Do exclusivismo ao inclusivismo: a virada da igreja católica frente à diversidade religiosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Protestantismo em Revista |
Texto Completo: | http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/3852 |
Resumo: | Uma religião aberta em seu início, jamais impermeável às outras religiões, o cristianismo recrudesceu-se sobre si mesmo ao tornar-se religião oficial do Império Romano. Isto tem um motivo: a fim de unificar politicamente o Império, o imperador romano proibiu qualquer expressão religiosa que não fosse cristã. Assim, o cristianismo tornou-se soberano na Cultura Ocidental, onde foi gestado, posicionando-se como única e verdadeira religião. No cristianismo católico, esse monoculturalismo religioso é simbolizado pelo velho axioma: extra ecclesiam nulla salus. Sob o pretexto de ser depositária exclusiva da fé cristã, a Igreja católica historicamente se afirmou como única via possível de salvação frente às expressões cristãs cisionárias e também frente às religiões não cristãs, defendendo um retorno à barca de Pedro, no âmbito do cristianismo, ou propondo às outras religiões, a formação de uma única civilização cristã, num processo de aglutinação de todas elas, em torno de si. Este artigo trata sobre a virada de página dessa posição da Igreja católica, que se deu no Vaticano II, obrigando-a a se desvencilhar dessa camisa de força à qual estava submetida, saindo de um acentuado exclusivismo para uma experiência de inclusão religiosa, lançando-se positivamente ao encontro com a diversidade e pluralidade religiosa |
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Do exclusivismo ao inclusivismo: a virada da igreja católica frente à diversidade religiosaTeologia; Ciências da ReligiãoCristianismo; Pluralismo religioso; Exclusivismo; InclusivismoUma religião aberta em seu início, jamais impermeável às outras religiões, o cristianismo recrudesceu-se sobre si mesmo ao tornar-se religião oficial do Império Romano. Isto tem um motivo: a fim de unificar politicamente o Império, o imperador romano proibiu qualquer expressão religiosa que não fosse cristã. Assim, o cristianismo tornou-se soberano na Cultura Ocidental, onde foi gestado, posicionando-se como única e verdadeira religião. No cristianismo católico, esse monoculturalismo religioso é simbolizado pelo velho axioma: extra ecclesiam nulla salus. Sob o pretexto de ser depositária exclusiva da fé cristã, a Igreja católica historicamente se afirmou como única via possível de salvação frente às expressões cristãs cisionárias e também frente às religiões não cristãs, defendendo um retorno à barca de Pedro, no âmbito do cristianismo, ou propondo às outras religiões, a formação de uma única civilização cristã, num processo de aglutinação de todas elas, em torno de si. Este artigo trata sobre a virada de página dessa posição da Igreja católica, que se deu no Vaticano II, obrigando-a a se desvencilhar dessa camisa de força à qual estava submetida, saindo de um acentuado exclusivismo para uma experiência de inclusão religiosa, lançando-se positivamente ao encontro com a diversidade e pluralidade religiosaFaculdades ESTRibeiro, Antônio Lopes2019-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/385210.22351/nepp.v44i2.3852Protestantismo em Revista; v. 44, n. 2 (2018): Cultura, identidade e religiosidade humana no fazer educativo; 156-1751678-64081678-640810.22351/nepp.v44i2reponame:Protestantismo em Revistainstname:Faculdades ESTinstacron:ESTporhttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/article/view/3852/3238Direitos autorais 2019 Protestantismo em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-14T15:57:45Zoai:www.est.edu.br/periodicos:article/3852Revistahttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepphttp://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp/oai||obobsin@est.edu.br|| reblin@est.edu.br1678-64081678-6408opendoar:2019-12-14T15:57:45Protestantismo em Revista - Faculdades ESTfalse |
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