Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Américo, Márcia Cristina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Luiz, Viviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/31
Resumo: A educação, como etapa fundamental no processo da formação e constituição do grupo humano a partir das interações e das relações sociais, conta com a diversidade e riquezas compostas por diferentes grupos étnico-raciais da população brasileira.  Nosso desafio é avançar às discussões de práticas educativas no ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no âmbito escolar nas etapas da educação do Ensino Básico, Fundamental e Médio nas instituições oficiais e particulares. Partindo de uma concepção que compreende o caráter político e emancipatório da educação, comprometida e articulada com a formação libertária dos grupos humanos, este artigo discute processos educativos e formação de professores a partir da autoimagem e autoidentificação, considerando a história, cultura e identidade negra. Buscamos algumas diretrizes que caminhem no sentido de nortear educadores, professores e professoras, discentes da pedagogia e multiplicadores no processo de desconstrução de estereótipos negativos que foram socialmente cristalizados em relação à população negra. Uma vez que a escola está desafiada a discutir, planejar e implantar pedagogicamente ações que promovam reflexões sobre as questões raciais a partir da Lei n. 10.639/03, que traça diretrizes para uma política curricular, objetivando o combate ao racismo e às discriminações, a temática proposta abrange e problematiza os seguintes elementos: conceitos de raça e racismo, a construção histórica da população negra no Brasil; resistência negra em relação ao escravismo; problematização acerca dos dados que revelam situações multifatoriais de desigualdade da comunidade negra; reparação histórica e ações afirmativas; identidade e autoestima da criança negra; práticas educativas no cotidiano escolar.
id EST-2_e78652eede0da1907d89e29dfe1c1837
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/31
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positivaTeacher training under a multiracial perspective: the Law n. 10,639 and the contributions for the consolidation of a positive black self-imageEducaçãoEducação multirracial; Autoimagem; Formação de professoresEducationMultiracial Education; Self-image; TeacherA educação, como etapa fundamental no processo da formação e constituição do grupo humano a partir das interações e das relações sociais, conta com a diversidade e riquezas compostas por diferentes grupos étnico-raciais da população brasileira.  Nosso desafio é avançar às discussões de práticas educativas no ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no âmbito escolar nas etapas da educação do Ensino Básico, Fundamental e Médio nas instituições oficiais e particulares. Partindo de uma concepção que compreende o caráter político e emancipatório da educação, comprometida e articulada com a formação libertária dos grupos humanos, este artigo discute processos educativos e formação de professores a partir da autoimagem e autoidentificação, considerando a história, cultura e identidade negra. Buscamos algumas diretrizes que caminhem no sentido de nortear educadores, professores e professoras, discentes da pedagogia e multiplicadores no processo de desconstrução de estereótipos negativos que foram socialmente cristalizados em relação à população negra. Uma vez que a escola está desafiada a discutir, planejar e implantar pedagogicamente ações que promovam reflexões sobre as questões raciais a partir da Lei n. 10.639/03, que traça diretrizes para uma política curricular, objetivando o combate ao racismo e às discriminações, a temática proposta abrange e problematiza os seguintes elementos: conceitos de raça e racismo, a construção histórica da população negra no Brasil; resistência negra em relação ao escravismo; problematização acerca dos dados que revelam situações multifatoriais de desigualdade da comunidade negra; reparação histórica e ações afirmativas; identidade e autoestima da criança negra; práticas educativas no cotidiano escolar.Education, as a key step in the process of formation and constitution of the human group from interactions and social relations, can count on the diversity and the richness composed by different ethnic-racial groups of the Brazilian population. Our challenge is to advance on the discussion of educational practices in the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in the school stages of basic education, elementary and high schools in official and private institutions. Starting from a concept which comprehends a political and emancipatory aspect of education, committed and articulated to the libertarian training of human groups, this article discusses the learning processes and the teacher training from the self-image and self-identification, considering the history, culture and black identity. We seek a few guidelines in order to guide educators, teachers, students of pedagogy and multiplier in the process of deconstructing negative stereotypes that have been socially crystallized in relation to the black population. Since the school is challenged to discuss, plan and implement activities that promote pedagogically reflections on racial issues from the Law n. 10.639/03, which sets out guidelines for a curriculum policy, aimed at combating racism and discrimination, the proposed topic discusses the following elements: concepts of race and racism; the historical construction of the black population in Brazil; black resistance in relation to slavery; questioning about the data which shows multifactorial situations of inequality in the black community; historical redress and affirmative action; identity and self-esteem of black children; educational practices in the classroom.Faculdades ESTCNPqCNPqAmérico, Márcia CristinaLuiz, Viviane2011-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/31identidade!; v. 15, n. 2 (2010): Dossiê Teologia Negra; 88-972178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/31/149info:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-10T04:46:08Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/31Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2011-05-10T04:46:08Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva
Teacher training under a multiracial perspective: the Law n. 10,639 and the contributions for the consolidation of a positive black self-image
title Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva
spellingShingle Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva
Américo, Márcia Cristina
Educação
Educação multirracial; Autoimagem; Formação de professores
Education
Multiracial Education; Self-image; Teacher
title_short Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva
title_full Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva
title_fullStr Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva
title_full_unstemmed Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva
title_sort Formação de professores em uma perspectiva multirracial: a Lei n. 10.639 e as contribuições para a consolidação de uma autoimagem negra positiva
author Américo, Márcia Cristina
author_facet Américo, Márcia Cristina
Luiz, Viviane
author_role author
author2 Luiz, Viviane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Américo, Márcia Cristina
Luiz, Viviane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação multirracial; Autoimagem; Formação de professores
Education
Multiracial Education; Self-image; Teacher
topic Educação
Educação multirracial; Autoimagem; Formação de professores
Education
Multiracial Education; Self-image; Teacher
description A educação, como etapa fundamental no processo da formação e constituição do grupo humano a partir das interações e das relações sociais, conta com a diversidade e riquezas compostas por diferentes grupos étnico-raciais da população brasileira.  Nosso desafio é avançar às discussões de práticas educativas no ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no âmbito escolar nas etapas da educação do Ensino Básico, Fundamental e Médio nas instituições oficiais e particulares. Partindo de uma concepção que compreende o caráter político e emancipatório da educação, comprometida e articulada com a formação libertária dos grupos humanos, este artigo discute processos educativos e formação de professores a partir da autoimagem e autoidentificação, considerando a história, cultura e identidade negra. Buscamos algumas diretrizes que caminhem no sentido de nortear educadores, professores e professoras, discentes da pedagogia e multiplicadores no processo de desconstrução de estereótipos negativos que foram socialmente cristalizados em relação à população negra. Uma vez que a escola está desafiada a discutir, planejar e implantar pedagogicamente ações que promovam reflexões sobre as questões raciais a partir da Lei n. 10.639/03, que traça diretrizes para uma política curricular, objetivando o combate ao racismo e às discriminações, a temática proposta abrange e problematiza os seguintes elementos: conceitos de raça e racismo, a construção histórica da população negra no Brasil; resistência negra em relação ao escravismo; problematização acerca dos dados que revelam situações multifatoriais de desigualdade da comunidade negra; reparação histórica e ações afirmativas; identidade e autoestima da criança negra; práticas educativas no cotidiano escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/31
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/31/149
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 15, n. 2 (2010): Dossiê Teologia Negra; 88-97
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464473347424257