RODAS DE FÉ: MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florêncio, Roberto Remígio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Carlos Alberto Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3900
Resumo: Com o objetivo de analisar pontos de interseção de alguns elementos culturais da Região Nordeste, especificamente na área do submédio São Francisco, o presente manuscrito apresenta manifestações místico-religiosas, identificando o hibridismo cultural e a compreensão das territorialidades em suas realizações. Entre elas estão as Rodas de São Gonçalo, do catolicismo popular; as Festas de Santos das religiões de matriz africana, cartografadas pelo NECTAS-OPARÁ (2012) nas cidades de Juazeiro e Petrolina; o Toré dos indígenas aldeados na Ilha da Assunção, em Cabrobó-PE; e as comemorações sincréticas dos Santos Gêmeos Cosme e Damião. A metodologia, baseada em observação, registro fotográfico e análise de textos, possibilitou, através de uma descrição condensada e analisados sob teorias empreendidas por Canclini (2008), Ortiz (2009) e Haesbaert (2010), informações relevantes sobre as práticas religiosas locais e uma compreensão sobre a formação sociocultural da população. Os aspectos aqui defendidos são resultados de compreensão do contexto em que estas manifestações estão inseridas e foram concebidos a partir de revisão bibliográfica e das observações empíricas. Ao fim, foi possível confirmar pressupostos teóricos sobre a ligação entre cultura identitária e territorialidade mística.
id EST-2_6301f93e73683f9af1cafdf6a86006ff
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/3900
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling RODAS DE FÉ: MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCOsociologia; teologia; antropologiaHibridismo Cultural. Sincretismo Religioso. Territorialidade Mística.Com o objetivo de analisar pontos de interseção de alguns elementos culturais da Região Nordeste, especificamente na área do submédio São Francisco, o presente manuscrito apresenta manifestações místico-religiosas, identificando o hibridismo cultural e a compreensão das territorialidades em suas realizações. Entre elas estão as Rodas de São Gonçalo, do catolicismo popular; as Festas de Santos das religiões de matriz africana, cartografadas pelo NECTAS-OPARÁ (2012) nas cidades de Juazeiro e Petrolina; o Toré dos indígenas aldeados na Ilha da Assunção, em Cabrobó-PE; e as comemorações sincréticas dos Santos Gêmeos Cosme e Damião. A metodologia, baseada em observação, registro fotográfico e análise de textos, possibilitou, através de uma descrição condensada e analisados sob teorias empreendidas por Canclini (2008), Ortiz (2009) e Haesbaert (2010), informações relevantes sobre as práticas religiosas locais e uma compreensão sobre a formação sociocultural da população. Os aspectos aqui defendidos são resultados de compreensão do contexto em que estas manifestações estão inseridas e foram concebidos a partir de revisão bibliográfica e das observações empíricas. Ao fim, foi possível confirmar pressupostos teóricos sobre a ligação entre cultura identitária e territorialidade mística.Faculdades ESTFlorêncio, Roberto RemígioSantos, Carlos Alberto Batista2020-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3900identidade!; v. 25, n. 1 (2020): TEMAS DIVERSOS: SEÇÕES TEMÁTICAS; 90-1022178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3900/3460Direitos autorais 2020 identidade!info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-04T12:51:27Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3900Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2020-10-04T12:51:27Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv RODAS DE FÉ: MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO
title RODAS DE FÉ: MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO
spellingShingle RODAS DE FÉ: MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO
Florêncio, Roberto Remígio
sociologia; teologia; antropologia
Hibridismo Cultural. Sincretismo Religioso. Territorialidade Mística.
title_short RODAS DE FÉ: MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO
title_full RODAS DE FÉ: MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO
title_fullStr RODAS DE FÉ: MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO
title_full_unstemmed RODAS DE FÉ: MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO
title_sort RODAS DE FÉ: MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NA REGIÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO
author Florêncio, Roberto Remígio
author_facet Florêncio, Roberto Remígio
Santos, Carlos Alberto Batista
author_role author
author2 Santos, Carlos Alberto Batista
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Florêncio, Roberto Remígio
Santos, Carlos Alberto Batista
dc.subject.por.fl_str_mv sociologia; teologia; antropologia
Hibridismo Cultural. Sincretismo Religioso. Territorialidade Mística.
topic sociologia; teologia; antropologia
Hibridismo Cultural. Sincretismo Religioso. Territorialidade Mística.
description Com o objetivo de analisar pontos de interseção de alguns elementos culturais da Região Nordeste, especificamente na área do submédio São Francisco, o presente manuscrito apresenta manifestações místico-religiosas, identificando o hibridismo cultural e a compreensão das territorialidades em suas realizações. Entre elas estão as Rodas de São Gonçalo, do catolicismo popular; as Festas de Santos das religiões de matriz africana, cartografadas pelo NECTAS-OPARÁ (2012) nas cidades de Juazeiro e Petrolina; o Toré dos indígenas aldeados na Ilha da Assunção, em Cabrobó-PE; e as comemorações sincréticas dos Santos Gêmeos Cosme e Damião. A metodologia, baseada em observação, registro fotográfico e análise de textos, possibilitou, através de uma descrição condensada e analisados sob teorias empreendidas por Canclini (2008), Ortiz (2009) e Haesbaert (2010), informações relevantes sobre as práticas religiosas locais e uma compreensão sobre a formação sociocultural da população. Os aspectos aqui defendidos são resultados de compreensão do contexto em que estas manifestações estão inseridas e foram concebidos a partir de revisão bibliográfica e das observações empíricas. Ao fim, foi possível confirmar pressupostos teóricos sobre a ligação entre cultura identitária e territorialidade mística.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3900
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/3900/3460
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 identidade!
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 identidade!
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 25, n. 1 (2020): TEMAS DIVERSOS: SEÇÕES TEMÁTICAS; 90-102
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464473358958592