IDENTIDADE E AFRO-BRASILIDADE EM BECOS DA MEMÓRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponce, Eduardo Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Godoy, Maria Carolina de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2786
Resumo: Partindo do interesse de estudo da prosa de Conceição Evaristo, o presente artigo objetiva, ao analisar o romance Becos da Memória, publicado originalmente em 2006, identificar de que forma os denominadores comuns da literatura afro-brasileira, conforme organizados por Eduardo de Assis Duarte (2011), manifestam-se na prosa da autora mineira e de que forma eles estão entrelaçados às especificidades de sua escrita.  O romance, ao narrar o processo de desconstrução de uma favela na metrópole contemporânea, narra as vivências das mais diversas personagens, tendo como centro da narrativa Maria-Nova, personagem responsável por ouvir histórias e por comprometer-se a compartilhá-las. Ao afastar-se de estereótipos e exotismos, a autora faz de sua obra espaço de problematização da realidade dessa parcela da população e apresenta uma nova identidade negra no texto literário. Sendo assim, buscar-se-á, ao pensar no modo pelo qual a autora relaciona memória à identidade, compreender como a “escrevivência”, traço característico da escrita de Conceição Evaristo e responsável por estabelecer a convergência entre a escrita e a vivência individual e coletiva, revela-se estratégia responsável por alinhavar a voz autoral e o ponto de vista, elementos constituintes da literatura afro-brasileira, à problematização da identidade negra na tessitura da obra literária.
id EST-2_da3faced548f5d0fdde35bf35f0bb124
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2786
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling IDENTIDADE E AFRO-BRASILIDADE EM BECOS DA MEMÓRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTOLetras; LiteraturaIdentidade: Literatura Afro-Brasileira; IdentidadePartindo do interesse de estudo da prosa de Conceição Evaristo, o presente artigo objetiva, ao analisar o romance Becos da Memória, publicado originalmente em 2006, identificar de que forma os denominadores comuns da literatura afro-brasileira, conforme organizados por Eduardo de Assis Duarte (2011), manifestam-se na prosa da autora mineira e de que forma eles estão entrelaçados às especificidades de sua escrita.  O romance, ao narrar o processo de desconstrução de uma favela na metrópole contemporânea, narra as vivências das mais diversas personagens, tendo como centro da narrativa Maria-Nova, personagem responsável por ouvir histórias e por comprometer-se a compartilhá-las. Ao afastar-se de estereótipos e exotismos, a autora faz de sua obra espaço de problematização da realidade dessa parcela da população e apresenta uma nova identidade negra no texto literário. Sendo assim, buscar-se-á, ao pensar no modo pelo qual a autora relaciona memória à identidade, compreender como a “escrevivência”, traço característico da escrita de Conceição Evaristo e responsável por estabelecer a convergência entre a escrita e a vivência individual e coletiva, revela-se estratégia responsável por alinhavar a voz autoral e o ponto de vista, elementos constituintes da literatura afro-brasileira, à problematização da identidade negra na tessitura da obra literária.Faculdades ESTCapesCNPqFundação Araucária.Ponce, Eduardo SouzaGodoy, Maria Carolina de2016-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2786identidade!; v. 21, n. 1 (2016): Temas diversos; 18-322178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2786/2646info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-07T00:03:45Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2786Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2016-09-07T00:03:45Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADE E AFRO-BRASILIDADE EM BECOS DA MEMÓRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
title IDENTIDADE E AFRO-BRASILIDADE EM BECOS DA MEMÓRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
spellingShingle IDENTIDADE E AFRO-BRASILIDADE EM BECOS DA MEMÓRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Ponce, Eduardo Souza
Letras; Literatura
Identidade: Literatura Afro-Brasileira; Identidade
title_short IDENTIDADE E AFRO-BRASILIDADE EM BECOS DA MEMÓRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
title_full IDENTIDADE E AFRO-BRASILIDADE EM BECOS DA MEMÓRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
title_fullStr IDENTIDADE E AFRO-BRASILIDADE EM BECOS DA MEMÓRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
title_full_unstemmed IDENTIDADE E AFRO-BRASILIDADE EM BECOS DA MEMÓRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
title_sort IDENTIDADE E AFRO-BRASILIDADE EM BECOS DA MEMÓRIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
author Ponce, Eduardo Souza
author_facet Ponce, Eduardo Souza
Godoy, Maria Carolina de
author_role author
author2 Godoy, Maria Carolina de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
CNPq
Fundação Araucária.
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponce, Eduardo Souza
Godoy, Maria Carolina de
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Literatura
Identidade: Literatura Afro-Brasileira; Identidade
topic Letras; Literatura
Identidade: Literatura Afro-Brasileira; Identidade
description Partindo do interesse de estudo da prosa de Conceição Evaristo, o presente artigo objetiva, ao analisar o romance Becos da Memória, publicado originalmente em 2006, identificar de que forma os denominadores comuns da literatura afro-brasileira, conforme organizados por Eduardo de Assis Duarte (2011), manifestam-se na prosa da autora mineira e de que forma eles estão entrelaçados às especificidades de sua escrita.  O romance, ao narrar o processo de desconstrução de uma favela na metrópole contemporânea, narra as vivências das mais diversas personagens, tendo como centro da narrativa Maria-Nova, personagem responsável por ouvir histórias e por comprometer-se a compartilhá-las. Ao afastar-se de estereótipos e exotismos, a autora faz de sua obra espaço de problematização da realidade dessa parcela da população e apresenta uma nova identidade negra no texto literário. Sendo assim, buscar-se-á, ao pensar no modo pelo qual a autora relaciona memória à identidade, compreender como a “escrevivência”, traço característico da escrita de Conceição Evaristo e responsável por estabelecer a convergência entre a escrita e a vivência individual e coletiva, revela-se estratégia responsável por alinhavar a voz autoral e o ponto de vista, elementos constituintes da literatura afro-brasileira, à problematização da identidade negra na tessitura da obra literária.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2786
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/2786/2646
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 21, n. 1 (2016): Temas diversos; 18-32
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464473992298497