Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobsen, Eneida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Protestantismo em Revista
Texto Completo: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2010
Resumo: Constatando-se que a sociedade brasileira, desde o fim da Ditadura Militar, experimenta espaços de interação dialógica e de participação democrática através da constituição de uma esfera pública, argumenta-se, a partir de inferências políticas, pedagógicas e teológicas, que um modo dialógico de teologia é uma contribuição adequada neste novo contexto democrático. Em relação ao campo político, recorre-se à noção de esfera pública enquanto espaço disperso de interação comunicativa que vem sendo formado no interior da sociedade brasileira. No âmbito da pedagogia, resgata-se, entre outros, contribuições de Paulo Freire quanto ao conceito de diálogo, a categoria de criticidade como elaborado por João Morais e a proposta da interdisciplinaridade enquanto possibilidade de um encontro dialógico entre as ciências. Finalmente, em relação à teologia, enfatiza-se a importância de um aprendizado para a esfera pública e, consequentemente, para um modo de interação crítico-dialógico engajado com o bem-comum da sociedade.
id EST-3_a8ee3388f13581e3c4a095f9b9123d00
oai_identifier_str oai:www.est.edu.br/periodicos:article/2010
network_acronym_str EST-3
network_name_str Protestantismo em Revista
repository_id_str
spelling Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologiaEducating for the public sphere: political-pedagogical inferences to the dialogicity of theologyEducaçãoEsfera pública. Educação; Diálogo; TeologiaEducationPublic sphere; Education; Dialogue; TheologyConstatando-se que a sociedade brasileira, desde o fim da Ditadura Militar, experimenta espaços de interação dialógica e de participação democrática através da constituição de uma esfera pública, argumenta-se, a partir de inferências políticas, pedagógicas e teológicas, que um modo dialógico de teologia é uma contribuição adequada neste novo contexto democrático. Em relação ao campo político, recorre-se à noção de esfera pública enquanto espaço disperso de interação comunicativa que vem sendo formado no interior da sociedade brasileira. No âmbito da pedagogia, resgata-se, entre outros, contribuições de Paulo Freire quanto ao conceito de diálogo, a categoria de criticidade como elaborado por João Morais e a proposta da interdisciplinaridade enquanto possibilidade de um encontro dialógico entre as ciências. Finalmente, em relação à teologia, enfatiza-se a importância de um aprendizado para a esfera pública e, consequentemente, para um modo de interação crítico-dialógico engajado com o bem-comum da sociedade.Noting that the Brazilian society, since the end of military dictatorship, has experienced spaces of dialogical interaction and democratic participation through the constitution of a public sphere, we argue, based on political, pedagogical and theological inferences, that this dialogical form of theology is an appropriate contribution in this new democratic context. Concerned to the political field, we resort to the notion of public sphere as a disperse space of communicative interaction that has been formed inside the Brazilian society. In the pedagogical ambit, we appeal, among others, to Paulo Freire’s contributions related to the concept of dialogue, to the category of criticity as elaborated by João Morais and to the propose of interdisciplinarity as possibility of a dialogical encounter among sciences. Finally, in relation to theology, we emphasize the importance of learning to the public sphere and, consequently, to a critical and dialogical mode of interaction engaged with the common good of society.Faculdades ESTJacobsen, Eneida2014-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/201010.22351/nepp.v20i0.2010Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 71-791678-64081678-640810.22351/nepp.v20i0reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2010/1925info:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-16T14:17:29Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/2010Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2014-10-16T14:17:29Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologia
Educating for the public sphere: political-pedagogical inferences to the dialogicity of theology
title Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologia
spellingShingle Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologia
Jacobsen, Eneida
Educação
Esfera pública. Educação; Diálogo; Teologia
Education
Public sphere; Education; Dialogue; Theology
title_short Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologia
title_full Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologia
title_fullStr Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologia
title_full_unstemmed Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologia
title_sort Educar para a esfera pública: inferências político-pedagógicas para a dialogicidade da teologia
author Jacobsen, Eneida
author_facet Jacobsen, Eneida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobsen, Eneida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Esfera pública. Educação; Diálogo; Teologia
Education
Public sphere; Education; Dialogue; Theology
topic Educação
Esfera pública. Educação; Diálogo; Teologia
Education
Public sphere; Education; Dialogue; Theology
description Constatando-se que a sociedade brasileira, desde o fim da Ditadura Militar, experimenta espaços de interação dialógica e de participação democrática através da constituição de uma esfera pública, argumenta-se, a partir de inferências políticas, pedagógicas e teológicas, que um modo dialógico de teologia é uma contribuição adequada neste novo contexto democrático. Em relação ao campo político, recorre-se à noção de esfera pública enquanto espaço disperso de interação comunicativa que vem sendo formado no interior da sociedade brasileira. No âmbito da pedagogia, resgata-se, entre outros, contribuições de Paulo Freire quanto ao conceito de diálogo, a categoria de criticidade como elaborado por João Morais e a proposta da interdisciplinaridade enquanto possibilidade de um encontro dialógico entre as ciências. Finalmente, em relação à teologia, enfatiza-se a importância de um aprendizado para a esfera pública e, consequentemente, para um modo de interação crítico-dialógico engajado com o bem-comum da sociedade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2010
10.22351/nepp.v20i0.2010
url http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2010
identifier_str_mv 10.22351/nepp.v20i0.2010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/2010/1925
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
publisher.none.fl_str_mv Faculdades EST
dc.source.none.fl_str_mv Protestantismo em Revista; v. 20 (2009): Dossiê Desafios na Educação: Profissionalização Docente; 71-79
1678-6408
1678-6408
10.22351/nepp.v20i0
reponame:Protestantismo em Revista
instname:Faculdades EST
instacron:EST
instname_str Faculdades EST
instacron_str EST
institution EST
reponame_str Protestantismo em Revista
collection Protestantismo em Revista
repository.name.fl_str_mv Protestantismo em Revista - Faculdades EST
repository.mail.fl_str_mv ||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br
_version_ 1754122302353571840