seu papel histórico na formação do povo e da nação brasileira reconhecido,além de promover a luta contra a discriminação racial e preconceito.Faculdades ESTRibeiro, DéboraDominico, ElianeNunes, Maristela Aparecida2019-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3581identidade!; v. 24, n. 1 (2019): Dossiê: Cultura Afro-indígena e o Ensino Religioso; 153-1692178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3581/3162Direitos autorais 2019 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-11T18:32:37Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3581Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2019-07-11T18:32:37Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
title ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
spellingShingle ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
Ribeiro, Débora
Educação; História;
Direito à educação; comunidades quilombolas; currículo escolar
title_short ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
title_full ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
title_fullStr ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
title_full_unstemmed ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
title_sort ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
author Ribeiro, Débora
author_facet Ribeiro, Débora
Dominico, Eliane
Nunes, Maristela Aparecida
author_role author
author2 Dominico, Eliane
Nunes, Maristela Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Débora
Dominico, Eliane
Nunes, Maristela Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; História;
Direito à educação; comunidades quilombolas; currículo escolar
topic Educação; História;
Direito à educação; comunidades quilombolas; currículo escolar
description As reivindicações do movimento negro abrangem várias questões, sendo uma de suas principais lutas a educação da população negra, da qual resultou na conquista da Lei nº 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares da educação básica, assim como da educação escolar quilombola. Considerando que esse avanço significa um resgate e valorização cultural dessa população, objetivamos com esse texto tecer reflexões sobre a atuação do movimento negro na luta por uma educação de qualidade. Os resultados apontam que são necessárias ações governamentais e institucionais, com o objetivo de superar as dificuldades ainda existentes no caminho de implementação da Lei 10.639/03 e da educação escolar quilombola. No entanto, apesar das dificuldades e percalços, é reconhecida a importância da Lei e da educação escolar quilombola para as populações negra e quilombola, pois têm sua identidade afirmada, seu papel histórico na formação do povo e da nação brasileira reconhecido,além de promover a luta contra a discriminação racial e preconceito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-06
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3581
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3581/3162
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 identidade!
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 identidade!
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 24, n. 1 (2019): Dossiê: Cultura Afro-indígena e o Ensino Religioso; 153-169
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122311613546496