Fenômeno Religioso e suas linguagens: revisitando conceitos elementares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/248 |
Resumo: | Todas as vezes que tentamos definir a religião, pouco dela é apreendido pelas nossas palavras. E mesmo quando pretendemos buscar a sua essência universal, menos ainda dizemos a respeito dela. Fugir destas limitações em direção a um reducionismo parece ser o caminho mais satisfatório, mas igualmente limitado porque o fenômeno religioso está além e aquém dos argumentos das ciências do humano e do social. Por estas razões, o presente texto apresenta de forma introdutória problematizações que fogem de reducionismos científicos e da busca das essências ao realçar as linguagens do fenômeno religioso, tais como mito, rito, símbolo, sacrifício, entre outras. Por meio destas linguagens as religiões alcançam as dimensões concretas das experiências pessoais, comunitárias e locais, profundamente diversificadas. |
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Fenômeno Religioso e suas linguagens: revisitando conceitos elementaresReligious phenomena and their languages: revisiting elementary conceptsTeologia; Ciência da ReligiãoReligião; fenômeno; mito; rito; símboloTheology; Studies on ReligionReligion; Phenomenon; myth; ritual; symbolTodas as vezes que tentamos definir a religião, pouco dela é apreendido pelas nossas palavras. E mesmo quando pretendemos buscar a sua essência universal, menos ainda dizemos a respeito dela. Fugir destas limitações em direção a um reducionismo parece ser o caminho mais satisfatório, mas igualmente limitado porque o fenômeno religioso está além e aquém dos argumentos das ciências do humano e do social. Por estas razões, o presente texto apresenta de forma introdutória problematizações que fogem de reducionismos científicos e da busca das essências ao realçar as linguagens do fenômeno religioso, tais como mito, rito, símbolo, sacrifício, entre outras. Por meio destas linguagens as religiões alcançam as dimensões concretas das experiências pessoais, comunitárias e locais, profundamente diversificadas.Every time we try to define religion, only a small part is captured by our words. Even more when we seek to understand it universal essence, we have even less ability to speak of it. Escaping from these limitations in the direction of reductionism seems to be a better path, but it is equally limited because the religious phenomenon is above and beyond the arguments of human and social sciences. For these reasons this text presents, in an introductory form, problematizations that steer clear of scientific reductionisms and seek the essences to enhance the vocabulary of religious phenomenon, concepts such as myth, ritual, symbol, sacrifice, among others. By means of these concepts the religions obtain concrete dimensions of personal, community and local experiences that are profoundly diversified.Faculdades ESTBobsin, Oneide2011-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/24810.22351/nepp.v26i0.248Protestantismo em Revista; v. 26 (2011): Dossiê Tendências contemporâneas da Teologia; 55-691678-64081678-640810.22351/nepp.v26i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/248/261info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-20T01:51:39Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/248Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2011-12-20T01:51:39Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
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