Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Identidade! |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/31 |
Resumo: | A educação, como etapa fundamental no processo da formação e constituição do grupo humano a partir das interações e das relações sociais, conta com a diversidade e riquezas compostas por diferentes grupos étnico-raciais da população brasileira. Nosso desafio é avançar às discussões de práticas educativas no ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no âmbito escolar nas etapas da educação do Ensino Básico, Fundamental e Médio nas instituições oficiais e particulares. Partindo de uma concepção que compreende o caráter político e emancipatório da educação, comprometida e articulada com a formação libertária dos grupos humanos, este artigo discute processos educativos e formação de professores a partir da autoimagem e autoidentificação, considerando a história, cultura e identidade negra. Buscamos algumas diretrizes que caminhem no sentido de nortear educadores, professores e professoras, discentes da pedagogia e multiplicadores no processo de desconstrução de estereótipos negativos que foram socialmente cristalizados em relação à população negra. Uma vez que a escola está desafiada a discutir, planejar e implantar pedagogicamente ações que promovam reflexões sobre as questões raciais a partir da Lei n. 10.639/03, que traça diretrizes para uma política curricular, objetivando o combate ao racismo e às discriminações, a temática proposta abrange e problematiza os seguintes elementos: conceitos de raça e racismo, a construção histórica da população negra no Brasil; resistência negra em relação ao escravismo; problematização acerca dos dados que revelam situações multifatoriais de desigualdade da comunidade negra; reparação histórica e ações afirmativas; identidade e autoestima da criança negra; práticas educativas no cotidiano escolar. |
id |
EST-2_e78652eede0da1907d89e29dfe1c1837 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.est.edu.br/periodicos:article/31 |
network_acronym_str |
EST-2 |
network_name_str |
Identidade! |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positivaTeacher training under a multiracial perspective: the Law n. 10,639 and the contributions for the consolidation of a positive black self-imageEducaçãoEducação multirracial; Autoimagem; Formação de professoresEducationMultiracial Education; Self-image; TeacherA educação, como etapa fundamental no processo da formação e constituição do grupo humano a partir das interações e das relações sociais, conta com a diversidade e riquezas compostas por diferentes grupos étnico-raciais da população brasileira. Nosso desafio é avançar às discussões de práticas educativas no ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no âmbito escolar nas etapas da educação do Ensino Básico, Fundamental e Médio nas instituições oficiais e particulares. Partindo de uma concepção que compreende o caráter político e emancipatório da educação, comprometida e articulada com a formação libertária dos grupos humanos, este artigo discute processos educativos e formação de professores a partir da autoimagem e autoidentificação, considerando a história, cultura e identidade negra. Buscamos algumas diretrizes que caminhem no sentido de nortear educadores, professores e professoras, discentes da pedagogia e multiplicadores no processo de desconstrução de estereótipos negativos que foram socialmente cristalizados em relação à população negra. Uma vez que a escola está desafiada a discutir, planejar e implantar pedagogicamente ações que promovam reflexões sobre as questões raciais a partir da Lei n. 10.639/03, que traça diretrizes para uma política curricular, objetivando o combate ao racismo e às discriminações, a temática proposta abrange e problematiza os seguintes elementos: conceitos de raça e racismo, a construção histórica da população negra no Brasil; resistência negra em relação ao escravismo; problematização acerca dos dados que revelam situações multifatoriais de desigualdade da comunidade negra; reparação histórica e ações afirmativas; identidade e autoestima da criança negra; práticas educativas no cotidiano escolar.Education, as a key step in the process of formation and constitution of the human group from interactions and social relations, can count on the diversity and the richness composed by different ethnic-racial groups of the Brazilian population. Our challenge is to advance on the discussion of educational practices in the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in the school stages of basic education, elementary and high schools in official and private institutions. Starting from a concept which comprehends a political and emancipatory aspect of education, committed and articulated to the libertarian training of human groups, this article discusses the learning processes and the teacher training from the self-image and self-identification, considering the history, culture and black identity. We seek a few guidelines in order to guide educators, teachers, students of pedagogy and