A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kadlubitski, Lidia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Azevedo Junqueira, Sérgio Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/186
Resumo: O presente artigo objetiva elucidar o projeto "História Contemporânea do Ensino Religioso" do Grupo de Pesquisa Educação e Religião. Com vistas a compreender a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Religioso, no contexto brasileiro, em nossos dias, o qual a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 tem por base a diversidade cultural e religiosa do país. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com método histórico e fundamentou-se na análise bibliografica, subsidiada  por leis educacionais, livros e revistas. Ao discorrer a história recente desta área de conhecimento, revela que o Ensino Religioso destaca-se como um dos primeiros componentes currículares, no cenário brasileiro, a assumir a leitura do fenômeno religioso das Tradições Religiosas afro-brasileiras e indígenas E assim colabora para formar cidadãos multiculturalistas, fomenta o diálogo inter-religioso e favorece a ressignificação e a inclusão dessas etnias que historicamente têm trazido valiosas contribuições á cultura de nosso país.
id EST-2_aa3162be9659351a5b6885277fc407c8
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/186
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura IndígenaThe Reading of Religious Education in the Afro-Brazilian and Indigenous CultureEducação; Ciências da ReligiãoEnsino Religioso; Produção Científica; Eventos; História do Ensino Religioso; EducaçãoEducationReligious Education; Scientific Production; Events; History of Religious Education; EducationO presente artigo objetiva elucidar o projeto "História Contemporânea do Ensino Religioso" do Grupo de Pesquisa Educação e Religião. Com vistas a compreender a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Religioso, no contexto brasileiro, em nossos dias, o qual a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 tem por base a diversidade cultural e religiosa do país. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com método histórico e fundamentou-se na análise bibliografica, subsidiada  por leis educacionais, livros e revistas. Ao discorrer a história recente desta área de conhecimento, revela que o Ensino Religioso destaca-se como um dos primeiros componentes currículares, no cenário brasileiro, a assumir a leitura do fenômeno religioso das Tradições Religiosas afro-brasileiras e indígenas E assim colabora para formar cidadãos multiculturalistas, fomenta o diálogo inter-religioso e favorece a ressignificação e a inclusão dessas etnias que historicamente têm trazido valiosas contribuições á cultura de nosso país. The present article aims to present the proect "Contemporary History of Religious Education" Research of the Group Education and Religion. In order to understand the reflection on the african-Brazilian culture and indigenous in Religious Education in the Brazilian context, in our days, which from the Law of Directives and Bases of National Education no. 9394/96 is based on cultural and religious diversity the country. For this, was used qualitative research with historical method and was based on literature review, subsidized by educational laws, books and magazines. When to go through  the recent history of this area of ​​knowledge, reveals that the Religious Education stands out as one of the first curriculum components, in the Brazilian scene, that taking the reading of the religious phenomenon of religious traditions african-Brazilian and indigenous. So collaborate to educate citizens multiculturalists, forwards inter-religious dialogue and promotes new meanings and the inclusion of these ethnic groups that historically have brought valuable contributions to the culture of our country.Faculdades ESTKadlubitski, LidiaAzevedo Junqueira, Sérgio Rogério2011-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/186identidade!; v. 16, n. 2 (2011): Dossiê Quilombos; 204-2202178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/186/241info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-18T01:17:15Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/186Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2011-12-18T01:17:15Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena
The Reading of Religious Education in the Afro-Brazilian and Indigenous Culture
title A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena
spellingShingle A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena
Kadlubitski, Lidia
Educação; Ciências da Religião
Ensino Religioso; Produção Científica; Eventos; História do Ensino Religioso; Educação
Education
Religious Education; Scientific Production; Events; History of Religious Education; Education
title_short A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena
title_full A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena
title_fullStr A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena
title_full_unstemmed A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena
title_sort A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena
author Kadlubitski, Lidia
author_facet Kadlubitski, Lidia
Azevedo Junqueira, Sérgio Rogério
author_role author
author2 Azevedo Junqueira, Sérgio Rogério
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Kadlubitski, Lidia
Azevedo Junqueira, Sérgio Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências da Religião
Ensino Religioso; Produção Científica; Eventos; História do Ensino Religioso; Educação
Education
Religious Education; Scientific Production; Events; History of Religious Education; Education
topic Educação; Ciências da Religião
Ensino Religioso; Produção Científica; Eventos; História do Ensino Religioso; Educação
Education
Religious Education; Scientific Production; Events; History of Religious Education; Education
description O presente artigo objetiva elucidar o projeto "História Contemporânea do Ensino Religioso" do Grupo de Pesquisa Educação e Religião. Com vistas a compreender a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Religioso, no contexto brasileiro, em nossos dias, o qual a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 tem por base a diversidade cultural e religiosa do país. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com método histórico e fundamentou-se na análise bibliografica, subsidiada  por leis educacionais, livros e revistas. Ao discorrer a história recente desta área de conhecimento, revela que o Ensino Religioso destaca-se como um dos primeiros componentes currículares, no cenário brasileiro, a assumir a leitura do fenômeno religioso das Tradições Religiosas afro-brasileiras e indígenas E assim colabora para formar cidadãos multiculturalistas, fomenta o diálogo inter-religioso e favorece a ressignificação e a inclusão dessas etnias que historicamente têm trazido valiosas contribuições á cultura de nosso país.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/186
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/186/241
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 16, n. 2 (2011): Dossiê Quilombos; 204-220
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464472092278785