Refletindo acerca da contribuição da cultura quilombola aos currículos da educação básica brasileira, através da presença da história da África e Afrobrasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haerter, Leandro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima Nunes, Georgina Helena, Radmann Cunha, Deise Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1175
Resumo: Entre as principais formas de resistência escrava empreendida por africanas, africanos e seus descendentes ao sistema escravista brasileiro, estão os quilombos. Compreendidos como espaços coletivos de liberdade e de projetos políticos calcados em uma maior autonomia, foram exemplos de sociedades possuidoras de marcantes vínculos com tradições africanas. Nesses quilombos tradicionais foi possível a mescla de aspectos culturais diversos, como as religiões, crenças, costumes, organização social, etc., elementos afrodiaspóricos que ainda se mantém em muitos de nossos quilombos contemporâneos. Com a Abolição da escravidão no Brasil não houve sequer uma política pública preocupada em integrar os recém-libertos à sociedade nacional, contudo, mais recentemente, através de lutas e reivindicações do Movimento Social Negro, muitos direitos sociais foram conquistados, em especial, o Artigo 68 do ADTC, a Lei 10.639/03 e a Resolução Nº 8 de 20 de novembro de 2012. Nessa perspectiva, a partir de referenciais teóricos acerca da formação de quilombos em território brasileiro e de uma nova historiografia que aponta protagonismos africanos e negros, o texto que segue traz reflexões fundamentais acerca da possibilidade concreta de que aspectos da cultura quilombola possam estar presentes nos currículos escolares da Educação Básica brasileira, através de elementos da História da África e Afrobrasileira e da conjugação de significados, demandas e especificidades históricas e culturais quilombolas.
id EST-2_d6385df93408f77918789c65dcefb75c
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/1175
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling Refletindo acerca da contribuição da cultura quilombola aos currículos da educação básica brasileira, através da presença da história da África e AfrobrasileiraEducaçãoEducação Escolar Quilombola; História da África e Afrobrasileira; Lei 10.639/03; CurrículoEntre as principais formas de resistência escrava empreendida por africanas, africanos e seus descendentes ao sistema escravista brasileiro, estão os quilombos. Compreendidos como espaços coletivos de liberdade e de projetos políticos calcados em uma maior autonomia, foram exemplos de sociedades possuidoras de marcantes vínculos com tradições africanas. Nesses quilombos tradicionais foi possível a mescla de aspectos culturais diversos, como as religiões, crenças, costumes, organização social, etc., elementos afrodiaspóricos que ainda se mantém em muitos de nossos quilombos contemporâneos. Com a Abolição da escravidão no Brasil não houve sequer uma política pública preocupada em integrar os recém-libertos à sociedade nacional, contudo, mais recentemente, através de lutas e reivindicações do Movimento Social Negro, muitos direitos sociais foram conquistados, em especial, o Artigo 68 do ADTC, a Lei 10.639/03 e a Resolução Nº 8 de 20 de novembro de 2012. Nessa perspectiva, a partir de referenciais teóricos acerca da formação de quilombos em território brasileiro e de uma nova historiografia que aponta protagonismos africanos e negros, o texto que segue traz reflexões fundamentais acerca da possibilidade concreta de que aspectos da cultura quilombola possam estar presentes nos currículos escolares da Educação Básica brasileira, através de elementos da História da África e Afrobrasileira e da conjugação de significados, demandas e especificidades históricas e culturais quilombolas.Faculdades ESTHaerter, LeandroLima Nunes, Georgina HelenaRadmann Cunha, Deise Teresinha2014-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1175identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 267-2782178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1175/1137info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-03T23:19:34Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1175Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2014-03-03T23:19:34Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo acerca da contribuição da cultura quilombola aos currículos da educação básica brasileira, através da presença da história da África e Afrobrasileira
title Refletindo acerca da contribuição da cultura quilombola aos currículos da educação básica brasileira, através da presença da história da África e Afrobrasileira
spellingShingle Refletindo acerca da contribuição da cultura quilombola aos currículos da educação básica brasileira, através da presença da história da África e Afrobrasileira
Haerter, Leandro
Educação
Educação Escolar Quilombola; História da África e Afrobrasileira; Lei 10.639/03; Currículo
title_short Refletindo acerca da contribuição da cultura quilombola aos currículos da educação básica brasileira, através da presença da história da África e Afrobrasileira
title_full Refletindo acerca da contribuição da cultura quilombola aos currículos da educação básica brasileira, através da presença da história da África e Afrobrasileira
title_fullStr Refletindo acerca da contribuição da cultura quilombola aos currículos da educação básica brasileira, através da presença da história da África e Afrobrasileira
title_full_unstemmed Refletindo acerca da contribuição da cultura quilombola aos currículos da educação básica brasileira, através da presença da história da África e Afrobrasileira
title_sort Refletindo acerca da contribuição da cultura quilombola aos currículos da educação básica brasileira, através da presença da história da África e Afrobrasileira
author Haerter, Leandro
author_facet Haerter, Leandro
Lima Nunes, Georgina Helena
Radmann Cunha, Deise Teresinha
author_role author
author2 Lima Nunes, Georgina Helena
Radmann Cunha, Deise Teresinha
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Haerter, Leandro
Lima Nunes, Georgina Helena
Radmann Cunha, Deise Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Escolar Quilombola; História da África e Afrobrasileira; Lei 10.639/03; Currículo
topic Educação
Educação Escolar Quilombola; História da África e Afrobrasileira; Lei 10.639/03; Currículo
description Entre as principais formas de resistência escrava empreendida por africanas, africanos e seus descendentes ao sistema escravista brasileiro, estão os quilombos. Compreendidos como espaços coletivos de liberdade e de projetos políticos calcados em uma maior autonomia, foram exemplos de sociedades possuidoras de marcantes vínculos com tradições africanas. Nesses quilombos tradicionais foi possível a mescla de aspectos culturais diversos, como as religiões, crenças, costumes, organização social, etc., elementos afrodiaspóricos que ainda se mantém em muitos de nossos quilombos contemporâneos. Com a Abolição da escravidão no Brasil não houve sequer uma política pública preocupada em integrar os recém-libertos à sociedade nacional, contudo, mais recentemente, através de lutas e reivindicações do Movimento Social Negro, muitos direitos sociais foram conquistados, em especial, o Artigo 68 do ADTC, a Lei 10.639/03 e a Resolução Nº 8 de 20 de novembro de 2012. Nessa perspectiva, a partir de referenciais teóricos acerca da formação de quilombos em território brasileiro e de uma nova historiografia que aponta protagonismos africanos e negros, o texto que segue traz reflexões fundamentais acerca da possibilidade concreta de que aspectos da cultura quilombola possam estar presentes nos currículos escolares da Educação Básica brasileira, através de elementos da História da África e Afrobrasileira e da conjugação de significados, demandas e especificidades históricas e culturais quilombolas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1175
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1175/1137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 267-278
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122311928119296