Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2010 |
Resumo: | Constatando-se que a sociedade brasileira, desde o fim da Ditadura Militar, experimenta espaços de interação dialógica e de participação democrática através da constituição de uma esfera pública, argumenta-se, a partir de inferências políticas, pedagógicas e teológicas, que um modo dialógico de teologia é uma contribuição adequada neste novo contexto democrático. Em relação ao campo político, recorre-se à noção de esfera pública enquanto espaço disperso de interação comunicativa que vem sendo formado no interior da sociedade brasileira. No âmbito da pedagogia, resgata-se, entre outros, contribuições de Paulo Freire quanto ao conceito de diálogo, a categoria de criticidade como elaborado por João Morais e a proposta da interdisciplinaridade enquanto possibilidade de um encontro dialógico entre as ciências. Finalmente, em relação à teologia, enfatiza-se a importância de um aprendizado para a esfera pública e, consequentemente, para um modo de interação crítico-dialógico engajado com o bem-comum da sociedade. |
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Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologiaEducating for the public sphere: political-pedagogical inferences to the dialogicity of theologyEducaçãoEsfera pública. Educação; Diálogo; TeologiaEducationPublic sphere; Education; Dialogue; TheologyConstatando-se que a sociedade brasileira, desde o fim da Ditadura Militar, experimenta espaços de interação dialógica e de participação democrática através da constituição de uma esfera pública, argumenta-se, a partir de inferências políticas, pedagógicas e teológicas, que um modo dialógico de teologia é uma contribuição adequada neste novo contexto democrático. Em relação ao campo político, recorre-se à noção de esfera pública enquanto espaço disperso de interação comunicativa que vem sendo formado no interior da sociedade brasileira. No âmbito da pedagogia, resgata-se, entre outros, contribuições de Paulo Freire quanto ao conceito de diálogo, a categoria de criticidade como elaborado por João Morais e a proposta da interdisciplinaridade enquanto possibilidade de um encontro dialógico entre as ciências. Finalmente, em relação à teologia, enfatiza-se a importância de um aprendizado para a esfera pública e, consequentemente, para um modo de interação crítico-dialógico engajado com o bem-comum da sociedade.Noting that the Brazilian society, since the end of military dictatorship, has experienced spaces of dialogical interaction and democratic participation through the constitution of a public sphere, we argue, based on political, pedagogical and theological inferences, that this dialogical form of theology is an appropriate contribution in this new democratic context. Concerned to the political field, we resort to the notion of public sphere as a disperse space of communicative interaction that has been formed inside the Brazilian society. In the pedagogical ambit, we appeal, among others, to Paulo Freire’s contributions related to the concept of dialogue, to the category of criticity as elaborated by João Morais and to the propose of interdisciplinarity as possibility of a dialogical encounter among sciences. Finally, in relation to theology, we emphasize the importance of learning to the public sphere and, consequently, to a critical and dialogical mode of interaction engaged with the common good of society.Faculdades ESTJacobsen, Eneida2014-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/201010.22351/nepp.v20i0.2010Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 71-791678-64081678-640810.22351/nepp.v20i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2010/1925info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-16T14:17:29Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2010Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2014-10-16T14:17:29Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
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