Diálogo entre Graça e Culpa: a tradição da hinologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e intercâmbios teológicos-musicais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1121 |
Resumo: | A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB) tem como base teológico-musical a hinologia trazida ao Brasil pelos missionários presbiterianos norte-americanos no século XIX. Esta hinologia caracterizou-se primeiramente pelos hinos contidos no hinário intitulado Salmos e Hinos, e, atualmente, concentra-se no hinário oficial da IPIB Cantai todos os povos, bem como nos cânticos avulsos em voga nas igrejas de hoje e que são oriundos de diversas denominações. Tanto em um como em outro hinário, encontramos hinos, ora enfatizando a graça, ora a culpa. Assim, torna-se latente a presença da teologia arminiana ao lado da calvinista, produzindo um intercâmbio de teologias, dificultando a identificação de uma teologia característica da IPIB. Pela abrangência territorial e cultural da igreja, usaremos como objeto de pesquisa a Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu (IPIBOT), por sua peculiaridade litúrgico-musical, abrangendo várias manifestações artísticas. Nos últimos vinte anos, a IPIBOT vem experimentando um processo de mudança no que tange à sua forma de culto, e, consequentemente, em sua experiência musical e teológica. Assim, busca-se destacar uma mistura de teologias que perpassam os hinos e a música cristã contemporânea também conhecida popularmente como “música gospel”. Propomos a análise e comparação teológico-musical entre um hino tradicional calvinista e uma canção contemporânea cristã no intuito de apontar para esta convivência-divergência entre teologias, entre a culpa e a graça. |
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Diálogo entre Graça e Culpa: a tradição da hinologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e intercâmbios teológicos-musicaisDialogue between Grace and Guilt: the tradition of hymnody of the Independent Presbyterian Church of Brazil and musical-theological exchangesTeologia; MúsicaTeologia; Música cristã; Culpa; Graça; CalvinismoTheology; MusicTheology; Christian music; Guilt; Grace; CalvinismA Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB) tem como base teológico-musical a hinologia trazida ao Brasil pelos missionários presbiterianos norte-americanos no século XIX. Esta hinologia caracterizou-se primeiramente pelos hinos contidos no hinário intitulado Salmos e Hinos, e, atualmente, concentra-se no hinário oficial da IPIB Cantai todos os povos, bem como nos cânticos avulsos em voga nas igrejas de hoje e que são oriundos de diversas denominações. Tanto em um como em outro hinário, encontramos hinos, ora enfatizando a graça, ora a culpa. Assim, torna-se latente a presença da teologia arminiana ao lado da calvinista, produzindo um intercâmbio de teologias, dificultando a identificação de uma teologia característica da IPIB. Pela abrangência territorial e cultural da igreja, usaremos como objeto de pesquisa a Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu (IPIBOT), por sua peculiaridade litúrgico-musical, abrangendo várias manifestações artísticas. Nos últimos vinte anos, a IPIBOT vem experimentando um processo de mudança no que tange à sua forma de culto, e, consequentemente, em sua experiência musical e teológica. Assim, busca-se destacar uma mistura de teologias que perpassam os hinos e a música cristã contemporânea também conhecida popularmente como “música gospel”. Propomos a análise e comparação teológico-musical entre um hino tradicional calvinista e uma canção contemporânea cristã no intuito de apontar para esta convivência-divergência entre teologias, entre a culpa e a graça.The Independent Presbyterian Church of Brazil (IPIB) has as a musical-theological base the hymnody brought to Brazil by American Presbyterian missionaries in the nineteenth century. This hymnody was characterized primarily by the hymns contained in the hymnal titled Psalms and Hymns, and currently in official IPIB hymnal Sing to all peoples, as well as loose songs in vogue in today's churches, which are from different denominations. In both hymnals, we find hymns emphasizing grace, guilt. Thus becomes latent the presence of Arminian and Calvinist theology side by side, producing an exchange of theologies, hindering the identification of a characteristic IPIB theology. Territorial and cultural breadth of the church, we will use as the research object the Independent Presbyterian Church of Botucatu (IPIBOT), due to its peculiarity liturgical-musical, encompassing various artistic manifestations. In the last twenty years, IPIBOT is experiencing a process of change in regard to its form of worship, and consequently in its musical and theological experience. Thus, this study seeks to highlight a mixture of theologies that underlie the hymns and contemporary Christian music, also known popularly as “gospel music”. We propose the analysis and theological and musical comparison between a traditional hymn and a Calvinist Christian contemporary song in order to point to this divergence between theologies coexistence between guilt and grace.Faculdades ESTAlano, Josely de Moraes Antonio2014-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/112110.22351/nepp.v32i0.1121Protestantismo em Revista; v. 32 (2013): Dossiê: Um olhar nos espelhos da culpa: das origens à contemporaneidade; 25-311678-64081678-640810.22351/nepp.v32i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/1121/1060info:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-07T12:43:15Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/1121Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2014-01-07T12:43:15Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
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