ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3581 |
Resumo: | As reivindicações do movimento negro abrangem várias questões, sendo uma de suas principais lutas a educação da população negra, da qual resultou na conquista da Lei nº 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares da educação básica, assim como da educação escolar quilombola. Considerando que esse avanço significa um resgate e valorização cultural dessa população, objetivamos com esse texto tecer reflexões sobre a atuação do movimento negro na luta por uma educação de qualidade. Os resultados apontam que são necessárias ações governamentais e institucionais, com o objetivo de superar as dificuldades ainda existentes no caminho de implementação da Lei 10.639/03 e da educação escolar quilombola. No entanto, apesar das dificuldades e percalços, é reconhecida a importância da Lei e da educação escolar quilombola para as populações negra e quilombola, pois têm sua identidade afirmada, seu papel histórico na formação do povo e da nação brasileira reconhecido,além de promover a luta contra a discriminação racial e preconceito. |
id |
EST-2_5b9f1f7ad947ba518baeb247529bd5ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3581 |
network_acronym_str |
EST-2 |
network_name_str |
Identidade! |
repository_id_str |
|
spelling |
ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLAEducação; História;Direito à educação; comunidades quilombolas; currículo escolarAs reivindicações do movimento negro abrangem várias questões, sendo uma de suas principais lutas a educação da população negra, da qual resultou na conquista da Lei nº 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares da educação básica, assim como da educação escolar quilombola. Considerando que esse avanço significa um resgate e valorização cultural dessa população, objetivamos com esse texto tecer reflexões sobre a atuação do movimento negro na luta por uma educação de qualidade. Os resultados apontam que são necessárias ações governamentais e institucionais, com o objetivo de superar as dificuldades ainda existentes no caminho de implementação da Lei 10.639/03 e da educação escolar quilombola. No entanto, apesar das dificuldades e percalços, é reconhecida a importância da Lei e da educação escolar quilombola para as populações negra e quilombola, pois têm sua identidade afirmada, seu papel histórico na formação do povo e da nação brasileira reconhecido,além de promover a luta contra a discriminação racial e preconceito.Faculdades ESTRibeiro, DéboraDominico, ElianeNunes, Maristela Aparecida2019-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3581identidade!; v. 24, n. 1 (2019): Dossiê: Cultura Afro-indígena e o Ensino Religioso; 153-1692178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3581/3162Direitos autorais 2019 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-11T18:32:37Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3581Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2019-07-11T18:32:37Identidade! - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA |
title |
ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA |
spellingShingle |
ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA Ribeiro, Débora Educação; História; Direito à educação; comunidades quilombolas; currículo escolar |
title_short |
ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA |
title_full |
ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA |
title_fullStr |
ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA |
title_full_unstemmed |
ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA |
title_sort |
ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO, LEI Nº 10. 639/03 E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA |
author |
Ribeiro, Débora |
author_facet |
Ribeiro, Débora Dominico, Eliane Nunes, Maristela Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Dominico, Eliane Nunes, Maristela Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Débora Dominico, Eliane Nunes, Maristela Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; História; Direito à educação; comunidades quilombolas; currículo escolar |
topic |
Educação; História; Direito à educação; comunidades quilombolas; currículo escolar |
description |
As reivindicações do movimento negro abrangem várias questões, sendo uma de suas principais lutas a educação da população negra, da qual resultou na conquista da Lei nº 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares da educação básica, assim como da educação escolar quilombola. Considerando que esse avanço significa um resgate e valorização cultural dessa população, objetivamos com esse texto tecer reflexões sobre a atuação do movimento negro na luta por uma educação de qualidade. Os resultados apontam que são necessárias ações governamentais e institucionais, com o objetivo de superar as dificuldades ainda existentes no caminho de implementação da Lei 10.639/03 e da educação escolar quilombola. No entanto, apesar das dificuldades e percalços, é reconhecida a importância da Lei e da educação escolar quilombola para as populações negra e quilombola, pois têm sua identidade afirmada, seu papel histórico na formação do povo e da nação brasileira reconhecido,além de promover a luta contra a discriminação racial e preconceito. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3581 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3581/3162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 identidade! info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 identidade! |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
identidade!; v. 24, n. 1 (2019): Dossiê: Cultura Afro-indígena e o Ensino Religioso; 153-169 2178-437X reponame:Identidade! instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Identidade! |
collection |
Identidade! |
repository.name.fl_str_mv |
Identidade! - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1754122311613546496 |