A Lei 10.639/03 na compreensão de professores de educação física: estudo de caso de Escola Municipal de São Leopoldo/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Ádria Paulino
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira Filho, Ednaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1176
Resumo: Entre as dúvidas quanto a efetiva implementação da Lei 10639/03 são manifestadas amplamente e inúmeras críticas direcionadas às diferentes esferas de governos federal, estadual e municipal pela timidez das políticas públicas formuladas até então, bem como pela complexidade das realidades das escolas que se mostram não tão permeáveis aos marcos legais da LDB e suas diretrizes curriculares. Este trabalho apresenta algumas compreensões de professores de Educação Física sobre suas responsabilidades frente à cultura afro-brasileira e africana É um estudo de caso com dois professores de Educação Física de uma das maiores escolas municipais de São Leopoldo/RS que se submeteram a entrevistas semiestruturadas e devidamente autorizadas, onde foram resguardados os principais procedimentos éticos e aprovação com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 10338312.2.0000.5344. Apesar de apresentarem perfis divergentes, em geral, estão desinformados quanto ao teor da lei, pois a confundem com a Lei de Cotas e dizem que as “coisas não deveriam vir de cima para baixo”, pois as abordagens sobre etnias “deveriam vir do interesse dos professores, sem ter que ser necessária uma lei que os obriguem a isso”. Manifestam-se despreparados para trabalharem danças, capoeira ou outras culturas correlatas, mas admitem que a Educação Física tem grande poder de aceitação entre os alunos, se constituindo componente curricular estratégico na escola.
id EST-2_e10add70e94f3fb7823a39686072546f
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/1176
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling A Lei 10.639/03 na compreensão de professores de educação física: estudo de caso de Escola Municipal de São Leopoldo/RSEducaçãoLei 10639/03; Educação Física Escolar; Cultura afrobrasileiraEntre as dúvidas quanto a efetiva implementação da Lei 10639/03 são manifestadas amplamente e inúmeras críticas direcionadas às diferentes esferas de governos federal, estadual e municipal pela timidez das políticas públicas formuladas até então, bem como pela complexidade das realidades das escolas que se mostram não tão permeáveis aos marcos legais da LDB e suas diretrizes curriculares. Este trabalho apresenta algumas compreensões de professores de Educação Física sobre suas responsabilidades frente à cultura afro-brasileira e africana É um estudo de caso com dois professores de Educação Física de uma das maiores escolas municipais de São Leopoldo/RS que se submeteram a entrevistas semiestruturadas e devidamente autorizadas, onde foram resguardados os principais procedimentos éticos e aprovação com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 10338312.2.0000.5344. Apesar de apresentarem perfis divergentes, em geral, estão desinformados quanto ao teor da lei, pois a confundem com a Lei de Cotas e dizem que as “coisas não deveriam vir de cima para baixo”, pois as abordagens sobre etnias “deveriam vir do interesse dos professores, sem ter que ser necessária uma lei que os obriguem a isso”. Manifestam-se despreparados para trabalharem danças, capoeira ou outras culturas correlatas, mas admitem que a Educação Física tem grande poder de aceitação entre os alunos, se constituindo componente curricular estratégico na escola.Faculdades ESTda Silva, Ádria PaulinoPereira Filho, Ednaldo2014-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1176identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 279-2902178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1176/1139info:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-03T23:19:34Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1176Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2014-03-03T23:19:34Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Lei 10.639/03 na compreensão de professores de educação física: estudo de caso de Escola Municipal de São Leopoldo/RS
title A Lei 10.639/03 na compreensão de professores de educação física: estudo de caso de Escola Municipal de São Leopoldo/RS
spellingShingle A Lei 10.639/03 na compreensão de professores de educação física: estudo de caso de Escola Municipal de São Leopoldo/RS
da Silva, Ádria Paulino
Educação
Lei 10639/03; Educação Física Escolar; Cultura afrobrasileira
title_short A Lei 10.639/03 na compreensão de professores de educação física: estudo de caso de Escola Municipal de São Leopoldo/RS
title_full A Lei 10.639/03 na compreensão de professores de educação física: estudo de caso de Escola Municipal de São Leopoldo/RS
title_fullStr A Lei 10.639/03 na compreensão de professores de educação física: estudo de caso de Escola Municipal de São Leopoldo/RS
title_full_unstemmed A Lei 10.639/03 na compreensão de professores de educação física: estudo de caso de Escola Municipal de São Leopoldo/RS
title_sort A Lei 10.639/03 na compreensão de professores de educação física: estudo de caso de Escola Municipal de São Leopoldo/RS
author da Silva, Ádria Paulino
author_facet da Silva, Ádria Paulino
Pereira Filho, Ednaldo
author_role author
author2 Pereira Filho, Ednaldo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Ádria Paulino
Pereira Filho, Ednaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Lei 10639/03; Educação Física Escolar; Cultura afrobrasileira
topic Educação
Lei 10639/03; Educação Física Escolar; Cultura afrobrasileira
description Entre as dúvidas quanto a efetiva implementação da Lei 10639/03 são manifestadas amplamente e inúmeras críticas direcionadas às diferentes esferas de governos federal, estadual e municipal pela timidez das políticas públicas formuladas até então, bem como pela complexidade das realidades das escolas que se mostram não tão permeáveis aos marcos legais da LDB e suas diretrizes curriculares. Este trabalho apresenta algumas compreensões de professores de Educação Física sobre suas responsabilidades frente à cultura afro-brasileira e africana É um estudo de caso com dois professores de Educação Física de uma das maiores escolas municipais de São Leopoldo/RS que se submeteram a entrevistas semiestruturadas e devidamente autorizadas, onde foram resguardados os principais procedimentos éticos e aprovação com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) 10338312.2.0000.5344. Apesar de apresentarem perfis divergentes, em geral, estão desinformados quanto ao teor da lei, pois a confundem com a Lei de Cotas e dizem que as “coisas não deveriam vir de cima para baixo”, pois as abordagens sobre etnias “deveriam vir do interesse dos professores, sem ter que ser necessária uma lei que os obriguem a isso”. Manifestam-se despreparados para trabalharem danças, capoeira ou outras culturas correlatas, mas admitem que a Educação Física tem grande poder de aceitação entre os alunos, se constituindo componente curricular estratégico na escola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1176
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/1176/1139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 18, n. 3 (2013): Dôssie: Edição Especial: Anais do COPENE Sul; 279-290
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464473402998784