A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/186 |
Resumo: | O presente artigo objetiva elucidar o projeto "História Contemporânea do Ensino Religioso" do Grupo de Pesquisa Educação e Religião. Com vistas a compreender a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Religioso, no contexto brasileiro, em nossos dias, o qual a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 tem por base a diversidade cultural e religiosa do país. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com método histórico e fundamentou-se na análise bibliografica, subsidiada por leis educacionais, livros e revistas. Ao discorrer a história recente desta área de conhecimento, revela que o Ensino Religioso destaca-se como um dos primeiros componentes currículares, no cenário brasileiro, a assumir a leitura do fenômeno religioso das Tradições Religiosas afro-brasileiras e indígenas E assim colabora para formar cidadãos multiculturalistas, fomenta o diálogo inter-religioso e favorece a ressignificação e a inclusão dessas etnias que historicamente têm trazido valiosas contribuições á cultura de nosso país. |
id |
EST-2_aa3162be9659351a5b6885277fc407c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/186 |
network_acronym_str |
EST-2 |
network_name_str |
Identidade! |
repository_id_str |
|
spelling |
A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura IndígenaThe Reading of Religious Education in the Afro-Brazilian and Indigenous CultureEducação; Ciências da ReligiãoEnsino Religioso; Produção Científica; Eventos; História do Ensino Religioso; EducaçãoEducationReligious Education; Scientific Production; Events; History of Religious Education; EducationO presente artigo objetiva elucidar o projeto "História Contemporânea do Ensino Religioso" do Grupo de Pesquisa Educação e Religião. Com vistas a compreender a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Religioso, no contexto brasileiro, em nossos dias, o qual a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 tem por base a diversidade cultural e religiosa do país. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com método histórico e fundamentou-se na análise bibliografica, subsidiada por leis educacionais, livros e revistas. Ao discorrer a história recente desta área de conhecimento, revela que o Ensino Religioso destaca-se como um dos primeiros componentes currículares, no cenário brasileiro, a assumir a leitura do fenômeno religioso das Tradições Religiosas afro-brasileiras e indígenas E assim colabora para formar cidadãos multiculturalistas, fomenta o diálogo inter-religioso e favorece a ressignificação e a inclusão dessas etnias que historicamente têm trazido valiosas contribuições á cultura de nosso país. The present article aims to present the proect "Contemporary History of Religious Education" Research of the Group Education and Religion. In order to understand the reflection on the african-Brazilian culture and indigenous in Religious Education in the Brazilian context, in our days, which from the Law of Directives and Bases of National Education no. 9394/96 is based on cultural and religious diversity the country. For this, was used qualitative research with historical method and was based on literature review, subsidized by educational laws, books and magazines. When to go through the recent history of this area of knowledge, reveals that the Religious Education stands out as one of the first curriculum components, in the Brazilian scene, that taking the reading of the religious phenomenon of religious traditions african-Brazilian and indigenous. So collaborate to educate citizens multiculturalists, forwards inter-religious dialogue and promotes new meanings and the inclusion of these ethnic groups that historically have brought valuable contributions to the culture of our country.Faculdades ESTKadlubitski, LidiaAzevedo Junqueira, Sérgio Rogério2011-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/186identidade!; v. 16, n. 2 (2011): Dossiê Quilombos; 204-2202178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/186/241info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-18T01:17:15Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/186Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2011-12-18T01:17:15Identidade! - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena The Reading of Religious Education in the Afro-Brazilian and Indigenous Culture |
title |
A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena |
spellingShingle |
A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena Kadlubitski, Lidia Educação; Ciências da Religião Ensino Religioso; Produção Científica; Eventos; História do Ensino Religioso; Educação Education Religious Education; Scientific Production; Events; History of Religious Education; Education |
title_short |
A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena |
title_full |
A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena |
title_fullStr |
A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena |
title_full_unstemmed |
A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena |
title_sort |
A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena |
author |
Kadlubitski, Lidia |
author_facet |
Kadlubitski, Lidia Azevedo Junqueira, Sérgio Rogério |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo Junqueira, Sérgio Rogério |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kadlubitski, Lidia Azevedo Junqueira, Sérgio Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciências da Religião Ensino Religioso; Produção Científica; Eventos; História do Ensino Religioso; Educação Education Religious Education; Scientific Production; Events; History of Religious Education; Education |
topic |
Educação; Ciências da Religião Ensino Religioso; Produção Científica; Eventos; História do Ensino Religioso; Educação Education Religious Education; Scientific Production; Events; History of Religious Education; Education |
description |
O presente artigo objetiva elucidar o projeto "História Contemporânea do Ensino Religioso" do Grupo de Pesquisa Educação e Religião. Com vistas a compreender a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Religioso, no contexto brasileiro, em nossos dias, o qual a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 tem por base a diversidade cultural e religiosa do país. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com método histórico e fundamentou-se na análise bibliografica, subsidiada por leis educacionais, livros e revistas. Ao discorrer a história recente desta área de conhecimento, revela que o Ensino Religioso destaca-se como um dos primeiros componentes currículares, no cenário brasileiro, a assumir a leitura do fenômeno religioso das Tradições Religiosas afro-brasileiras e indígenas E assim colabora para formar cidadãos multiculturalistas, fomenta o diálogo inter-religioso e favorece a ressignificação e a inclusão dessas etnias que historicamente têm trazido valiosas contribuições á cultura de nosso país. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/186 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/186/241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
identidade!; v. 16, n. 2 (2011): Dossiê Quilombos; 204-220 2178-437X reponame:Identidade! instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Identidade! |
collection |
Identidade! |
repository.name.fl_str_mv |
Identidade! - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1809464472092278785 |