multiplier in the process of deconstructing negative stereotypes that have been socially crystallized in relation to the black population. Since the school is challenged to discuss, plan and implement activities that promote pedagogically reflections on racial issues from the Law n. 10.639/03, which sets out guidelines for a curriculum policy, aimed at combating racism and discrimination, the proposed topic discusses the following elements: concepts of race and racism; the historical construction of the black population in Brazil; black resistance in relation to slavery; questioning about the data which shows multifactorial situations of inequality in the black community; historical redress and affirmative action; identity and self-esteem of black children; educational practices in the classroom.Faculdades ESTCNPqCNPqAmérico, Márcia CristinaLuiz, Viviane2011-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/31identidade!; v. 15, n. 2 (2010): Dossiê Teologia Negra; 88-972178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/31/149info:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-10T04:46:08Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/31Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2011-05-10T04:46:08Identidade! - Faculdades ESTfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva Teacher training under a multiracial perspective: the Law n. 10,639 and the contributions for the consolidation of a positive black self-image |
title |
Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva |
spellingShingle |
Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva Américo, Márcia Cristina Educação Educação multirracial; Autoimagem; Formação de professores Education Multiracial Education; Self-image; Teacher |
title_short |
Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva |
title_full |
Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva |
title_fullStr |
Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva |
title_full_unstemmed |
Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva |
title_sort |
Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva |
author |
Américo, Márcia Cristina |
author_facet |
Américo, Márcia Cristina Luiz, Viviane |
author_role |
author |
author2 |
Luiz, Viviane |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Américo, Márcia Cristina Luiz, Viviane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação multirracial; Autoimagem; Formação de professores Education Multiracial Education; Self-image; Teacher |
topic |
Educação Educação multirracial; Autoimagem; Formação de professores Education Multiracial Education; Self-image; Teacher |
description |
A educação, como etapa fundamental no processo da formação e constituição do grupo humano a partir das interações e das relações sociais, conta com a diversidade e riquezas compostas por diferentes grupos étnico-raciais da população brasileira. Nosso desafio é avançar às discussões de práticas educativas no ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no âmbito escolar nas etapas da educação do Ensino Básico, Fundamental e Médio nas instituições oficiais e particulares. Partindo de uma concepção que compreende o caráter político e emancipatório da educação, comprometida e articulada com a formação libertária dos grupos humanos, este artigo discute processos educativos e formação de professores a partir da autoimagem e autoidentificação, considerando a história, cultura e identidade negra. Buscamos algumas diretrizes que caminhem no sentido de nortear educadores, professores e professoras, discentes da pedagogia e multiplicadores no processo de desconstrução de estereótipos negativos que foram socialmente cristalizados em relação à população negra. Uma vez que a escola está desafiada a discutir, planejar e implantar pedagogicamente ações que promovam reflexões sobre as questões raciais a partir da Lei n. 10.639/03, que traça diretrizes para uma política curricular, objetivando o combate ao racismo e às discriminações, a temática proposta abrange e problematiza os seguintes elementos: conceitos de raça e racismo, a construção histórica da população negra no Brasil; resistência negra em relação ao escravismo; problematização acerca dos dados que revelam situações multifatoriais de desigualdade da comunidade negra; reparação histórica e ações afirmativas; identidade e autoestima da criança negra; práticas educativas no cotidiano escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/31 |
url |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/31/149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdades EST |
dc.source.none.fl_str_mv |
identidade!; v. 15, n. 2 (2010): Dossiê Teologia Negra; 88-97 2178-437X reponame:Identidade! instname:Faculdades EST instacron:EST |
instname_str |
Faculdades EST |
instacron_str |
EST |
institution |
EST |
reponame_str |
Identidade! |
collection |
Identidade! |
repository.name.fl_str_mv |
Identidade! - Faculdades EST |
repository.mail.fl_str_mv |
||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br |
_version_ |
1809464473347424257 |