Quilombos e a questão da Segurança Nacional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes dos Anjos, José Carlos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Identidade!
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/243
Resumo: O movimento negro construiu uma agenda de políticas públicas em torno das comunidades de remanescentes de quilombolas com foco principal no processo de regularização fundiária.  Essa agenda também foi sistematicamente debilitada em sua execução a ponto de, vinte anos após a Constituição que previa explicitamente o título de terras a tais comunidades, em nenhuma das centenas de pleitos quilombolas ter havido uma intervenção do governo federal no sentido da retirada de ocupantes irregulares dos territórios tradicionais. O artigo é dedicado ao problema da regularização dos territórios quilombolas. Analisa-se como a regularização fundiária de terras quilombolas tem sido transformada em um problema de segurança nacional. Conclui-se, da análise documental e entrevistas com lideranças quilombolas que, no Brasil, a definição da questão racial como risco à paz nacional é o que impede avanços efetivos na integração territorial dos quilombolas.
id EST-2_f143660be50858e3144551f5f2da749b
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/243
network_acronym_str EST-2
network_name_str Identidade!
repository_id_str
spelling Quilombos e a questão da Segurança Nacional no BrasilQuilombos and the issue of National Security in BrazilAntropologia; Cultura Afro-BrasileiraQuilombo; Segurança Nacional; BrasilQuilombos; National Security in Brazil.O movimento negro construiu uma agenda de políticas públicas em torno das comunidades de remanescentes de quilombolas com foco principal no processo de regularização fundiária.  Essa agenda também foi sistematicamente debilitada em sua execução a ponto de, vinte anos após a Constituição que previa explicitamente o título de terras a tais comunidades, em nenhuma das centenas de pleitos quilombolas ter havido uma intervenção do governo federal no sentido da retirada de ocupantes irregulares dos territórios tradicionais. O artigo é dedicado ao problema da regularização dos territórios quilombolas. Analisa-se como a regularização fundiária de terras quilombolas tem sido transformada em um problema de segurança nacional. Conclui-se, da análise documental e entrevistas com lideranças quilombolas que, no Brasil, a definição da questão racial como risco à paz nacional é o que impede avanços efetivos na integração territorial dos quilombolas. The black movement has built a public policy agenda around the remnants of Quilombo communities with a primary focus in the process of regularization. This agenda has also been systematically undermined in its execution to the point where, twenty years after the Constitution that explicitly provided land title for such communities, in any of the hundreds of quilombola lawsuits has been an intervention by the federal government towards the removal of illegal occupants of traditional territories. The article is devoted to the problem of regularization of the quilombola. It analyzes how the regularization of quilombola has been transformed into a national security issue. The text concludes, from the document analysis and interviews with quilombolas leaders, that, in Brazil, the definition of race as a risk to national peace is what prevents effective advances in the territorial integration of the quilombolas.Faculdades ESTGomes dos Anjos, José Carlos2011-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/243identidade!; v. 16, n. 2 (2011): Dossiê Quilombos; 164-1772178-437Xreponame:Identidade!instname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/243/250info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-18T01:17:15Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/243Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/indexONGhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/oai||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br2178-437X1676-9570opendoar:2011-12-18T01:17:15Identidade! - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Quilombos e a questão da Segurança Nacional no Brasil
Quilombos and the issue of National Security in Brazil
title Quilombos e a questão da Segurança Nacional no Brasil
spellingShingle Quilombos e a questão da Segurança Nacional no Brasil
Gomes dos Anjos, José Carlos
Antropologia; Cultura Afro-Brasileira
Quilombo; Segurança Nacional; Brasil
Quilombos; National Security in Brazil.
title_short Quilombos e a questão da Segurança Nacional no Brasil
title_full Quilombos e a questão da Segurança Nacional no Brasil
title_fullStr Quilombos e a questão da Segurança Nacional no Brasil
title_full_unstemmed Quilombos e a questão da Segurança Nacional no Brasil
title_sort Quilombos e a questão da Segurança Nacional no Brasil
author Gomes dos Anjos, José Carlos
author_facet Gomes dos Anjos, José Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes dos Anjos, José Carlos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia; Cultura Afro-Brasileira
Quilombo; Segurança Nacional; Brasil
Quilombos; National Security in Brazil.
topic Antropologia; Cultura Afro-Brasileira
Quilombo; Segurança Nacional; Brasil
Quilombos; National Security in Brazil.
description O movimento negro construiu uma agenda de políticas públicas em torno das comunidades de remanescentes de quilombolas com foco principal no processo de regularização fundiária.  Essa agenda também foi sistematicamente debilitada em sua execução a ponto de, vinte anos após a Constituição que previa explicitamente o título de terras a tais comunidades, em nenhuma das centenas de pleitos quilombolas ter havido uma intervenção do governo federal no sentido da retirada de ocupantes irregulares dos territórios tradicionais. O artigo é dedicado ao problema da regularização dos territórios quilombolas. Analisa-se como a regularização fundiária de terras quilombolas tem sido transformada em um problema de segurança nacional. Conclui-se, da análise documental e entrevistas com lideranças quilombolas que, no Brasil, a definição da questão racial como risco à paz nacional é o que impede avanços efetivos na integração territorial dos quilombolas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/243
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/243/250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv identidade!; v. 16, n. 2 (2011): Dossiê Quilombos; 164-177
2178-437X
reponame:Identidade!
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Identidade!
collection Identidade!
repository.name.fl_str_mv Identidade! - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||selenir@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1809464472874516480